DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Márcia Dielly Butel-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-12T19:04:46Z-
dc.date.issued2024-02-24-
dc.identifier.citationCOELHO, Márcia Dielle Butel. Círculo de Leitura e Letramento Literário: uma experiência literária em uma turma do 6º ano do Eensino Fundamental II de uma Escola Pública de Parintins-AM. 2024. 33f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5741-
dc.description.abstractThe present work aims to address the theme: “Reading circle and literary literacy: a reading experience in a 6th year class of elementary school II at a public school in Parintins-Am”. The general objective of the research is to show how reading circles and literary literacy enrich the literary experience in the classroom. As specific objectives, we list 3: Identify individual and shared reading practices for the promotion of literary reading in the classroom; Apply literary reading workshops with a view to developing interpretation and textual production skills; Socialize textual productions; The article presents the following methodological procedures: field research, bibliographic with a qualitative approach, having as locus of study a public institution of the initial years of elementary school, located in the municipality of Parintins-Am. The printed questionnaire with open and closed questions was used as a data collection instrument, and the content analysis method was used for data analysis. The theoretical basespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCírculo de Leiturapt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleCírculo de Leitura e Letramento Literário: uma experiência literária em uma turma do 6º ano do Eensino Fundamental II de uma Escola Pública de Parintins-AMpt_BR
dc.title.alternativeReading and Literary Literacy Circle a literary: experience in a 6th year class of Elementary School II at a Public School in Parintins-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-12T19:04:46Z-
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee2Amoedo , Francisca Keila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Márcio Azevedo da-
dc.creator.Lattes021950492-00pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo abordar a temática: “Círculo de leitura e letramento literário: uma experiência literária em uma turma do 6º ano do ensino fundamental II de uma escola pública de Parintins-Am”. A pesquisa tem por objetivo geral: Mostrar como os círculos de leitura e letramento literário enriquecem a experiência literária em sala de aula. Como objetivos específicos, elencamos 3: Identificar práticas de leituras individuais e compartilhadas para a promoção da leitura literária em sala de aula; Aplicar oficinas de leitura literária com vista ao desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção textual; Socializar produções textuais; O artigo apresenta os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa de campo, bibliográfica com abordagem qualitativa, tendo como lócus de estudo uma instituição da rede pública dos anos iniciais do ensino fundamental II, localizada no município de Parintins-Am. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário impresso, com questões abertas e fechadas e, para análise desses dados, o método de análise de conteúdo. As bases teóricas que nortearam a pesquisa foram por meio das postulações de Rildo Cosson (2014), Isabel Solé (1998), Almeida e Santos (2014) entre outros autores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes. 1992. CORDEIRO, Verbena Maria Rocha. Percorrendo histórias, entrecruzando saberes. In: ANAIS DO SETHIL. Vitória da Conquista, out. 2005. COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e mistos/ John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira da Rocha.-2.ed.-Porto Alegre: Artmed,2007. COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FIORIN, José Luiz. Linguística e pedagogia da leitura. Scripta, Belo Horizonte, vol. 7, n. 14, p. 107-117, 1º sem. 2004. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 47. ed. São Paulo: Cortez, 2006. ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad.Johannes kretschmer.V. 2. São Paulo: Editora 34, 1996. JAUSS, Hans Robert. O prazer estético e as experiências fundamentais da Poiesis, Aisthesis e Katharsis. A leitura e o leitor: textos de estética da recepção. Trad. Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 63-82. KLEIMAN, A. Texto e leitor. 11 ed. São Paulo, Pontes, 2008. MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes, 1989. MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. NARDES, Laura Battisti. Literatura Infanto-Juvenil: a estética literária em Lygia Bojunga Nunes. Brasília: L. B. Nardes, 1988. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. SOUSA, Maria Eliane Vieira de. A importância da leitura e escrita na perspectiva da alfabetização e do letramento. – João Pessoa: UFPB, 2016. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo, Global Editora, 2003 ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Caminhos da leitura literária no Brasil: prelos, editoras e instituições. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado. Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2006.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.