DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Rodrigo Coelho-
dc.date.available2024-09-13-
dc.date.available2024-09-16T13:05:04Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5931-
dc.description.abstractDuring elementary school, fractions are widely discussed in various moments of elementary education. However, many students have difficulties in assimilating this object of knowledge. Therefore, this research adopts two forms of working with fractions: the traditional methodology and the use of games. Our objective is to understand the impact of using games in teaching fraction addition and subtraction operations, as well as investigating when using the fraction domino game is most effective during the teaching of this object of knowledge. The theoretical framework of this research is based on the thoughts of Fonseca and Santos (2019), who reflect on the difficulties of teaching and learning fractions. Additionally, Araújo, Figueiredo, and Moura (2018) indicate the importance of introducing games when working with fractions in the classroom, among other authors who contributed to this research. The study assumes qualitative research assumptions, with an exploratory approach for our objectives. The research participants were students from two 8th-grade classes in a public school in the city of Tefé-AM. First, a diagnostic evaluation was used with the classes. As a teaching methodology, we chose to work with the object of knowledge of fraction addition and subtraction with equal and different denominators, as well as the application of games at different moments. The technical procedures used for data collection were classroom observation and tests. Based on the results, we concluded that working with fraction games provides more engagement with the object of knowledge. Additionally, the research participants had greater interaction, both between students and between students and the teacher. Finally, we hope that this research can influence educators to use games more in their classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos na matemáticapt_BR
dc.subjectGames in mathematicspt_BR
dc.subjectfraçõespt_BR
dc.subjectfractionspt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectteaching.pt_BR
dc.titleO ensino de frações por meio de jogos: uma investigação no contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeTeaching fractions through games: an investigation in the school contextpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-16T13:05:04Z-
dc.contributor.advisor1Coutinho, Fernando Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2624337853245608pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7431186870568187pt_BR
dc.description.resumoDurante o ensino fundamental as frações são amplamente discutidas em diversos momentos do ensino fundamental. No entanto, muitos alunos apresentam dificuldades para assimilar este objeto de conhecimento, diante disso, esta pesquisa adota duas formas de trabalhar as frações, sendo elas a metodologia tradicional e ainda a utilização de jogos. Nosso objetivo é compreender os impactos da utilização de jogos no ensino das operações de soma e subtração de frações, além de investigar em que momento utilizar o jogo dominó das frações é mais eficaz durante o ensino do objeto de conhecimento. O aporte teórico desta pesquisa está baseado nos pensamentos de Fonseca e Santos (2019), que nos trazem a reflexão a respeito das dificuldades de ensinar e aprender frações, além disso, Araújo, Figueiredo e Moura (2018) nos indicam a importância de introduzir os jogos ao trabalhar frações na sala de aula, entre outros autores que contribuíram para esta pesquisa. O estudo assumiu pressupostos qualitativos de investigação, com abordagem exploratória para nossos objetivos. Os participantes da pesquisa foram estudantes de duas turmas de 8° anos do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Tefé-AM. Primeiramente utilizou-se uma avaliação diagnóstica com as turmas. Como metodologia de ensino, optamos por trabalhar o objeto de conhecimento de soma e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes e ainda a aplicação de jogos em momentos distintos. Os procedimentos técnicos utilizados para coleta dados foram observação em sala de aula e testes. Diante dos resultados, concluímos que trabalhar jogos com frações proporciona mais engajamento para o objeto de conhecimento, além disso, os participantes da pesquisa tiveram uma interação maior, tanto aluno e aluno, quando aluno e professor. Por fim, esperamos que esta pesquisa possa influenciar os educadores a utilizar mais os jogos em suas aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALONSO, Rosa De Lourdes Iglesias Ribeiro; CARVALHO, Juliana Labiapari Pessoa. Pesquisa ação; ERDMANN, Cibele Nair Rosa: Fração e Porcentagem., REVISTA VERAS 2020. Disponível em: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/vie w/392/pdf, Acesso em: 31 jan. 2024. BIANCHINI, Gisele; GERHARDT, Tatiane; DULLIUS, Maria Madalena. JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA “QUAIS AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA?”. Revista Destaques Acadêmicos, [S.l.], v. 2, n. 4, maio 2011. ISSN 2176-3070. Disponível em: <http://www.meep.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/83>. Acesso em: 26 jan. 2024. FERNANDES, Sueli Fátima Homon. AS FRAÇÕES DO DIA-A-DIA: OPERAÇÕES. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/48-2.pdf, 2008. URL. Acesso em: 31 jan. 2024. FONSECA, S.; SANTOS, R. Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 1, p. 50-66, 20 maio 2019. FIGUEIREDO, J. V. de; MOURA, E. M. de; ARAUJO, J. M. de. O ENSINO DE FRAÇÕES MEDIADO POR JOGOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 259–272, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6. n2.p259-272.i6842. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6842. Acesso em: 2 jan. 2024. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa em ciências sociais. 8ᵃ ed. RJ: Record, 2004. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar De. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul - Brasil: Feevale, 2013. RIPOLL, Cydara Cavedon; SIMAS, Fabio Luiz Borges; BORTOLOSSI, Humberto José; GIRALDO, Victor Augusto; REZENDE, Wanderley Moura; QUINTANEIRO, Wellerson Da Silva. FRAÇÕES: no Ensino Fundamental - Volume 1. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-OS), 2016. SPINILLO, A. G. . Ensinando Proporção a Crianças: Alternativas Pedagógicas em Sala de Aula. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 43, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/414. Acesso em: 31 jan. 2024. Silva, M. J. F da; Almouloud, S. A. As Operações com Números Racionais e seus Significados a partir da Concepção Parte-todo. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 31, 2008.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de frações por meio de jogos uma investigação no contexto escolar.pdf439,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.