DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5920
Title: O uso de diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de geografia
Other Titles: The use of different didactic-pedagogical resources in geography teaching
Authors: Nascimento, Kelvyn Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Mafra, Marcela Vieira Pereira
Keywords: Recurso didático-pedagógico;Ensino de geografia;Materiais alternativos;Didactic-pedagogical resource;Geography learning;Alternative materials
Issue Date: 6-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: NASCIMENTO, Kelvyn Silva. O uso de diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de geografia. 2024. 57 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como foco a utilização de diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de Geografia, levando em consideração a recepção dos estudantes e a viabilidade dos materiais utilizados em sala de aula. Esta pesquisa foi motivada por conta da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante os anos de 2022 e 2023, na Escola Municipal Rosa Sverner, localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da cidade de Manaus (AM), quando houve a oportunidade de realizar o acompanhamento escolar com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo tem como objetivo geral analisar a importância da utilização de diferentes recursos didático-pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Para isso, os objetivos específicos foram: planejar e construir recursos didático-pedagógicos com Materiais Alternativos voltados para o ensino de Geografia; verificar a viabilidade do uso em sala de aula dos materiais didático-pedagógicos construídos; e, relatar a recepção dos estudantes aos produtos didático-pedagógicos criados. O resultado da pesquisa aponta para a eficácia das práticas desenvolvidas, assim, promovendo engajamento e tendo aceitação dos estudantes aos materiais utilizados em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Recurso didático-pedagógico; Ensino de Geografia; Materiais Alternativos.
Abstract: This study focuses on the use of different didactic-pedagogical resources in teaching Geography, taking into account the reception of students and the viability of the materials used in the classroom. This research was motivated by participation in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), during the years 2022 and 2023, at Municipal School Rosa Sverner, located in the Jorge Teixeira neighborhood, East Zone from Manaus (AM), when there was the opportunity to carry out school monitoring with students in the Final Years of Elementary School. The general objective of the study is to analyze the importance of using different didactic-pedagogical resources in the Geography teaching and learning process. To achieve this, the specific objectives were: to plan and build didactic-pedagogical resources with Alternative Materials to Geographyc Learning; verify the feasibility of using the constructed didactic-pedagogical materials in the classroom; and, report students' reception of the didacticpedagogical products created. The research result points to the effectiveness of the practices developed, thus promoting engagement and having students accept the materials used in the classroom. KEY WORDS: Didactic-pedagogical resource; Geography learning; Alternative Materials.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5920
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O uso de diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de geografia.pdf3,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.