DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luiz Felipe Viana da-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-12T19:08:47Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Felipe Viana da. Estágio Supervisionado: caminhos para formação inicial em Libras/Língua Portuguesa de docente surdo. 2024. 19f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5744-
dc.description.abstractThe present research we presented was a proposal for teaching Libras and Portuguese that emerged in the Supervised Internship II discipline, held at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Parintins (IFAM/CPA), with mediation in the communication of interpreters, during this period he was enrolled in the 7th period. The general objective was to propose methodological knowledge instruments for teaching LIBRAS and Portuguese in the pedagogical practice of teachers in training for better socialization in the classroom with deaf and hearing students. In order to have a good result, we sought theoretical support from authors such as: (Goldfeld 2002), (Pimenta and Ghedin 2002), (Cavalcanti 2002), (Blanco 2004), (MEC, SEB 2012), (Trigueiro 2014) among others, who contribute with their research aimed at teacher training. Qualitative research was used as a scientific methodology, based on an action research approach. Training for teaching LIBRAS/Portuguese Language is a relevant social responsibility as the teacher promotes inclusion in public and private spaces, in addition to fulfilling a Constitutional right. Therefore, outlining a methodological strategy as a pedagogical tool for teaching and learning is one of the paths to be taken.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.titleEstágio Supervisionado: caminhos para formação inicial em Libras/Língua Portuguesa de docente surdopt_BR
dc.title.alternativeSupervised Internship: paths to initial training in Libras/Portuguese for deaf teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-12T19:08:47Z-
dc.creator.ID854276752-72pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Marlon Jorge Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2798510567572411pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Marlon Jorge Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2798510567572411pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Dilce Pio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763557471019923pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Luis Alberto Mendes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa que apresentamos foi uma proposta de ensino de Libras e Língua Portuguesa que surgiu na disciplina de Estágio Supervisionado II, ocorrida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Parintins (IFAM/CPA), com mediação na comunicação dos intérpretes, nesse período estava matriculado no 7° período. O Objetivo geral foi propor instrumentos de conhecimento metodológico para o ensino da LIBRAS e Português na prática pedagógica do professor em formação para melhor socialização em sala de aula com alunos surdos e ouvintes. Com intuito de termos um bom resultado buscamos aporte teórico em autores como: (Goldfeld 2002), (Pimenta e Ghedin 2002), (Cavalcanti 2002), ( Blanco 2004), (MEC, SEB 2012 ),( Trigueiro 2014) entre outros, que contribuem com suas pesquisas voltadas para a formação de docentes. Como metodologia científica foi utilizada a pesquisa qualitativa, baseada em um método de abordagem pesquisa- ação. A formação para o ensino da LIBRAS/Língua Portuguesa é uma responsabilidade social relevante pois o professor promove a inclusão nos espaços públicos e privados, além de ser o cumprimento de um direito Constitucional. Portanto, traçar estratégia metodológicas como instrumento pedagógico para o ensino e aprendizagem é um dos caminhos a ser percorrido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. LEI 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Caderno de educação especial: a alfabetização de crianças com deficiência : uma proposta inclusiva / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. BLANCO, R. Aprendendo na diversidade: implicações educativas. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2024. CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. Diário oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005< Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/2002/L14 Ministério da Educação Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB Lei Nº9.39496, de 20 de dezembro 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo; Paz e Terra,1974. GOLDFELD, Marcia. A criança Surda: Linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 7ª edição Ed. Plexus- São Paulo. 2002 TRIGUEIRO. Rodrigo de Menezes. Metodologia cientifica. Marilucia Ricieri, Gisleine Bartolomei et al- Londrina: editora e distribuidora educacional S.A.,2014. LACERDA, C. B. F; SANTOS, L. F.; CAETANO, J. F. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, C. B. F; SANTOS, L. F. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora?: introdução à Libras e educação dos surdos. São Carlos: Edufscar, 2013, 254p MANTOAN, M. T. E. Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças. In: CAVALCANTE. M. Fala Mestre! Edição, 182, Mai/2005. Disponível em: Acesso em: 08 fev. 2024. MONTE, F. R. F., SANTOS, I. B. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem; autismo. Brasilia: MEC, SEESP,2004. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênesis e critica de um conceito – 4 ed. Cortez - São Paulo 2002. SKLIAR, C. Os estudos surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre, Mediação, 1998.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágio Supervisionado caminhos para formação inicial em LIBRAS Língua Portuguesa de docente surdo.pdf951,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.