DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5096
Título: A contribuição da psicomotricidade para a aquisição de habilidades na alfabetização de crianças do 1° e 2° período da educação infantil de uma escola municipal de Parintins
Título(s) alternativo(s): The contribution of psychomotricity to the acquisition of literacy skills for children in the 1st and 2nd period of early childhood education at a municipal school in Parintins
Autor(es): Silva, Susiane Assayag da
Orientador(es): Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de
Palavras-chave: Psicomotricidade;Habilidades;Alfabetização
Data do documento: 4-Abr-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Susiane Assayag da. A contribuição da psicomotricidade para a aquisição de habilidades na alfabetização de crianças do 1° e 2° período da educação infantil de uma escola municipal de Parintins. 2023. 54f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a contribuição da psicomotricidade para a aquisição de habilidades de crianças no processo de alfabetização. Analisando as dificuldades de aprendizagem que as crianças desenvolvem quando não estimuladas de maneira que possam se desenvolver integralmente, considerando os três pontos básicos que são: o movimento, o intelecto e o afeto. Os objetivos que permearam esta pesquisa foram: Compreender a relação da psicomotricidade com as habilidades básicas para a alfabetização de crianças da Educação Infantil. Identificar atividades psicomotoras que contribuam na aquisição de habilidades para a alfabetização de crianças na educação infantil. Analisar as dificuldades enfrentadas pelas crianças que não desenvolveram as habilidades para alfabetização por meio da psicomotricidade. Os autores que nortearam a pesquisa foram: Ajuriaguerra (1983), Le Boulch (1983) e Nogueira; Carvalho; Pessanha (2007), assim como os demais que contribuíram para a construção deste trabalho. Na metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica enfatizando os pontos importantes da temática, visando descobrir a importância que a Psicomotricidade tem no desenvolvimento do processo de alfabetização, de forma que haja o conhecimento básico para assim desenvolver-se a prática em sala de aula. Os sujeitos investigados foram 15 crianças do 1° e 2° período da educação infantil e 2 professores da educação infantil. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, com o método de abordagem fenomenológico, utilizando os instrumentos de coleta de dados as técnicas de observação participante e questionário com os professores. Compreende-se como a psicomotricidade contribui na aquisição de habilidades para a alfabetização, sendo esta a base para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino/aprendizagem através de atividades que permitam a criança conhecer a si mesma e o mundo em que vive, e desenvolvendo-se em todos os aspectos sejam eles motores e intelectuais.
Abstract: This research aims to investigate the contribution of psychomotricity to the acquisition of children's skills in the literacy process. Analyzing the learning difficulties that children develop when not stimulated so that they can develop integrally,because we know that psychomotricity acts positively in the educational process of children through psychomotor activities that enable integral development considering the three basic points that are: movement, intellect and affection.The objectives that permeated this research were: To understand the relationship of psychomotricity with the basic skills for literacy of children in Early Childhood Education. Identify psychomotor activities that contribute to the acquisition of skills for the literacy of children in early childhood education. To analyze the difficulties faced by children who do not develop literacy skills through psychomotricity. The authors who guided the research were: Ajuriaguerra (1983), Le Boulch (1983) and Nogueira; Oak; Pessanha (2007), as well as the others who contributed to the construction of this work.In the methodology we used bibliographic research emphasizing the important points of the theme, aiming at the importance that Psychomotricity has in the development of the literacy process, so that there is basic knowledge to develop the practice in the classroom.The subjects investigated were 15 children from the 1st and 2nd period of early childhood education and 2 teachers from early childhood education. The research carried out is of a qualitative nature, with the phenomenological approach method, using the instruments of data collection, the techniques of participant observation and questionnaire with the teachers.Thus, we seek to understand how psychomotricity contributes to the acquisition of literacy skills, which is the basis for the integral development of the child in the teaching/learning process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5096
Aparece nas coleções:TMP-2023



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.