DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5736
Titel: Os multiletramentos no livro de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio
Sonstige Titel: Multiliteracies in the Portuguese Language book of the new High School
Autor(en): Maciel, Juliano Simas
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Franklin Roosevelt Martins de
Stichwörter: Livro de Língua Portuguesa;Novo Ensino Médio;Multiletramentos;Eixos Linguísticos e Ensino
Erscheinungsdatum: 23-Feb-2024
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: MACIEL, Juliano Simas. Os multiletramentos no livro de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 42f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do artigo é descrever e analisar o livro de Língua Portuguesa no cenário do Novo Ensino Médio no que se refere aos “Multiletramentos”, alinhando aos quatro eixos linguísticos (oralidade, escrita, leitura e análise linguística / semiótica) expressos na Base Nacional Comum Curricular e daí traçar reflexões, bem como de quais alternativas didáticas eles podem favorecer o trabalho do professor e ao aprendizado do aluno. Já que se busca responder essas questões, a pesquisa terá o método fenomenológico. O referencial teórico utilizado foi o documento da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018); os artigos de (Ota, 2009), (Medeiros, 2016), (Xiriqueira, 2021), (Oliveira, Teixeira e Silva, 2021) e o “ Livro Didático de Português: políticas, produção e ensino (2020) de Clécio Bunzen; o “Letramento: um tema em três gêneros” (2009), de Magda Soares; o “Manual de linguística” (2008) de Mário Martelotta; “As grandes teorias da linguística” (2006) de Marie - Anne Paveau, o “Multiletramentos na escola” (2012) de autoria de Roxane Rojo e Eduardo Moura. Todos esses artigos e livros, formam uma pesquisa de cunho bibliográfico. O material de estudo que serviu para análise do objeto da pesquisa (os Multiletramentos) é um volume da “Editora Moderna” denominado “Linguagem e Comportamento: Estilos Literários, Variação Linguística, Consumo e Contracultura” (2020) de autoria das professoras de Língua Portuguesa, Maria Abaurre, Marcela Pontara e Maria Bernadete Abaurre. Com a pesquisa constatou – se que o ensino da língua deveria se primar pelas diversas linguagens em seus diversos usos que se estabelecem na sociedade como a tecnológica, as visuais, espaciais e etc, (que ora agrega os Multiletramentos) e não apenas as verbais (sendo estas que tiveram suas ênfases acrescidas pelas tradicionais correntes linguísticas), tornando um ensino mais significativo aos educandos, já que estabelecerá conhecimento de multiplicidades de linguagens existentes na sociedade.
Zusammenfassung: The objective of the article is to describe and analyze the Portuguese Language book in the New High School scenario with regard to “Multiliteracies”, aligning with the four linguistic axes (orality, writing, reading and linguistic/semiotic analysis) expressed in the Common National Base Curriculum and then outline reflections, as well as which teaching alternatives they can favor the teacher's work and student learning. Since we seek to answer these questions, the research will use the phenomenological method. The theoretical framework used was the document from the National Common Curricular Base (Brazil, 2018); the articles by (Ota, 2009), (Medeiros, 2016), (Xiriqueira, 2021), (Oliveira, Teixeira and Silva, 2021) and the “Book Textbook of Portuguese: policies, production and teaching (2020) by Clécio Bunzen; “Literacy: a theme in three genres” (2009), by Magda Soares; the “Linguistics Manual” (2008) by Mário Martelotta; “The great theories of linguistics” (2006) by Marie - Anne Paveau, “Multiliteratures at school” (2012) by Roxane Rojo and Eduardo Moura. All these articles and books form a bibliographical research. The study material that served to analyze the research object (the Multiliteracies) is a volume from “Editora Moderna” called “Language and Behavior: Literary Styles, Linguistic Variation, Consumption and Counterculture” (2020) written by Portuguese language teachers , Maria Abaurre, Marcela Pontara and Maria Bernadete Abaurre. The research found that language teaching should focus on the different languages ​​in their different uses that are established in society, such as technological, visual, spatial, etc., (which now includes Multiliteracies) and not just verbal ones ( these being the ones that had their emphases added by traditional linguistic currents), making teaching more meaningful to students, as it will establish knowledge of the multiplicities of languages ​​that exist in society.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5736
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Os multiletramentos no livro de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio.pdf4,3 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.