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Título: O transporte fluvial de passageiros no rio Amazonas: amostra do navio motor Almir Araújo, trajeto Manaus - Barreirinha, AM
Título(s) alternativo(s): River transport of passengers on the Amazon River: sample from the motor ship Almir Araújo, route Manaus - Barreirinha, AM
Autor(es): Farias, Jonathan Nuel Lesses Freire
Orientador(es): Batista, Selma Paula Maciel
Palavras-chave: Bacia Amazônica;Transporte Fluvial;Navio Motor;Turismo;Amazon Basin;River Transport;Motor Ship;Tourism
Data do documento: 27-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FARIAS, Jonathan Nuel Lesses Freire. O transporte fluvial de passageiros no rio Amazonas: amostra do navio motor Almir Araújo, trajeto Manaus - Barreirinha, AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
Resumo: Resultado de dois projetos de iniciação científica PIBIC/CNPq (2017-2018) e voluntário IC (2018-2019), no curso de turismo da Universidade do Estado do Amazonas, em dois anos de pesquisa a monografia caracteriza os modais fluviais de grande porte, utilizados por turistas e não turistas para deslocamentos nas calhas dos rios Amazônicos. Contribui com resultados acerca da tipologia das embarcações; descreve a oferta de embarcações de grande porte com saídas do Porto Roadway de Manaus e apresenta a estrutura e oferta do Navio Motor, selecionado como amostra. Entre os objetivos: analisa o grau de satisfação do usuário e a percepção do comandante sobre a embarcação e o trajeto; descreve a influência da sazonalidade do rio na oferta do transporte fluvial de passageiros em embarcações de grande porte e avalia o impacto das oportunidades e as limitações na oferta deste modal para o trajeto de uma embarcação, na calha do rio Amazonas. Se de avião Manaus é o principal portão de entrada no Amazonas, de barco a realidade é diferente, com entradas via Pará, pelo Rio Amazonas; Tabatinga, pelo Rio Solimões; Rondônia, pelo Rio Madeira, entre outras alternativas. A metodologia em fontes secundárias se orienta nos dados do ano de 2018, fornecidas pela administração do Porto Roadway de Manaus. Em seguida um questionário quali-quantitativo aplicado com o comandante da embarcação Almir Araújo, apresenta questões relacionada ao trajeto entre Manaus e Barreirinha, pelo Rio Amazonas. O texto se fundamenta em La Torre (2002), Benchimol (1995), Pereira (2013) e Macedo (2014). A complexidade na oferta do transporte fluvial na malha hídrica Amazônica, nem sempre regularizada, com baixa fiscalização e ausência de informação organizada e disponível ao público para deslocamento fluvial, orienta este estudo que objetiva melhorar a oferta, valorizar o transporte fluvial para o turismo e propor o ordenamento para o potencial turístico que é o Rio Amazonas. Garantir esta valorização pode contribuir para fomentar o ordenamento da atividade turística mudando a matriz do modelo econômico para Amazônia Brasileira. E, neste caso, revendo o valor atribuído ao transporte aéreo e rodoviário, fundamentais no século XIX e XX, quando a evolução do transporte aéreo por um lado promoveu a compressão tempo-espaço no deslocamento de pessoas, por outro, baseado em um modelo comercial provocou a (in)volução do transporte fluvial e com ela uma ausência de política públicas de valorização deste modal em regiões cujo potencial hídrico, associado ao potencial de contemplação e valorização da flora e fauna, romperiam modelos impostos e desconexos da realidade dos lugares amazônicos.
Abstract: Outcome of two scientific initiation projects PIBIC / CNPq (2017-2018) and voluntary IC (2018-2019), in the tourism course of the State University of Amazonas, in two years of research the monograph characterizes the large fluvial modalities, used by tourists and not tourists for displacements in the channels of the Amazonian rivers. It contributes with results on the typology of the vessels; describes the supply of large vessels with exits from the Port Roadway of Manaus and presents the structure and offer of the Motor Ship selected as a sample. Among the objectives: it analyzes the degree of satisfaction of the user and the perception of the commander on the boat and the path; describes the influence of the seasonality of the river in the supply of fluvial passenger transport in large vessels and evaluates the impact of the opportunities and the limitations in the offer of this modal for the route of a vessel in the channel of the Amazon river. If by plane the Manaus city is the main entrance gate in the Amazon, by boat the reality is different, with entrances via Pará, by the Amazon River; Tabatinga, by the Solimões River; Rondônia, Rio Madeira, among other alternatives. The methodology in secondary sources is based on data from the year 2018, provided by the Porto Roadway administration in Manaus. Then a qualitative-quantitative questionnaire applied with the commander of the vessel Almir Araújo, presents questions related to the route between Manaus and Barreirinha, by the Amazon River. The text is based on La Torre (2002), Benchimol (1995), Pereira (2013) and Macedo (2013). The complexity in the supply of fluvial transport in the Amazonian water network, which is not always regularized, with low inspection and lack of information organized and available to the public for fluvial displacement, guides this study that aims to improve the supply, value fluvial transport for tourism and propose the planning for the tourist potential that is the Amazon River. Guaranteeing this valuation can contribute to fostering the organization of tourism by changing the matrix of the economic model for the Brazilian Amazon. And in this case, reviewing the value attributed to air and road transport, fundamental in the nineteenth and twentieth centuries, when the evolution of air transport on the one hand promoted the time-space compression in the movement of people, on the other, based on a commercial model led to the inactivation of river transport and with it an absence of public policy of valorization of this modal in regions whose water potential, associated with the potential of contemplation and valorization of flora and fauna, would break up imposed and disconnected models of the reality of the Amazonian places.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5934
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