DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Yanne Aparecida Coelho-
dc.date.available2022-04-21-
dc.date.available2022-04-25T16:59:09Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.identifier.citationMARTINS, Yanne Aparecida Coelho. A utilização do lúdico como estratégia pedagógica no ensino de genética para alunos do terceiro ano do ensino médio. 2019 53 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acrept_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3817-
dc.description.abstractThe ludic as a didactic tool has been facilitating learning in schools for some years, and knowing that genetics is seen by many students as a difficult area within biology, this work aims to present a proposal for a game in third-year classes. high school in a State School in the city of Boca from Acre, in order to show the contribution of playfulness in the teaching-learning process. To achieve the objective, a class was held in two groups, which received first a theoretical class and then the application of a game of the same theme. To assess the effectiveness of playfulness, two questionnaires were applied; one after the theoretical class and another after the game to check the students' knowledge on the subject. The results showed that there was a modification of concepts after the application of the proposed methodology. Finally, the work pointed out that the game contributes in a beneficial way to the learning of genetics of students in the third year of high school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA utilização do lúdico como estratégia pedagógica no ensino de genética para alunos do terceiro ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of playfulness as a pedagogical strategy in the teaching of genetics to third year high school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T16:59:09Z-
dc.contributor.advisor-co1Costa, Jaqueline Custódio da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9886143940831602pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0828753816172611pt_BR
dc.description.resumoO lúdico como ferramenta didática vem há alguns anos facilitando o aprendizado nas escolas, e sabendo que genética é vista por muitos alunos como uma área difícil dentro da biologia, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de jogo em turmas de terceiro ano do ensino médio em uma Escola Estadual no município de Boca do Acre, no intuito de mostrar a contribuição da ludicidade no processo de ensinoaprendizagem. Para alcançar o objetivo foi a realizada uma aula em duas turmas, que receberam primeiro uma aula teórica e depois a aplicação de um jogo de mesmo tema. Para avaliar a efetividade da ludicidade, foram aplicados dois questionários; um após a aula teórica e outro após o jogo para averiguar os conhecimentos dos discentes sobre o tema. Os resultados demonstraram que houve modificação de conceitos após a aplicação da metodologia proposta. Por fim, o trabalho apontou que o jogo contribui de forma benéfica para aprendizagem de genética dos estudantes do terceiro ano do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGAMME, A. L. D. A. O lúdico no ensino de genética: a utilização de um jogo para entender a meiose. Monografia (Graduação) Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4274/1/MD_ENSCIE_2014_2_49.pdf acesso em: dezembro de 2018. ARAUJO, G. S.; LEMOS, J. R. Confecção e aplicação de modelos didáticos na área de botânica: subsídios metodológicos para o ensino e aprendizagem na educação básica. In. LEMOS, J. R. (Org.). Botânica na escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD4_S A16_ID7629_05092018113324.pdf, acesso em: dezembro de 2018. ARAUJO, G. A. Na trilha da divisão celular: jogo lúdico como alternativa didática para o ensino de biologia. 48p. 2014. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conapesc/trabalhos/TRABALHO_EV058_MD1_SA 93_ID1352_05052016212048.pdf, acesso em: dezembro de 2018. APAZ, Mirtes França et al. A relação entre o aprender e o brincar: uma perspectiva psicopedagógica. 2012. Disponível em: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/131016/svrr.2015.pdf, acesso em: dezembro 2018. BARBOSA, Maria R. L. da S.; MARTINS, Angélica P. R. Avaliação: Uma prática constante no processo de ensino e aprendizagem. 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2 016/2016_artigo_ped_uel_marilucemeurer.pdf, acesso em: agosto de 2019. BRÃO, A. F. S.; PEREIRA, A. M. T. B. Biocnétika: possibilidades do jogo para o ensino de genética. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 14, n. 1, p. 55-76, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/61527252-Biotecnetika-ojogo-arianne-francielle-silva-brao-seed-pr.html, acesso em: dezembro de 2018. BRASIL. MEC/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf, acesso em: dezembro de 2018. CARABETTA, V. J. Uma investigação microgenética sobre a internalização de conceitos de biologia por alunos do ensino médio. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v.5, n.10, p.1-10 ,2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/viewFile/13398/13912, acesso em: dezembro de 2018. CARBONI, P. B.; SOARES, M. A. Genética Molecular no Ensino Médio. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, 2001. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_patricia_ berticelli_carboni.pdf, acesso em: dezembro de 2018. CASAGRANDE, G. de L. A genética humana no livro didático de biologia. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/160550/337896.pdf?seque nce=1&isAllowed=y, acesso em: dezembro de 2018. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5° ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2002. CIRNE, A. D. P. P. Dificuldades de aprendizagem sobre conceitos de genética no ensino fundamental. 2013. 269 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2013. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1904-1.pdf acesso em: outubro de 2019. CHARLOT, B. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wpcontent/uploads/2013/10/Graziela-dos-Santos-Barni.pdf acesso em: outubro de 2019. DANTAS, S. M. M. M.; SANTOS, J. O. Estrutura e utilização do laboratório de ciências em escolas públicas de ensino médio de Teresina-PI. Rev. SBEnBIO, v.7, n.7, p. 4267-4275, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16 _ID1969_14102017212453.pdf acesso em: dezembro de 2018. FERRARI, K. P. G.; SAVENHAGO, S. D.; TREVISOL, M. T. C.. A contribuição da ludicidade na aprendizagem e no desenvolvimento da criança na educação infantil. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v. 5, n. 1, p. 17-22. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322015892_ENSINANDO_GENETICA_DE_F ORMA_LUDICA_UTILIZACAO_DE_UM_JOGO_DE_TABULEIRO_PARA_ALUNOS_D O_TERCEIRO_ANO_DO_ENSINO_MEDIO, acesso em: dezembro de 2018. GUEDES, K. C. S; MOREIRA, S. T. Genetikando: usando seriados de TV e simulações de laboratório para ensinar Genética. Genética na Escola, v. 11, n. 1, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2 016/2016_pdp_bio_ufpr_silvanacruzdarocha.pdf acesso em: dezembro de 2018. GOLDBACH, T; MACEDO, A. G. A. Olhares e tendências na produção acadêmica nacional envolvendo o ensino de genética e de temáticas afins: contribuições para uma nova “genética escolar”. In.: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA, 2007, Florianópolis. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wpcontent/uploads/2013/10/Graziela-dos-Santos-Barni.pdf acesso em: outubro de 2019. GOLDBACH, T; et al. Problemas e desafios para o ensino de genética e temas afins no ensino médio: dos levantamentos aos resultados de um grupo focal. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Graziela-dos-SantosBarni.pdf acesso em: outubro de 2019. JUSTINA, L. A. D. Ensino de Genética e história de conceitos relativos à hereditariedade. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) UFSC, Florianópolis, 2001. Secretaria de Estado da Educação – SEED. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA18 _ID9354_09082016110603.pdf acesso em: dezembro de 2018. KRASILCHIK, M. (2004). Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo, SP: Edusp. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/151117/mod_folder/content/0/Texto%203%20- %20Krasilchik%2C%20M%20ensino%20pr%C3%A1tico.pdf?forcedownload=1, acesso em: dezembro de 2018. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2008. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1904- 1.pdf acesso: outubro de 2019. KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 14 ed.São Paulo:Cortez, 2011. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2001. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-eindia, acesso em: setembro de 2019. LOPES, M. G.; Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/8c1b6fa97c4288a4514365198566c6 fa.pdf, acesso em: setembro de 2019. LORBIESKI, R.; RODRIGUES, L. S. S.; D´ARCE; L. P.G. Trilha meiótica: o jogo da meiose e das segregações cromossômica e alélica. Revista Genética na Escola, 2010. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Ciencias_Biologi cas/1o_2012/Biblioteca_TCC_Lic/2010/2o_2010/ANA_LUIZA_ABDO.pdf acesso em: dezembro de 2018. MOREIRA, M. A. Al final, qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, n. 25, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/342664612/Al-final-Que-esel-aprendizaje-sigtnificativo-pdf, acesso em: dezembro de 2018. MURRAY-NSEULA, M. Incorporating case studies into na undergraduate genetics course. Journal of the Scholar ship of Teaching and Learning. V. 11, n. 3, 2011. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xienpec/anais/resumos/R1904-1.pdf acesso em: outubro de 2019. MOURA, J.; Deus, M. S. M.; GONÇALVES, N. M. N.; PERON, A. P. Biologia/Genética: o ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão, Piauí, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/13398, acesso em: dezembro de 2018. NEVES, M. A; NEVES, M. L. R. C. A Biologia Forense no Jogo Didático: Uma Ferramenta Motivacional para o Ensino de Genética em uma Abordagem Investigativa. Revista da Sociedade Brasileira do Ensino de Biologia, nº 9, 2016. Disponivel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2 016/2016_artigo_bio_ufpr_silvanacruzdarocha.pdf, acesso em: setembro de 2019. RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/37226883/A_LUDICIDADE_NA_EDUCACAO_- _IBPEX_DIGITAL , acesso em: setembro de 2019. ORLANDO, Tereza et al. PLANEJAMENTO, MONTAGEM E APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA ABORDAGEM DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO POR GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 1ª ed. Minas Gerais, 2009. Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos _teses/Biologia/Artigos/modelos_didaticos.pdf>. acesso em: outubro de 2019. QUERUBINO, A. L. V. G.; MITTMANN, J. Uma Proposta Lúdica para o Ensino de Genética e Biologia Molecular no Ensino Médio, Trabalho apresentado no XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de PósGraduação-Universidade do Vale do Paraíba. Anais, São Paulo, 2011. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/download/1216/9 57 acesso em: outubro de 2019. SANTOS, C. R. M.; PACINI, D. B.; GRISOLIA, M. N. K. G.; SILVA, P. R. Q. Ensino do Conteúdo de Genética no Ensino Médio por Meio de Modelos Lúdicos. Revista SBEnBio. 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2 016/2016_pdp_bio_ufpr_silvanacruzdarocha.pdf, acesso em: setembro de 2019. SCHELEY, T. R., & SILVA, C. R. P., & CAMPOS, L. M. L.. A motivação para aprender Biologia: o que revelam os alunos do ensino médio. Revista da SBEnBio. 2014. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/issue/download/2/2, acesso em: dezembro de 2018. SILVA, A. M. T. B; et al. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. V. 88, n. 220, 2007. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt20/p201.pdf, acesso em: dezembro de 2018. SILVA, J. S.; DANTAS, S. M. M. M. Conhecendo as parasitoses do Brasil: jogo de tabuleiro. SBEnBIO, v.7, n.7, 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_ SA19_ID6030_16102017220312.pdf, acesso em: dezembro de 2018. SILVA, N. C. M.; et al.; Proposta de um jogo de tabuleiro sobre o tema fundamentos da ecologia para ensino médio. Revista SBEnBIO, v. 7, n. 7, 2014. Disponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=1611, acesso em: dezembro de 2018. SOARES, M. C. et al. O ensino de ciências por meio da ludicidade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Revista Ciências&Ideias VOL. 5, N.1. 2014. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/331, acesso em: dezembro de 2018. STUDART, D.C. Aparatos interativos e o público infantil em museus: características e abordagens. O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira & Lent (UFRJ), Casa da Ciência (FIOCRUZ), 2005. Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/cienciaecrianc a.pdf, acesso em: dezembro de 2018. TEMP, D. S. Facilitando a Aprendizagem de Genética: Uso de um Modelo Didático e Análise dos Recursos Presentes em Livros de Biologia. 2011. 85p. Dissertação de Mestrado (Mestre em Educação em Ciências) Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, Rio Grande do Sul-RS, 2011. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32461/1/2018_GabrielaDutraBarros.pdf, acesso em: dezembro de 2018. VASCONCELLOS, C. S.; Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. 17ª ed. São Paulo: Libertad, 1994. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1522-8.pdf, acesso em: dezembro de 2018. VIVAS, E; SEQUEDA, M. G. Um juego como estratégia educativa para el control de Aedes aegypti em escolares venezolanos. Revista Panamericana Salud Publica. V.14, n. 6, 2003. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xienpec/anais/resumos/R1904-1.pdf acesso em: outubro de 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.