DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5744
Title: Estágio Supervisionado: caminhos para formação inicial em Libras/Língua Portuguesa de docente surdo
Other Titles: Supervised Internship: paths to initial training in Libras/Portuguese for deaf teachers
Authors: Silva, Luiz Felipe Viana da
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo, Marlon Jorge Silva de
Keywords: Formação;Professor;Libras;Português
Issue Date: 27-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SILVA, Luiz Felipe Viana da. Estágio Supervisionado: caminhos para formação inicial em Libras/Língua Portuguesa de docente surdo. 2024. 19f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa que apresentamos foi uma proposta de ensino de Libras e Língua Portuguesa que surgiu na disciplina de Estágio Supervisionado II, ocorrida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Parintins (IFAM/CPA), com mediação na comunicação dos intérpretes, nesse período estava matriculado no 7° período. O Objetivo geral foi propor instrumentos de conhecimento metodológico para o ensino da LIBRAS e Português na prática pedagógica do professor em formação para melhor socialização em sala de aula com alunos surdos e ouvintes. Com intuito de termos um bom resultado buscamos aporte teórico em autores como: (Goldfeld 2002), (Pimenta e Ghedin 2002), (Cavalcanti 2002), ( Blanco 2004), (MEC, SEB 2012 ),( Trigueiro 2014) entre outros, que contribuem com suas pesquisas voltadas para a formação de docentes. Como metodologia científica foi utilizada a pesquisa qualitativa, baseada em um método de abordagem pesquisa- ação. A formação para o ensino da LIBRAS/Língua Portuguesa é uma responsabilidade social relevante pois o professor promove a inclusão nos espaços públicos e privados, além de ser o cumprimento de um direito Constitucional. Portanto, traçar estratégia metodológicas como instrumento pedagógico para o ensino e aprendizagem é um dos caminhos a ser percorrido.
Abstract: The present research we presented was a proposal for teaching Libras and Portuguese that emerged in the Supervised Internship II discipline, held at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Parintins (IFAM/CPA), with mediation in the communication of interpreters, during this period he was enrolled in the 7th period. The general objective was to propose methodological knowledge instruments for teaching LIBRAS and Portuguese in the pedagogical practice of teachers in training for better socialization in the classroom with deaf and hearing students. In order to have a good result, we sought theoretical support from authors such as: (Goldfeld 2002), (Pimenta and Ghedin 2002), (Cavalcanti 2002), (Blanco 2004), (MEC, SEB 2012), (Trigueiro 2014) among others, who contribute with their research aimed at teacher training. Qualitative research was used as a scientific methodology, based on an action research approach. Training for teaching LIBRAS/Portuguese Language is a relevant social responsibility as the teacher promotes inclusion in public and private spaces, in addition to fulfilling a Constitutional right. Therefore, outlining a methodological strategy as a pedagogical tool for teaching and learning is one of the paths to be taken.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5744
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.