DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5741
Titel: Círculo de Leitura e Letramento Literário: uma experiência literária em uma turma do 6º ano do Eensino Fundamental II de uma Escola Pública de Parintins-AM
Sonstige Titel: Reading and Literary Literacy Circle a literary: experience in a 6th year class of Elementary School II at a Public School in Parintins-AM
Autor(en): Coelho, Márcia Dielly Butel
metadata.dc.contributor.advisor1: Sicsú, Delma Pacheco
Stichwörter: Círculo de Leitura;Letramento Literário;Literatura;Ensino Fundamental
Erscheinungsdatum: 24-Feb-2024
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: COELHO, Márcia Dielle Butel. Círculo de Leitura e Letramento Literário: uma experiência literária em uma turma do 6º ano do Eensino Fundamental II de uma Escola Pública de Parintins-AM. 2024. 33f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo abordar a temática: “Círculo de leitura e letramento literário: uma experiência literária em uma turma do 6º ano do ensino fundamental II de uma escola pública de Parintins-Am”. A pesquisa tem por objetivo geral: Mostrar como os círculos de leitura e letramento literário enriquecem a experiência literária em sala de aula. Como objetivos específicos, elencamos 3: Identificar práticas de leituras individuais e compartilhadas para a promoção da leitura literária em sala de aula; Aplicar oficinas de leitura literária com vista ao desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção textual; Socializar produções textuais; O artigo apresenta os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa de campo, bibliográfica com abordagem qualitativa, tendo como lócus de estudo uma instituição da rede pública dos anos iniciais do ensino fundamental II, localizada no município de Parintins-Am. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário impresso, com questões abertas e fechadas e, para análise desses dados, o método de análise de conteúdo. As bases teóricas que nortearam a pesquisa foram por meio das postulações de Rildo Cosson (2014), Isabel Solé (1998), Almeida e Santos (2014) entre outros autores.
Zusammenfassung: The present work aims to address the theme: “Reading circle and literary literacy: a reading experience in a 6th year class of elementary school II at a public school in Parintins-Am”. The general objective of the research is to show how reading circles and literary literacy enrich the literary experience in the classroom. As specific objectives, we list 3: Identify individual and shared reading practices for the promotion of literary reading in the classroom; Apply literary reading workshops with a view to developing interpretation and textual production skills; Socialize textual productions; The article presents the following methodological procedures: field research, bibliographic with a qualitative approach, having as locus of study a public institution of the initial years of elementary school, located in the municipality of Parintins-Am. The printed questionnaire with open and closed questions was used as a data collection instrument, and the content analysis method was used for data analysis. The theoretical bases
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5741
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.