DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4135
Title: Simetria: arte e matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Other Titles: Symmetry: art and mathematics in the final years of elementary school
Authors: Bezerra, Thalia Tenório
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Keywords: Matemática;Artes;Simetria
Issue Date: 16-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BEZERRA, Thália Tenório. Simetria: arte e matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 19f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso de uma Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade de Parintins-AM, com o objetivo de analisar em que termos a arte se torna um contexto para o ensino de simetria nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que para a construção de dados utilizou análise documental, levantamento bibliográfico, observação direta e registro fotográfico. Os dados construídos foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que nas diversas expressões artísticas, a simetria está presente tornando-as um contexto para o ensino de simetria na perspectiva matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental.
Abstract: This article presents the results of research developed within the scope of a Completion Work for a Degree in Mathematics, at the Universidad do Estado do Amazonas (UEA), in the city of Parintins-AM, with the objective of analyzing in what terms the art becomes a context for teaching symmetry in the final years of Elementary School. It is a qualitative research that for the construction of data using document analysis, bibliographic survey, direct observation and photographic record. The constructed data were analyzed through a triangulation. The results obtained indicate that in the various artistic expressions symmetry present teaching-as a context for teaching symmetry, in the final years of elementary school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4135
Appears in Collections:TMP-2022

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simetria - arte e matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.pdf606,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.