Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3817
Title: | A utilização do lúdico como estratégia pedagógica no ensino de genética para alunos do terceiro ano do ensino médio |
Other Titles: | The use of playfulness as a pedagogical strategy in the teaching of genetics to third year high school students |
Authors: | Martins, Yanne Aparecida Coelho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Rayane Delmondes do Nascimento |
Keywords: | Ludicidade;Genética;Ensino médio |
Issue Date: | 15-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade do Estado do Amazonas |
Citation: | MARTINS, Yanne Aparecida Coelho. A utilização do lúdico como estratégia pedagógica no ensino de genética para alunos do terceiro ano do ensino médio. 2019 53 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre |
metadata.dc.description.resumo: | O lúdico como ferramenta didática vem há alguns anos facilitando o aprendizado nas escolas, e sabendo que genética é vista por muitos alunos como uma área difícil dentro da biologia, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de jogo em turmas de terceiro ano do ensino médio em uma Escola Estadual no município de Boca do Acre, no intuito de mostrar a contribuição da ludicidade no processo de ensinoaprendizagem. Para alcançar o objetivo foi a realizada uma aula em duas turmas, que receberam primeiro uma aula teórica e depois a aplicação de um jogo de mesmo tema. Para avaliar a efetividade da ludicidade, foram aplicados dois questionários; um após a aula teórica e outro após o jogo para averiguar os conhecimentos dos discentes sobre o tema. Os resultados demonstraram que houve modificação de conceitos após a aplicação da metodologia proposta. Por fim, o trabalho apontou que o jogo contribui de forma benéfica para aprendizagem de genética dos estudantes do terceiro ano do ensino médio. |
Abstract: | The ludic as a didactic tool has been facilitating learning in schools for some years, and knowing that genetics is seen by many students as a difficult area within biology, this work aims to present a proposal for a game in third-year classes. high school in a State School in the city of Boca from Acre, in order to show the contribution of playfulness in the teaching-learning process. To achieve the objective, a class was held in two groups, which received first a theoretical class and then the application of a game of the same theme. To assess the effectiveness of playfulness, two questionnaires were applied; one after the theoretical class and another after the game to check the students' knowledge on the subject. The results showed that there was a modification of concepts after the application of the proposed methodology. Finally, the work pointed out that the game contributes in a beneficial way to the learning of genetics of students in the third year of high school. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3817 |
Appears in Collections: | NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A utilização do lúdico como estratégia pedagógica no ensino de genética para alunos do terceiro ano do ensino médio.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.