DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4135
Titel: Simetria: arte e matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Sonstige Titel: Symmetry: art and mathematics in the final years of elementary school
Autor(en): Bezerra, Thalia Tenório
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Stichwörter: Matemática;Artes;Simetria
Erscheinungsdatum: 16-Mai-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: BEZERRA, Thália Tenório. Simetria: arte e matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 19f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso de uma Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade de Parintins-AM, com o objetivo de analisar em que termos a arte se torna um contexto para o ensino de simetria nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que para a construção de dados utilizou análise documental, levantamento bibliográfico, observação direta e registro fotográfico. Os dados construídos foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que nas diversas expressões artísticas, a simetria está presente tornando-as um contexto para o ensino de simetria na perspectiva matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental.
Zusammenfassung: This article presents the results of research developed within the scope of a Completion Work for a Degree in Mathematics, at the Universidad do Estado do Amazonas (UEA), in the city of Parintins-AM, with the objective of analyzing in what terms the art becomes a context for teaching symmetry in the final years of Elementary School. It is a qualitative research that for the construction of data using document analysis, bibliographic survey, direct observation and photographic record. The constructed data were analyzed through a triangulation. The results obtained indicate that in the various artistic expressions symmetry present teaching-as a context for teaching symmetry, in the final years of elementary school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4135
Enthalten in den Sammlungen:TMP-2022

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Simetria - arte e matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.pdf606,16 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.