Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Luiz Felipe Viana da | - |
dc.date.available | 2024-06-11 | - |
dc.date.available | 2024-06-12T19:08:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luiz Felipe Viana da. Estágio Supervisionado: caminhos para formação inicial em Libras/Língua Portuguesa de docente surdo. 2024. 19f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5744 | - |
dc.description.abstract | The present research we presented was a proposal for teaching Libras and Portuguese that emerged in the Supervised Internship II discipline, held at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Parintins (IFAM/CPA), with mediation in the communication of interpreters, during this period he was enrolled in the 7th period. The general objective was to propose methodological knowledge instruments for teaching LIBRAS and Portuguese in the pedagogical practice of teachers in training for better socialization in the classroom with deaf and hearing students. In order to have a good result, we sought theoretical support from authors such as: (Goldfeld 2002), (Pimenta and Ghedin 2002), (Cavalcanti 2002), (Blanco 2004), (MEC, SEB 2012), (Trigueiro 2014) among others, who contribute with their research aimed at teacher training. Qualitative research was used as a scientific methodology, based on an action research approach. Training for teaching LIBRAS/Portuguese Language is a relevant social responsibility as the teacher promotes inclusion in public and private spaces, in addition to fulfilling a Constitutional right. Therefore, outlining a methodological strategy as a pedagogical tool for teaching and learning is one of the paths to be taken. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.title | Estágio Supervisionado: caminhos para formação inicial em Libras/Língua Portuguesa de docente surdo | pt_BR |
dc.title.alternative | Supervised Internship: paths to initial training in Libras/Portuguese for deaf teachers | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T19:08:47Z | - |
dc.creator.ID | 854276752-72 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Marlon Jorge Silva de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2798510567572411 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Marlon Jorge Silva de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2798510567572411 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Dilce Pio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3763557471019923 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Luis Alberto Mendes de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2662595655188770 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa que apresentamos foi uma proposta de ensino de Libras e Língua Portuguesa que surgiu na disciplina de Estágio Supervisionado II, ocorrida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Parintins (IFAM/CPA), com mediação na comunicação dos intérpretes, nesse período estava matriculado no 7° período. O Objetivo geral foi propor instrumentos de conhecimento metodológico para o ensino da LIBRAS e Português na prática pedagógica do professor em formação para melhor socialização em sala de aula com alunos surdos e ouvintes. Com intuito de termos um bom resultado buscamos aporte teórico em autores como: (Goldfeld 2002), (Pimenta e Ghedin 2002), (Cavalcanti 2002), ( Blanco 2004), (MEC, SEB 2012 ),( Trigueiro 2014) entre outros, que contribuem com suas pesquisas voltadas para a formação de docentes. Como metodologia científica foi utilizada a pesquisa qualitativa, baseada em um método de abordagem pesquisa- ação. A formação para o ensino da LIBRAS/Língua Portuguesa é uma responsabilidade social relevante pois o professor promove a inclusão nos espaços públicos e privados, além de ser o cumprimento de um direito Constitucional. Portanto, traçar estratégia metodológicas como instrumento pedagógico para o ensino e aprendizagem é um dos caminhos a ser percorrido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BRASIL. LEI 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Caderno de educação especial: a alfabetização de crianças com deficiência : uma proposta inclusiva / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. BLANCO, R. Aprendendo na diversidade: implicações educativas. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2024. CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. Diário oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005< Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/2002/L14 Ministério da Educação Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB Lei Nº9.39496, de 20 de dezembro 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo; Paz e Terra,1974. GOLDFELD, Marcia. A criança Surda: Linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 7ª edição Ed. Plexus- São Paulo. 2002 TRIGUEIRO. Rodrigo de Menezes. Metodologia cientifica. Marilucia Ricieri, Gisleine Bartolomei et al- Londrina: editora e distribuidora educacional S.A.,2014. LACERDA, C. B. F; SANTOS, L. F.; CAETANO, J. F. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, C. B. F; SANTOS, L. F. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora?: introdução à Libras e educação dos surdos. São Carlos: Edufscar, 2013, 254p MANTOAN, M. T. E. Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças. In: CAVALCANTE. M. Fala Mestre! Edição, 182, Mai/2005. Disponível em: Acesso em: 08 fev. 2024. MONTE, F. R. F., SANTOS, I. B. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem; autismo. Brasilia: MEC, SEESP,2004. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênesis e critica de um conceito – 4 ed. Cortez - São Paulo 2002. SKLIAR, C. Os estudos surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre, Mediação, 1998. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estágio Supervisionado caminhos para formação inicial em LIBRAS Língua Portuguesa de docente surdo.pdf | 951,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.