DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Vitor Venino Rocha-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2024-07-10T16:50:42Z-
dc.date.issued2024-01-03-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Vitor Venino Rocha [RIBEIRO, Correnteza B. R.]. Pretagogias de Terreiro: práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano do terreiro Recanto de Preta Mina. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5781-
dc.description.abstractThis research addresses the teaching-learning processes during the initiation ritual at Recanto de Preta Mina Ilê de Iansã, the main omolokô terreiro in Manaus/AM. Fifty years since its foundation, the space safeguards Afro-diasporic culture in the Amazon through teachings based on the African worldview, with an emphasis on the traditions of Angola from which the cult of Omolokô arises and traces of the history of Preta Mina, matriarch of Ilê axé. Based on the theoretical-methodological framework pretagogy (Petit; Silva, 2013), the following values are highlighted: orality; of the body; of manual crafts and musicality present during initiation at Recanto de Preta Mina, these practices are reported with escrevivências, by the researcher Conceição Evaristo (1996), and yawo, by Tatazazi and other terreiro subjects that corroborate the notion of terreiro floors understood during the research, organizing teaching-learning processes at the locus and contributing to counter-colonial and Afro-centered ways of thinking about education in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPretagogiapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectOmolokôpt_BR
dc.subjectPretagogypt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectOmolokôpt_BR
dc.titlePretagogias de Terreiro: práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano do terreiro Recanto de Preta Minapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T16:50:42Z-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Glacy Ane Araújo de Souza dos-
dc.contributor.advisor1Dias, Wellington Douglas dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3191786586059664pt_BR
dc.contributor.referee1Dias , Wellington Douglas dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3191786586059664pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Glacy Ane Araújo de Souza dos-
dc.contributor.referee3Silva, Lolete Ribeiro da-
dc.contributor.referee4Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda os processos de ensino-aprendizagem durante o ritual de iniciação no Recanto de Preta Mina Ilê de Iansã, terreiro matriz de omolokô em Manaus/AM. Com cinquenta anos desde a sua fundação o espaço salvaguarda a cultura afro-diaspórica na Amazônia através de ensinamentos baseados na cosmovisão africana, com ênfase nas tradições de Angola de onde surge o culto do Omolokô e vestígios da história de Preta Mina, matriarca do Ilê axé. A partir do referencial teórico-metodológico pretagogia (Petit; Silva, 2013), são apontados os valores: da oralidade; do corpo; de feituras manuais e da musicalidade presentes durante iniciação no Recanto de Preta Mina. Essas práticas são relatadas com escrevivências, da pesquisadora Conceição Evaristo (1996), e yawo, do Tatazazi e demais sujeitos do terreiro que corroboram para a noção de chãos de terreiros compreendida durante a pesquisa, organizando os processos de ensino-aprendizagem no locus e contribuindo com modos contracoloniais e afrocentrados de pensar a educação no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Sílvio de. Racismo Estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019. ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3ª ed. rev. ampl. São Paulo: Moderna, 2006. BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: formação social e cultural. 3ª ed. Manaus: Editora Valer, 2009. BIANCONI, M. Lucia; CARUSO, Francisco. Apresentação Educação Não-Formal. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, São Paulo, out./dec. 2005. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-brasileira’, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 29 jan. 2024. DE DEUS, Z. A. Os desafios da academia frente à Lei nº 10.639/03. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 229–242, 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/404. Acesso em: 28 nov. 2023. EVANGELISTA, Darlan Aragão. Entrevista Darlan Aragão. [Entrevista cedida a] Correnteza B. R. Ribeiro. Manaus, ago. 2023. Arquivo mp3 (23 min). EVARISTO, Conceição. Esse lugar também é nosso. [Entrevista cedida a] Ana Paula Acauan. Revista PUCRS, 2018. Disponível em: https://www.pucrs.br/revista/esse-lugar-tambem-e-nosso/. Acesso em: 18 ago. 2023. EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. 1996. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro. GONÇALVES, Ana Maria. Entrevista do Roda Viva com Ana Maria Gonçalves. Canal Roda Viva (Youtube), 17 jul. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7cP28ek_6dg. Acesso em: 29 jan. 2024. CORRÊA, Nonata. Mãe Nonata Corrêa Ialorixá Nação Nagô. Canal Grejornalistas (Youtube), 15 ago. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D69Sh4uT9U4. Acesso em: 21 ago. 2023. GRUPO OFÁ. Obàtálá: Uma Homenagem à Mãe Carmen. Faixa 11 do álbum homônimo. Composição: Tradicional-Adaptação de Iuri Passos, Luciana Baraúna, Yomar Asogbá. Salvador: Gege Produções, 2019. Canal Deck (Youtube), 4 set. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wLFpEDd1E4s&list=PLTaRWr5sdDvkJs8DNsFU3qBd-nXuwg2UA&index=11. Acesso: 19 ago. 2023. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2020. LEÃO, Hamilton de Oliveira. Colônia Oliveira Machado. Manaus: Edições Muiraquitã, 2010. MACHADO, Adilbência Freire; ALVES, Maria Kellynia Ferreira; PETIT, Sandra Haydeé (org.). Memórias de Baobá II. Fortaleza: Imprece, 2015. MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021. MENDONÇA, Ester Costa. Pedagogia decolonial: a pretagogia como suporte para uma educação antirracista. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, v. 1, n. 20, 2021, p. 133 – 144. MOTA NETO, João Colares da. A Educação no Cotidiano do Terreiro: Saberes e Práticas Culturais do Tambor de Mina na Amazônia. Orientadora Maria Betânia Barbosa Albuquerque. 2008. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2008. NASCIMENTO, Maria Beatriz. Historiografia do Quilombo. In: União dos Coletivos Pan-Africanistas de São Paulo (UCPA). Beatriz Nascimento, Quilombola e intelectual: possibilidade nos dias da destruição. São Paulo: Filhos da África, 2018. P. 125 – 149. NUNES, Adalberto. Entrevista Tatazazi Adalberto Nunes. [Entrevista cedida a] Correnteza B. R. Ribeiro. Manaus, ago. 2023. Arquivo mp3 (30 min). OLIVEIRA, Jorge Henrique Valença. Entrevista Jorge Henrique. [Entrevista cedida a] Correnteza B. R. Ribeiro. Manaus, 15 ago. 2023. Arquivo mp3 (49 min). PASSOS, Maria Clara Araújo dos; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Do epistemicídio à insurgência: o currículo decolonial da Escola AfroBrasileira Maria Felipa (2018-2020). Cadernos de Gênero e Diversidade, v. 7, n. 1, p. 118-135, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/43442. Acesso em: 16 de ago. 2023. PETIT, Sandra Haydeé. Práticas Pedagógicas para a Lei Nº 10.639/2003: A Criação de Nova Abordagem de Formação na Perspectiva das Africanidades. In: Educação em Foco Revista de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, Centro Pedagógico, Juiz de Fora, v. 21, n. 3, set./dez. 2016, p. 657 – 684. PETIT, Sandra Haydée.; SILVA, Geranilde Costa e (Orgs). Africanidades Caucaienses: saberes, conceitos e sentimentos. Fortaleza: UFC, 2013. QUADRA, Gabrielle Rabello; D’ÁVILA, Sthefane. Educação Não-Formal: Qual a sua importância? Revista Brasileira de Zoociências, v. 17, n. 2, p. 22-27, 2016. RIBEIRO, Katiúscia Pontes. Kemet, escolas e arcádeas: a importância da filosofia africana no combate ao racismo epistêmico e a lei 10639/03. 2017. Dissertação (Mestrado) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2017. RIBEIRO, V. V. R. “7 Encruzilhadas”: A narrativa e estética exulística no processo de criação(auto)biográfico em artes. In: PONCIANO, Nilton Paulo et al. (org.). (Des)territorialização da vida em percursos investigativos (auto)biográficos. Belém: RFB, 2023. ROSA, Allan da. Pedagoginga, autonomia e mocambagem. São Paulo: Pólen Livros, 2019. RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. SANTOS, Boaventura de Sousa. La Globalización del derecho: los nuevos caminos de la regulación y la emancipación. Bogotá, Colombia: IlSA; Universidad Nacional de Colombia, 1998. SILVA, Lânia Mara. Lá no caminho eu deixei meu sentinela: territorialidade e movimento de um terreiro de umbanda. 2018. Dissertação (Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. SODRÉ, Muniz. Muniz Sodré: arte, educação e (re)invenção do povo brasileiro. Mediação de Jaqueline Vasconcellos. Canal Instituto Arte na Escola (Youtube), 17 nov. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NavoN0AkjcI&t. Acesso em: 17 jan. 2024. SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: a Forma Social Negro-brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019. 168 p. TAMBOR: o chamado dos orixás. Realização: Fundação Cesgranrio e Secretaria do Estado da Cultura do Rio de Janeiro. Canal Centro Cultural Cesgranrio (Youtube), 27 mar. 2020. Disponível em: https://youtu.be/fAUVGM3QlQs?si=1jkFQprID3Jgsxd7. Acesso em: 29 jan. 2024.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pretagogias de Terreiro _ práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano do terreiro Recanto de Preta Mina.pdfarquivo principal1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.