DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5253
Title: A importância do apoio na disseminação do conhecimento: Estudo de caso em uma multinacional do Pólo Industrial de Manaus - PIM
Other Titles: The importance of support in the dissemination of knowledge: Case study in a multinational in the Manaus Industrial Complex - PIM
Authors: Souza, Hellen Cristina Pessoa
metadata.dc.contributor.advisor1: Rizzato, Sálvio de Castro e Costa
Keywords: Administração - Curso;Gestão de Conhecimento;Aprendizagem;Gestão de Pessoas
Issue Date: 29-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O conhecimento, visto agora como objeto de valor, acaba sendo negligenciado por falta ou excesso de cuidado para o repasse. Muitas vezes são em demasia, partindo de diversas fontes e por consequência, quanto maior o volume e a quantidade de pessoas envolvidas é mais difícil formalizar, gerenciar e compartilhar. O presente artigo tem como objetivo apontar a importância da disseminação do conhecimento para geração de estratégias organizacionais, levando em conta os tipos de conhecimentos que regem a Gestão do Conhecimento, e a compreensão das formas que o mesmo está difuso na organização, e também, apontar a importância das ferramentas presentes da organização para a sua disseminação. Para isso, utilizou-se uma pesquisa exploratória e de campo com os colaboradores de uma multinacional localizada no Polo Industrial de Manaus - PIM. Os resultados encontrados indicam que foi percebida a importância da disseminação do conhecimento por meio das ferramentas presentes na organização, pois foi notório a unanimidade encontrada na questão levando de se obter mais benefícios do que malefícios dentro da empresa com o compartilhamento do conhecimento.
Abstract: Knowledge, now seen as an object of value, ends up being neglected due to lack or excess of care in transferring it. There are often too many of them, coming from different sources and consequently, the greater the volume and number of people involved, the more difficult it is to formalize, manage and share. This article aims to point out the importance of disseminating knowledge to generate organizational strategies, taking into account the types of knowledge that govern Knowledge Management, and the understanding of the ways in which it is diffused in the organization, and also, to point out the importance of the organization's present tools for its dissemination. To this end, exploratory and field research was used with employees of a multinational located in the Industrial Pole of Manaus - PIM. The results found indicate that the importance of disseminating knowledge through the tools present in the organization was perceived, as the unanimity found on the issue of obtaining more benefits than harm within the company through sharing knowledge was notable.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5253
Appears in Collections:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.