DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5735
Title: Análise da interação e comunicação na linguagem de crianças autistas: uma revisão crítica
Other Titles: Analysis of interaction and communication in the language of autistic children: a critical review
Authors: Esteves, Thaynná Maryan Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Franklin Roosevelt Martins de
Keywords: Desenvolvimento da Linguagem;Interação;Comunicação;Crianças Autistas
Issue Date: 27-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ESTEVES, Thaynná Maryan Frarias. Análise da interação e comunicação na linguagem de crianças autista - uma revisão crítica. 2024. 24f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo aborda estudos acerca da relação entre linguagem, interação e comunicação em crianças autistas. Tendo como objetivo geral analisar a partir das discussões teóricas a interação e comunicação na linguagem de crianças autistas com intuito de compreender as dificuldades específicas que enfrentam nesses aspectos. Utilizamos como principal teórico Lev Vygotsky, autor de Pensamento e Linguagem (2002) e A Formação Social da mente (1991). A pesquisa é de cunho qualitativo por meio um levantamento bibliográfico a partir de publicações. Os resultados desta pesquisa certificaram que a interação social promove a motivação para se comunicar, pois as crianças autistas podem encontrar significado e propósito na comunicação ao interagir com outras pessoas quesito essencial para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Porém sugere-se continuidade de estudos voltados para a temática da interação como forma se contribuir para o ensino aprendizagem e promoção de um ambiente mais inclusivo e favorável ao desenvolvimento dessas crianças.
Abstract: This article addresses studies on the relationship between language, interaction, and communication in autistic children. The general objective is to analyze, from theoretical discussions, the interaction and communication in the language of autistic children with the aim of understanding the specific difficulties they face in these aspects. We used as main theorist Lev Vygotsky, author of Thought and Language (2002) and The Social Formation of the Mind (1991). The research is qualitative in nature through a bibliographical survey based on publications. The results of this research certified that social interaction promotes motivation to communicate, as autistic children can find meaning and purpose in communication when interacting with other people, an essential requirement for the development of language and communication. However, it is suggested to continue studies focused on the theme of interaction to contribute to teaching, learning, and promoting a more inclusive and favorable environment for the development of these children.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5735
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.