DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Raifran da Silva-
dc.date.available2024-09-13-
dc.date.available2024-09-16T13:16:50Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5933-
dc.description.abstractThe present work is the result of qualitative and quantitative research carried out at Escola Estadual Professora Nazira Litaiff Moriz, located in the city of Tefé-AM, the main objective of the research was to analyze the teaching of physics at school, analyzing 4 essential points of teaching dynamics and thermodynamics, the effectiveness of teaching physics at school, verifying the best methodologies to apply in teaching thermodynamics and dynamics and verifying the use of technological resources in teaching physics. From then on, an intervention project was developed with the main objective of reducing students' lack of interest in the subject. It was observed that after the intervention project applied at school there was a significant increase in students' knowledge. Therefore, the project was successful, which guarantees us that investing in intervention projects within the school context is an essential tool for improving physics teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectDynamicspt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.titleExplorando a Física através de uma gincana gamificada numa escola pública do Ensino Médio em Tefé-AM.pt_BR
dc.title.alternativeExploring Physics through a gamified scavenger hunt in a public high school in Tefé-AM.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-16T13:16:50Z-
dc.contributor.advisor1Silva, Gabriel de Lima e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111422586050900pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gabriel de Lima e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111422586050900pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Willian Miguel Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669386749601719pt_BR
dc.contributor.referee3Saraiva, Raysa Zurra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0976155851641965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418038392991397pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa e quantitativa realizada na Escola Estadual Professora Nazira Litaiff Moriz, localizada na cidade de Tefé-AM, a pesquisa teve como principal objetivo analisar o ensino de física na escola analisando 4 pontos essenciais o ensino de dinâmica e termodinâmica, a eficácia do ensino de física na escola ,verificar as melhores metodologias para se aplicar no ensino de termodinâmica e dinâmica e verificar o uso de recursos tecnológicos no ensino de física. A partir de então foi desenvolvido um projeto de intervenção que teve por principal objetivo reduzir o desinteresse dos alunos com relação a disciplina, foi observado que após o projeto de intervenção aplicado na escola houve um aumento significativo no conhecimento dos alunos. Portanto, o projeto teve êxito o que nos garante que apostar em projetos de intervenção dentro do contexto escolar e uma ferramenta essencial para melhora o ensino de física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAYER, Geovani da Silva; WILDEMBERG, Marcia Pereira; BOROTO, Ivonecleia Gonçalves. Gincana cientifica: uma atividade de integração das áreas no ensino médio. XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), Curitiba-PR, p.12457- 12466, 2015. BEZERRA, J. C. Dificuldades de aprendizagem em Física no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, p. 4301, 2015. BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Vol. 2. Brasília: MEC/SEF, 2002. CAPELINI, S. A. Aprendizagem Significativa em Física: Estratégias para o Ensino Médio. Campinas: Papirus, 2009. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1991. MATTAR, João. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 7, p.21-40, jan. 2013. MOREIRA, M. A. Ensino de Física: Abordagem Prática e Conceitual. São Paulo: Editora Moderna, 2021. MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2015. MOREIRA, M. A. Desafios no ensino de Física. São Paulo: Editora Moderna, 2018. NOVAK, J. D. A Theory of Education. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1977. ORNELAS, M. C. Ensino de Física: Desafios e Possibilidades. São Paulo: Editora Cortez, 2009. PUGLIESE, J. A realidade das salas de aula de física no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 4, p. 4301, 2017. RODRIGUES JÚNIOR, A. Tecnologias digitais e educação: repensando práticas e formação de professores. São Paulo: Editora Senac, 2014. SANTOS UYEDA, D. O uso de jogos como ferramenta complementar no ensino de ciências. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2018. SCHNETZLER, R. P. O papel do professor-pesquisador na prática docente. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 20, p. 5-15, 2002. SOBRINHO, José Dulcelino. Integração universidade e empresa: um estudo sobre a formação profissional através do estágio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2010. VASCONCELLOS, S.D. & SOUTO, E. (2003). “O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico”. Ciência & Educação, v. 9, p. 93-104. VIEIRA FAVARETTO, C. Jogos didáticos no ensino de Física: uma abordagem lúdica para a aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 4, p. 4301, 2017. WAGNER, R. Gamificação no Ensino: Estratégias para Aprendizagem Ativa. São Paulo: Editora Moderna, 2020pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Explorando a Física através de uma gincana gamificada numa escola pública do Ensino Médio em Tefé-AM..pdf834,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.