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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCid, Ryan Fonseca-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-12T18:54:33Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationCID, Ryan Fonseca. O uso da oralidade nas turmas de 1° ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Parintins. 2024. 22f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5738-
dc.description.abstractThis article aims to understand the development of the use of orality in the classroom, in 1st year high school classes in a public school in the city of Parintins. Thus, the work relied on the theoretical basis of several authors, among them, the National Common Curricular Base (2018) which deals with the four axes of language practices, Marcuschi and Dionísio (2007) with the analysis between speech and writing , Kerbrat-Orecchioni (2006) with conversation analysis and Travaglia et al (2013) with the conceptualization of oral genres. The methodology used field research, which was carried out in a qualitative way, and uses the dialectical analysis method to carry out the synthesis between the initial and final stages of the work, so that the real situation of the axis of orality in education can be discovered. . After analyzing the data collected, it was confirmed that orality has less emphasis in classes compared to other aspects of reading and text production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.subjectOralpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.titleO uso da oralidade nas turmas de 1° ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Parintinspt_BR
dc.title.alternativeThe use of orality in 1st year high school classes, in a public school in Parintinspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-12T18:54:33Z-
dc.creator.ID058.982.822-38pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, André de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5723660580912897pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Dilce Pio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763557471019923pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem a finalidade de compreender o desenvolvimento do uso da oralidade em sala de aula, de turmas de 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública do município de Parintins. Assim, o trabalho contou com a base teórica de diversos autores, dentre eles, a Base Nacional Comum Curricular (2018) que trata sobre os quatro eixos das práticas de linguagem, Marcuschi e Dionísio (2007) com a análise entre a fala e a escrita, Kerbrat-Orecchioni (2006) com a análise da conversação e Travaglia et al (2013) com a conceituação dos gêneros orais. A metodologia utilizou a pesquisa de campo, que foi realizada de forma qualitativa, e usa do método de análise dialético para realizar a síntese entre o estágio inicial e final do trabalho, para que assim, se descubra a real situação do eixo da oralidade no educandário. Após as análises dos dados levantados, comprovou-se que a oralidade possui menos destaque nas aulas em comparação aos outros eixos da leitura e da produção de textos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7° ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. COELHO, Beatriz. Método dialético: entenda sobre esse método de abordagem. Mettzer, 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/metodo-dialetico/. Acesso em 20 de fev. 2024 DANTAS, Stephanie Silva. A oralidade na BNCC do ensino médio: uma proposta centrada no ensino-aprendizagem dos elementos orais no gênero seminário. Mossoró, RN, 2021. 124 f. DIANA, Daniela. Oralidade e Escrita. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/oralidade-e-escrita/. Acesso em: 4 abr. 2023. ESTRELLA, Mônica Duarte Silva; SOUSA, Rafael Rossi de. Oralidade e alfabetização: implicações dos gêneros orais para o ensino e a aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, nº 24, 29 de junho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/24/oralidade-e-alfabetizacao-implicacoes-dos-generos-orais-para-o-ensino-e-a-aprendizagem. Acesso em: 01 abr. 2023. FORTE-FERREIRA, Elaine Cristina. A oralidade como objeto de ensino: por uma perspectiva de desenvolvimento da língua oral a partir do gênero debate. 2014. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza-CE, 2014. FREITAS, Sara Helena da Costa et al. Desafios no ensino da oralidade. Revista Cadernos de estudos e pesquisa na educação básica. Recife, v. 2, n. 1, p.197-215, 2016. CAp UFPE. JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus, 1994. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Análise da conversação: princípios e métodos. Tradução: Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2007. MARCUSCHI, Beth. Oralidade. Glossário Ceale. [S.I.] 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/oralidade. Acesso em: 01 abr. 2023. MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Ângela Paiva. Princípios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In: MARCUSCHI, Luiz Antonio; DIONÍSIO, Ângela Paiva. Fala e escrita. 1ª ed, 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. ONG, Walter J. Oralidade e Cultura Escrita. Trad.: Enid Abreu Dobránsky. São Paulo: Papirus,1998. SANTOS, Taciana da Silva. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. EduCAPES, p. 1-30, Março, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565843. Acesso em: 13 de nov. 2023. STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 TRAVAGLIA, Luiz Carlos et al. Gêneros orais — conceituação e caracterização. v. 3, n 1., p. 1 – 8, Uberlândia: EDUFU, 2013.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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