DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5931
Título: O ensino de frações por meio de jogos: uma investigação no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Teaching fractions through games: an investigation in the school context
Autor(es): Gomes, Rodrigo Coelho
Orientador(es): Coutinho, Fernando Soares
Palavras-chave: Jogos na matemática;Games in mathematics;frações;fractions;ensino;teaching.
Data do documento: 15-Jul-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Durante o ensino fundamental as frações são amplamente discutidas em diversos momentos do ensino fundamental. No entanto, muitos alunos apresentam dificuldades para assimilar este objeto de conhecimento, diante disso, esta pesquisa adota duas formas de trabalhar as frações, sendo elas a metodologia tradicional e ainda a utilização de jogos. Nosso objetivo é compreender os impactos da utilização de jogos no ensino das operações de soma e subtração de frações, além de investigar em que momento utilizar o jogo dominó das frações é mais eficaz durante o ensino do objeto de conhecimento. O aporte teórico desta pesquisa está baseado nos pensamentos de Fonseca e Santos (2019), que nos trazem a reflexão a respeito das dificuldades de ensinar e aprender frações, além disso, Araújo, Figueiredo e Moura (2018) nos indicam a importância de introduzir os jogos ao trabalhar frações na sala de aula, entre outros autores que contribuíram para esta pesquisa. O estudo assumiu pressupostos qualitativos de investigação, com abordagem exploratória para nossos objetivos. Os participantes da pesquisa foram estudantes de duas turmas de 8° anos do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Tefé-AM. Primeiramente utilizou-se uma avaliação diagnóstica com as turmas. Como metodologia de ensino, optamos por trabalhar o objeto de conhecimento de soma e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes e ainda a aplicação de jogos em momentos distintos. Os procedimentos técnicos utilizados para coleta dados foram observação em sala de aula e testes. Diante dos resultados, concluímos que trabalhar jogos com frações proporciona mais engajamento para o objeto de conhecimento, além disso, os participantes da pesquisa tiveram uma interação maior, tanto aluno e aluno, quando aluno e professor. Por fim, esperamos que esta pesquisa possa influenciar os educadores a utilizar mais os jogos em suas aulas.
Abstract: During elementary school, fractions are widely discussed in various moments of elementary education. However, many students have difficulties in assimilating this object of knowledge. Therefore, this research adopts two forms of working with fractions: the traditional methodology and the use of games. Our objective is to understand the impact of using games in teaching fraction addition and subtraction operations, as well as investigating when using the fraction domino game is most effective during the teaching of this object of knowledge. The theoretical framework of this research is based on the thoughts of Fonseca and Santos (2019), who reflect on the difficulties of teaching and learning fractions. Additionally, Araújo, Figueiredo, and Moura (2018) indicate the importance of introducing games when working with fractions in the classroom, among other authors who contributed to this research. The study assumes qualitative research assumptions, with an exploratory approach for our objectives. The research participants were students from two 8th-grade classes in a public school in the city of Tefé-AM. First, a diagnostic evaluation was used with the classes. As a teaching methodology, we chose to work with the object of knowledge of fraction addition and subtraction with equal and different denominators, as well as the application of games at different moments. The technical procedures used for data collection were classroom observation and tests. Based on the results, we concluded that working with fraction games provides more engagement with the object of knowledge. Additionally, the research participants had greater interaction, both between students and between students and the teacher. Finally, we hope that this research can influence educators to use games more in their classes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5931
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de frações por meio de jogos uma investigação no contexto escolar.pdf439,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.