DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Kelvyn Silva-
dc.date.available2024-09-12-
dc.date.available2024-09-12T18:00:12Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Kelvyn Silva. O uso de diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de geografia. 2024. 57 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5920-
dc.description.abstractThis study focuses on the use of different didactic-pedagogical resources in teaching Geography, taking into account the reception of students and the viability of the materials used in the classroom. This research was motivated by participation in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), during the years 2022 and 2023, at Municipal School Rosa Sverner, located in the Jorge Teixeira neighborhood, East Zone from Manaus (AM), when there was the opportunity to carry out school monitoring with students in the Final Years of Elementary School. The general objective of the study is to analyze the importance of using different didactic-pedagogical resources in the Geography teaching and learning process. To achieve this, the specific objectives were: to plan and build didactic-pedagogical resources with Alternative Materials to Geographyc Learning; verify the feasibility of using the constructed didactic-pedagogical materials in the classroom; and, report students' reception of the didacticpedagogical products created. The research result points to the effectiveness of the practices developed, thus promoting engagement and having students accept the materials used in the classroom. KEY WORDS: Didactic-pedagogical resource; Geography learning; Alternative Materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecurso didático-pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMateriais alternativospt_BR
dc.subjectDidactic-pedagogical resourcept_BR
dc.subjectGeography learningpt_BR
dc.subjectAlternative materialspt_BR
dc.titleO uso de diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de geografiapt_BR
dc.title.alternativeThe use of different didactic-pedagogical resources in geography teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-12T18:00:12Z-
dc.contributor.advisor1Mafra, Marcela Vieira Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6513921362135289pt_BR
dc.contributor.referee1Fortes, Mircia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Danielle Mariam Araujo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179689636484146pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683588992621612pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como foco a utilização de diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de Geografia, levando em consideração a recepção dos estudantes e a viabilidade dos materiais utilizados em sala de aula. Esta pesquisa foi motivada por conta da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante os anos de 2022 e 2023, na Escola Municipal Rosa Sverner, localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da cidade de Manaus (AM), quando houve a oportunidade de realizar o acompanhamento escolar com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo tem como objetivo geral analisar a importância da utilização de diferentes recursos didático-pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Para isso, os objetivos específicos foram: planejar e construir recursos didático-pedagógicos com Materiais Alternativos voltados para o ensino de Geografia; verificar a viabilidade do uso em sala de aula dos materiais didático-pedagógicos construídos; e, relatar a recepção dos estudantes aos produtos didático-pedagógicos criados. O resultado da pesquisa aponta para a eficácia das práticas desenvolvidas, assim, promovendo engajamento e tendo aceitação dos estudantes aos materiais utilizados em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Recurso didático-pedagógico; Ensino de Geografia; Materiais Alternativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Manoel Corrêa de. Geografia Ciência da Sociedade: Uma Introdução à Análise do Pensamento Geográfico. São Paulo: Editora Atlas S. A. 1992. ANTÃO, J. E. D. R; SANTOS, N. D. D. A Experiência do Uso Da Maquete no Ensino dos Fusos Horários na Geografia Escolar. Research Gate Publications, 2016. AZEVEDO, A. C. d. F; SACRAMENTO, A. C. R. O Material Didático e o Processo de Ensino aprendizagem em Geografia. V CEDUCE, 2018. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] – Porto Alegre: Penso, 2018. BENTES, Rodrigo Nascimento. Pluviômetro com Garrafas Pet ́s: Análise das Práticas Metodológicas Usadas Com Materiais Alternativos Como Facilitador Do EnsinoAprendizagem De Climatologia. Revista Ensino de Geografia (Recife) V. 2, No. 1, 2019. BESTES, R. N. Pluviômetro com garrafas PETs: análise das práticas metodológicas usadas com materiais alternativos como facilitador do ensino- aprendizagem de climatologia. Revista ensino de geografia, (Recife) v.2, n.1 ,2019. BOAS, Lucas Guedes Vilas. Ensino e Cálculo dos Fusos Horários Teóricos: Proposta de uma nova Metodologia. Revista Eletrônica: Educação Geográfica em Foco, 2022. BOTELHO, L. A; ANTÔNIO, Lucio; Silvara, J. S; DE ANDRADE, S. M. Produção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia e do meio ambiente. Caderno de geografia, vol. 15, n. 25, 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BREDA, Thiara Vichiato. Jogos Geográficos em Sala de Aula. 1. ed. Curitiba: Appris Editora e Livraria Eireli – ME, 2018. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; MORAES, Jerusa Vilhena de. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 17, 2018. CAVALCANTE, L. A. D. Plano de Aula: Concepções e Práticas Docentes. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências da Educação - FACE, do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Brasília, 2007. CIGAGNA, M; DAMASCO, F. S; SILVA, L. R. F. D. RODRIGUES, M. A. Viajando pelos fusos horários: a construção de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de conceitos cartográficos. VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares: Imaginação e Inovação – Desafios para a Cartografia escolar. Vitória/ES, 2011. 52 Dados Mundiais. Fusos horários e mudança de horário nos USA. Site, 2023. Disponível em: <https://www.dadosmundiais.com/america/usa/fusos-horarios.php>. Acesso em: 30 de dez. de 2023. EGAS, Maria Genis Sousa. MAFRA, Marcela Vieira Pereira. O lúdico no ensino da geografia do Amazonas: relato de experiência. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 11, 2020. FONSECA, Marcia Santos; BORGES, Antônio Tarciso. A produção de material didático e o desenvolvimento profissional de professores de ciências. II encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 1999. FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A Cartografia no ensino da geografia: construindo os caminhos do cotidiano. – Rio de Janeiro: Litteris Ed.: KroArt. 2002. FREITAS, Fabiana Martins de. Transposição didática e o ensino de ciências. VII Congresso Nacional de Educação; Maceió - AL, outubro de 2020. Google Earth website. http://earth.google.com/, 2009. LIBANEO, José Carlos; FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. A elaboração de planos de ensino (ou de unidades didáticas) conforme a teoria do ensino desenvolvimental. 2012. LIBANÊO. José Carlos. Prática Educativa, Pedagogia e Didática. In: Didática. Cortez editora. 2006. LOCH, Ruth Emília Nogueira. FUCKNER, Marcus André. Panorama do ensino de Cartografia em Santa Catarina: os saberes e as dificuldades dos professores de Geografia. Geosul, v.20, n.40, 2005. LONGHINI, Marcos Daniel. O Conhecimento do Conteúdo Científico e a Formação do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Rev. Elet. Investigações em Ensino de Ciências – V13, 2008. MASSA, R. M. O ”Boom” das plataformas de Delivery no Brasil e suas consequências peculiares. Fundação Getúlio Vargas, 2022. Disponível em: <https://portal.fgv.br/artigos/boom-plataformas-delivery-brasil-e-suas-consequenciaspeculiares>. Acesso em: 28 de jul. de 2023. MORAES, Jerusa Vilhena de; CASTELLAR Sonia Maria Vanzella. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 17, No 2, 422-436 (2018). MOREIRA. Jefferson Vieira; COELHO, Alex Almeida. Jogos Cartográficos: Metodologias Práticas para o Ensino de Geografia em uma Escola Estadual do Município de Tefé - AM. Revista de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil, 2019. 53 NASCIMENTO, Ederson. LUDWIG, Aline Beatriz. A educação cartográfica no ensinoaprendizagem de Geografia: reflexões e experiências. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, n.3, set./dez. 2015. NOGUEIRA, A.R.B. Geograficidades e cartograficidades: os mapas mentais e o ato de representar. Ciência Geográfica - Bauru – XXV, Vol. XXV, 2021. Disponivel em <https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXV_5/agb_xxv_5_web/agb_xxv_5- 17.pdf>. Acesso em: abril de 2022. OLIVEIRA, R. C. S. D; OLIVEIRA, E. A. D. MOREIRA. V. Alimentando-se de Geografia: Uma prática alternativa no ensino das rochas. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.1, n.3, p.106-116, dez. 2009. OLIVEIRA, Tais Pires de; LOPES, Claudivan Sanches. Desenvolvimento de Jogo Cartográfico Como Recurso Didático para o Ensino de Geografia. Anais Eletrônico: IX EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar, Nov. 2015. OLIVEIRA, Tais Pires; LOPES, Claudivan Sanches. “Acertando as Horas”: Jogo Cartográfico Como Recurso Didático Geográfico no Ensino De Fusos Horários. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), 2016. SANTOS, M. C. dos. A importância da produção de material didático na prática docente. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, vitória/ES, 2014. SCHÄFFER, Neiva Otero; KAERCHER, Nestor André; GOULART, Ligia Beatriz CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Editora Penso: Por Alegre, 2011. SILVA R. F. D; MOREIRA B. D. S. A Produção de Materiais Didáticos Lúdico-pedagógicos Para o Ensino de Geografia. CONEDU: VII Congresso Nacional de Educação. Maceió – AL, 2020. SILVA, A. T. B; MENEZES, E. P; NASCIMENTO, R. D. S. A Construção de Recursos Didáticos nas Aulas de Geografia: Percepções de Estudantes de Pós- Graduação. Revista eletrônica ParaOnde!?, Porto Alegre, v.10, n.2, p.78-84, 2018. SILVA, D. A; RAMIRES, C. E. D; SOUZA, G. F. de; NETO, V. J. R. A; JÚNIOR, V. P. de M. Prática e Produção de Materiais Didáticos Para o Ensino de Geografia: Uma Proposta Metodológica Para o Ensino Escolar a Partir da Experiência no Ensino Acadêmico. Revista Ensino de Geografia, (Recife) V. 3, No. 1, 2020. SOBREIRA, Paulo Henrique Azevedo. Aplicação de Modelos Tridimensionais para o Ensino de Fusos Horários. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 13, p. 7-30, 2012. SOUZA, L. S. de; ARAÚJO, W. L. de; PACHECO, I.; ALBUQUERQUE, E. S. de. O Uso de Materiais Didáticos Como Auxílio ao Ensino da Geografia: PIBID Geografia – UFRN. Revista Eletrônica Extensão & Sociedade - PROEX/UFRN - Volume 8 - No 1, 2017. 54 UBER. Uber gerou R$ 36 bilhões de valor para a economia brasileira em 2021. Brasil, 2022. Dispinível em: <https://www.uber.com/pt-BR/newsroom/impacto-no-brasil/>. Acesso em: 29 de jul. de 2023. WOOLDRIDGE S. W; EAST W. Gordon. Espírito e propósitos da geografia. Rio de Janeiro: Zahar,1967.pt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de geografiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de geografia.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.