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Título: O uso da oralidade nas turmas de 1° ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Parintins
Título(s) alternativo(s): The use of orality in 1st year high school classes, in a public school in Parintins
Autor(es): Cid, Ryan Fonseca
Orientador(es): Castro, Franklin Roosevelt Martins de
Palavras-chave: Ensino Médio;Linguagem;Observação;Oral;Oralidade
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CID, Ryan Fonseca. O uso da oralidade nas turmas de 1° ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Parintins. 2024. 22f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.
Resumo: O presente artigo tem a finalidade de compreender o desenvolvimento do uso da oralidade em sala de aula, de turmas de 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública do município de Parintins. Assim, o trabalho contou com a base teórica de diversos autores, dentre eles, a Base Nacional Comum Curricular (2018) que trata sobre os quatro eixos das práticas de linguagem, Marcuschi e Dionísio (2007) com a análise entre a fala e a escrita, Kerbrat-Orecchioni (2006) com a análise da conversação e Travaglia et al (2013) com a conceituação dos gêneros orais. A metodologia utilizou a pesquisa de campo, que foi realizada de forma qualitativa, e usa do método de análise dialético para realizar a síntese entre o estágio inicial e final do trabalho, para que assim, se descubra a real situação do eixo da oralidade no educandário. Após as análises dos dados levantados, comprovou-se que a oralidade possui menos destaque nas aulas em comparação aos outros eixos da leitura e da produção de textos.
Abstract: This article aims to understand the development of the use of orality in the classroom, in 1st year high school classes in a public school in the city of Parintins. Thus, the work relied on the theoretical basis of several authors, among them, the National Common Curricular Base (2018) which deals with the four axes of language practices, Marcuschi and Dionísio (2007) with the analysis between speech and writing , Kerbrat-Orecchioni (2006) with conversation analysis and Travaglia et al (2013) with the conceptualization of oral genres. The methodology used field research, which was carried out in a qualitative way, and uses the dialectical analysis method to carry out the synthesis between the initial and final stages of the work, so that the real situation of the axis of orality in education can be discovered. . After analyzing the data collected, it was confirmed that orality has less emphasis in classes compared to other aspects of reading and text production.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5738
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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