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Title: Pretagogias de Terreiro: práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano do terreiro Recanto de Preta Mina
Authors: Ribeiro, Vitor Venino Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Wellington Douglas dos Santos
Keywords: Pretagogia;Ensino-Aprendizagem;Omolokô;Pretagogy;Teaching-Learning;Omolokô
Issue Date: 3-Jan-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: RIBEIRO, Vitor Venino Rocha [RIBEIRO, Correnteza B. R.]. Pretagogias de Terreiro: práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano do terreiro Recanto de Preta Mina. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa aborda os processos de ensino-aprendizagem durante o ritual de iniciação no Recanto de Preta Mina Ilê de Iansã, terreiro matriz de omolokô em Manaus/AM. Com cinquenta anos desde a sua fundação o espaço salvaguarda a cultura afro-diaspórica na Amazônia através de ensinamentos baseados na cosmovisão africana, com ênfase nas tradições de Angola de onde surge o culto do Omolokô e vestígios da história de Preta Mina, matriarca do Ilê axé. A partir do referencial teórico-metodológico pretagogia (Petit; Silva, 2013), são apontados os valores: da oralidade; do corpo; de feituras manuais e da musicalidade presentes durante iniciação no Recanto de Preta Mina. Essas práticas são relatadas com escrevivências, da pesquisadora Conceição Evaristo (1996), e yawo, do Tatazazi e demais sujeitos do terreiro que corroboram para a noção de chãos de terreiros compreendida durante a pesquisa, organizando os processos de ensino-aprendizagem no locus e contribuindo com modos contracoloniais e afrocentrados de pensar a educação no Brasil.
Abstract: This research addresses the teaching-learning processes during the initiation ritual at Recanto de Preta Mina Ilê de Iansã, the main omolokô terreiro in Manaus/AM. Fifty years since its foundation, the space safeguards Afro-diasporic culture in the Amazon through teachings based on the African worldview, with an emphasis on the traditions of Angola from which the cult of Omolokô arises and traces of the history of Preta Mina, matriarch of Ilê axé. Based on the theoretical-methodological framework pretagogy (Petit; Silva, 2013), the following values are highlighted: orality; of the body; of manual crafts and musicality present during initiation at Recanto de Preta Mina, these practices are reported with escrevivências, by the researcher Conceição Evaristo (1996), and yawo, by Tatazazi and other terreiro subjects that corroborate the notion of terreiro floors understood during the research, organizing teaching-learning processes at the locus and contributing to counter-colonial and Afro-centered ways of thinking about education in Brazil.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5781
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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