DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Juliano Simas-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-12T18:49:44Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationMACIEL, Juliano Simas. Os multiletramentos no livro de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio. 2024. 42f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5736-
dc.description.abstractThe objective of the article is to describe and analyze the Portuguese Language book in the New High School scenario with regard to “Multiliteracies”, aligning with the four linguistic axes (orality, writing, reading and linguistic/semiotic analysis) expressed in the Common National Base Curriculum and then outline reflections, as well as which teaching alternatives they can favor the teacher's work and student learning. Since we seek to answer these questions, the research will use the phenomenological method. The theoretical framework used was the document from the National Common Curricular Base (Brazil, 2018); the articles by (Ota, 2009), (Medeiros, 2016), (Xiriqueira, 2021), (Oliveira, Teixeira and Silva, 2021) and the “Book Textbook of Portuguese: policies, production and teaching (2020) by Clécio Bunzen; “Literacy: a theme in three genres” (2009), by Magda Soares; the “Linguistics Manual” (2008) by Mário Martelotta; “The great theories of linguistics” (2006) by Marie - Anne Paveau, “Multiliteratures at school” (2012) by Roxane Rojo and Eduardo Moura. All these articles and books form a bibliographical research. The study material that served to analyze the research object (the Multiliteracies) is a volume from “Editora Moderna” called “Language and Behavior: Literary Styles, Linguistic Variation, Consumption and Counterculture” (2020) written by Portuguese language teachers , Maria Abaurre, Marcela Pontara and Maria Bernadete Abaurre. The research found that language teaching should focus on the different languages ​​in their different uses that are established in society, such as technological, visual, spatial, etc., (which now includes Multiliteracies) and not just verbal ones ( these being the ones that had their emphases added by traditional linguistic currents), making teaching more meaningful to students, as it will establish knowledge of the multiplicities of languages ​​that exist in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectEixos Linguísticos e Ensinopt_BR
dc.titleOs multiletramentos no livro de Língua Portuguesa do novo Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeMultiliteracies in the Portuguese Language book of the new High Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-12T18:49:44Z-
dc.creator.ID85846120253pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee1Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee2Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Luis Alberto Mendes De-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do artigo é descrever e analisar o livro de Língua Portuguesa no cenário do Novo Ensino Médio no que se refere aos “Multiletramentos”, alinhando aos quatro eixos linguísticos (oralidade, escrita, leitura e análise linguística / semiótica) expressos na Base Nacional Comum Curricular e daí traçar reflexões, bem como de quais alternativas didáticas eles podem favorecer o trabalho do professor e ao aprendizado do aluno. Já que se busca responder essas questões, a pesquisa terá o método fenomenológico. O referencial teórico utilizado foi o documento da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018); os artigos de (Ota, 2009), (Medeiros, 2016), (Xiriqueira, 2021), (Oliveira, Teixeira e Silva, 2021) e o “ Livro Didático de Português: políticas, produção e ensino (2020) de Clécio Bunzen; o “Letramento: um tema em três gêneros” (2009), de Magda Soares; o “Manual de linguística” (2008) de Mário Martelotta; “As grandes teorias da linguística” (2006) de Marie - Anne Paveau, o “Multiletramentos na escola” (2012) de autoria de Roxane Rojo e Eduardo Moura. Todos esses artigos e livros, formam uma pesquisa de cunho bibliográfico. O material de estudo que serviu para análise do objeto da pesquisa (os Multiletramentos) é um volume da “Editora Moderna” denominado “Linguagem e Comportamento: Estilos Literários, Variação Linguística, Consumo e Contracultura” (2020) de autoria das professoras de Língua Portuguesa, Maria Abaurre, Marcela Pontara e Maria Bernadete Abaurre. Com a pesquisa constatou – se que o ensino da língua deveria se primar pelas diversas linguagens em seus diversos usos que se estabelecem na sociedade como a tecnológica, as visuais, espaciais e etc, (que ora agrega os Multiletramentos) e não apenas as verbais (sendo estas que tiveram suas ênfases acrescidas pelas tradicionais correntes linguísticas), tornando um ensino mais significativo aos educandos, já que estabelecerá conhecimento de multiplicidades de linguagens existentes na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, 2018. LOURENZI, G.C.C.; PÁDUA, T.W.P. Blog nos anos iniciais do fundamental I. In:ROJO, R. ; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 35 á 54. LOUSADA, E. G. Das prescrições oficiais do livro didático uma reflexão sobre o processo de elaboração de material didático de português. In: BUNZEN, C. Livro didático de Português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020. p. 65 á 81. MARTELOTTA, Mário Eduardo (org.). Manual de Linguística. São Paulo: Editora Contexto, 2008. MEDEIROS, C. D. N. S. Análise da oralidade em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental: utilizando recursos midíaticos. 2016. Dissertação de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) - Unidade Acadêmicas de Garanhuns – UAG, Universidade Federal Rural e Pernambuco – UFRPE, Garanhuns – PE (2016). PRODANOV, C. C.; Freitas, E. C. D.Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RANGEL, E. Livro didático de língua portuguesa para a educação básica: problemas e perspectivas. In: BUNZEN, C. Livro didático de Português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012, 17 a 38. 21 OLIVEIRA, A. S. S. et al.. Novo ensino médio: impactos da bncc e do pnld 2021 sobre o ensino de sociologia. Anais VIII EPEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/83795>. Acesso em: 03/05/2023 10:37 OTA, I. A. D. S.O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar: Curitiba, n° 35, p. 211 – 221, Editora UFPR, 2009, p. 211 – 221. ROXANE, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: MOURA, E. ____, (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SOARES , M.. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. PAVEAU, M. A . As grandes teorias da linguística: da gramática comparada a pragmática. São Carlos: Claralux, 2006. ABAURRE, M. L. M.; PONTARA, M; ABAURRE, M. B. M. Moderna Plus: Linguagem e Comportamento: Estilos literários, variação linguística, consumo e contracultura. v. 4.1° ed. São Paulo: Moderna, 2020, p. 160. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/ensino-medio/obras-didaticas/areadeconhecimento/linguagens/moderna-plus. Acesso em 31/01/2023 ás 13:00.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os multiletramentos no livro de Língua Portuguesa do novo Ensino Médio.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.