Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Esteves, Thaynná Maryan Farias | - |
dc.date.available | 2024-06-12 | - |
dc.date.available | 2024-06-12T18:46:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | ESTEVES, Thaynná Maryan Frarias. Análise da interação e comunicação na linguagem de crianças autista - uma revisão crítica. 2024. 24f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5735 | - |
dc.description.abstract | This article addresses studies on the relationship between language, interaction, and communication in autistic children. The general objective is to analyze, from theoretical discussions, the interaction and communication in the language of autistic children with the aim of understanding the specific difficulties they face in these aspects. We used as main theorist Lev Vygotsky, author of Thought and Language (2002) and The Social Formation of the Mind (1991). The research is qualitative in nature through a bibliographical survey based on publications. The results of this research certified that social interaction promotes motivation to communicate, as autistic children can find meaning and purpose in communication when interacting with other people, an essential requirement for the development of language and communication. However, it is suggested to continue studies focused on the theme of interaction to contribute to teaching, learning, and promoting a more inclusive and favorable environment for the development of these children. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Crianças Autistas | pt_BR |
dc.title | Análise da interação e comunicação na linguagem de crianças autistas: uma revisão crítica | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of interaction and communication in the language of autistic children: a critical review | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T18:46:33Z | - |
dc.creator.ID | 044084922-56 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Franklin Roosevelt Martins de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3551399005240673 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castro, Franklin Roosevelt Martins de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3551399005240673 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Amoedo, Francisca Keila de Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2195704246610177 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cardoso, Maria Celeste de Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3114420279943977 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo aborda estudos acerca da relação entre linguagem, interação e comunicação em crianças autistas. Tendo como objetivo geral analisar a partir das discussões teóricas a interação e comunicação na linguagem de crianças autistas com intuito de compreender as dificuldades específicas que enfrentam nesses aspectos. Utilizamos como principal teórico Lev Vygotsky, autor de Pensamento e Linguagem (2002) e A Formação Social da mente (1991). A pesquisa é de cunho qualitativo por meio um levantamento bibliográfico a partir de publicações. Os resultados desta pesquisa certificaram que a interação social promove a motivação para se comunicar, pois as crianças autistas podem encontrar significado e propósito na comunicação ao interagir com outras pessoas quesito essencial para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Porém sugere-se continuidade de estudos voltados para a temática da interação como forma se contribuir para o ensino aprendizagem e promoção de um ambiente mais inclusivo e favorável ao desenvolvimento dessas crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | DELFRATE, Christiane; Santana; Massi, Giselle. A aquisição de linguagem na criança com autismo: um estudo de caso. Psicologia em Estuda, v. 14, n. 2, p. 321-331, Jun 2009. Disponível em: https://search.scielo.org/?q=*&lang=pt&count=15&from=0&output=site&sort=&format=summary&fb=&page=1&filter%5Bjournal_title%5D%5B%5D=Psicologia+em+Estudo&q=*aquisi%C3%A7%C3%A3o+de+linguagem+na+crian%C3%A7a+com+autismo&lang=pt&page=1 DEL RÉ. A, PAULA. L, MENDONÇA C.M. A linguagem da criança: um olhar bakhitiniano. São Paulo: Contexto, 2014. FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2006. Disponível em: http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74302802/FACHIN-Odilia-fundamentos-de-Metodologia.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023. NEY, T.; HUBNER, L. C. Linguagem oral e escrita no autismo - TEA: perspectivas teóricas e pedagógicas. The Especialist, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 18-35, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/53042. Acesso: 31 mar. 2023. OLIVEIRA. S. M. A Clínica do autismo sob uma perspectiva desenvolvimentista: o papel do engajamento afetivo no desenvolvimento da comunicação e da linguagem. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://ppg.psi.pucrio.br/uploads/uploads/19691231/2009_289eda3c30b21bd942bf2b430119b9d8.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023. PEREIRA, J. E. A., Santos, A. C. S., Leite, G. A., Xavier, I. A. L. N., & Montenegro, A. C. A. (2022). Habilidades comunicativas de crianças com autismo. Distúrbios Da Comunicação, 34(2), e54122. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54122 SANTOS, V. H. Autismo: as possibilidades de comunicação através da linguagem não-verbal. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44433>. Acesso em: 17 fev. 2024. VYGOTKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed, São Paulo: Martins Fontes, 1991. VYGOTKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise da interação e comunicação na linguagem de crianças autista - uma revisão crítica.pdf | 305,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.