DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Susiane Assayag da-
dc.date.available2023-09-29-
dc.date.available2023-10-03T16:21:29Z-
dc.date.issued2023-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Susiane Assayag da. A contribuição da psicomotricidade para a aquisição de habilidades na alfabetização de crianças do 1° e 2° período da educação infantil de uma escola municipal de Parintins. 2023. 54f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5096-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the contribution of psychomotricity to the acquisition of children's skills in the literacy process. Analyzing the learning difficulties that children develop when not stimulated so that they can develop integrally,because we know that psychomotricity acts positively in the educational process of children through psychomotor activities that enable integral development considering the three basic points that are: movement, intellect and affection.The objectives that permeated this research were: To understand the relationship of psychomotricity with the basic skills for literacy of children in Early Childhood Education. Identify psychomotor activities that contribute to the acquisition of skills for the literacy of children in early childhood education. To analyze the difficulties faced by children who do not develop literacy skills through psychomotricity. The authors who guided the research were: Ajuriaguerra (1983), Le Boulch (1983) and Nogueira; Oak; Pessanha (2007), as well as the others who contributed to the construction of this work.In the methodology we used bibliographic research emphasizing the important points of the theme, aiming at the importance that Psychomotricity has in the development of the literacy process, so that there is basic knowledge to develop the practice in the classroom.The subjects investigated were 15 children from the 1st and 2nd period of early childhood education and 2 teachers from early childhood education. The research carried out is of a qualitative nature, with the phenomenological approach method, using the instruments of data collection, the techniques of participant observation and questionnaire with the teachers.Thus, we seek to understand how psychomotricity contributes to the acquisition of literacy skills, which is the basis for the integral development of the child in the teaching/learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA contribuição da psicomotricidade para a aquisição de habilidades na alfabetização de crianças do 1° e 2° período da educação infantil de uma escola municipal de Parintinspt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of psychomotricity to the acquisition of literacy skills for children in the 1st and 2nd period of early childhood education at a municipal school in Parintinspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T16:21:29Z-
dc.creator.ID022706272-88pt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee2Batista Filho, Ágdo Régis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1591965833803584pt_BR
dc.contributor.referee3Amoêdo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar a contribuição da psicomotricidade para a aquisição de habilidades de crianças no processo de alfabetização. Analisando as dificuldades de aprendizagem que as crianças desenvolvem quando não estimuladas de maneira que possam se desenvolver integralmente, considerando os três pontos básicos que são: o movimento, o intelecto e o afeto. Os objetivos que permearam esta pesquisa foram: Compreender a relação da psicomotricidade com as habilidades básicas para a alfabetização de crianças da Educação Infantil. Identificar atividades psicomotoras que contribuam na aquisição de habilidades para a alfabetização de crianças na educação infantil. Analisar as dificuldades enfrentadas pelas crianças que não desenvolveram as habilidades para alfabetização por meio da psicomotricidade. Os autores que nortearam a pesquisa foram: Ajuriaguerra (1983), Le Boulch (1983) e Nogueira; Carvalho; Pessanha (2007), assim como os demais que contribuíram para a construção deste trabalho. Na metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica enfatizando os pontos importantes da temática, visando descobrir a importância que a Psicomotricidade tem no desenvolvimento do processo de alfabetização, de forma que haja o conhecimento básico para assim desenvolver-se a prática em sala de aula. Os sujeitos investigados foram 15 crianças do 1° e 2° período da educação infantil e 2 professores da educação infantil. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, com o método de abordagem fenomenológico, utilizando os instrumentos de coleta de dados as técnicas de observação participante e questionário com os professores. Compreende-se como a psicomotricidade contribui na aquisição de habilidades para a alfabetização, sendo esta a base para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino/aprendizagem através de atividades que permitam a criança conhecer a si mesma e o mundo em que vive, e desenvolvendo-se em todos os aspectos sejam eles motores e intelectuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesA Importância da Dança na Educação Infantil. Smart School, 2023. Disponível em:<https://smarthschool.com.br> Acesso em: 12 de fevereiro de 2023. AJURIAGUERRA, J. Manual da Psiquiatria Infantil. São Paulo: Masson, 1983. ALVES, Fátima. A infância e a psicomotricidade: a pedagogia do corpo e do movimento. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016. ARAÚJO, TÂNIA DAS GRAÇAS. O papel do professor mediador na elaboração do conhecimento na formação técnica. Portal Educação. São Paulo, 2022. ASSUNÇÃO, E. e COELHO, José Maia Tereza. Problemas de Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1997. Atividade de seqüência lógica ou seqüência temporal. Educlube, 2021. Disponível em:<https://www.educlube.com.br/ Acesso em: 13 de fevereiro de 2023. Atividades psicomotoras: utilizando-as na educação infantil. Educamundo, 2019. Disponível em:<https://www.educamundo.com.br> Acesso em: 25 de maio de 2023. Autorretrato é tema de aula do maternal 1. Colégio Bom Conselho, 2019. Disponível em:<https://www.bomconselho.com.br>Acesso em: 12 de fevereiro de 2023. Autorretrato. Instituto Bem Me Quer, 2018. Disponível:<https://www.institutobemmequer.com.br> Acesso em: 12 de fevereiro de 2023. BAHIA, Simone. Dança e Movimento na Educação, 2013. Disponível em:<https://simonebahiapedagoga.blogspot.com/2013. BASTOS, Ana Carmen. Associação Portuguesa de pessoas com dificuldades de aprendizagem específicas - appdae, 2013. Blocos de Montar para estimular a coordenação motora e raciocínio lógico. Museu da Imaginação, 2023. Disponível em:<https://www.museudaimaginação.com.br. Acesso em: 14 de fevereiro de 2023. BRANDÃO, Samarão. Desenvolvimento psicomotor da mão. Rio de janeiro, Enelivros, 1984. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996. Brincando de Mímica. Escola Mútipla. Múltipla 360°virtual tour. Disponível em:<https://www.escolamutipla.com.br. CASTRO, Francisco José dos Anjos. A importância do lúdico na aprendizagem associada a psicomotricidade. Monografia – Universidade Cândido Mendes. Brasília, p.46, 2009. CIASCA, M. S; RODRIGUES, S. das D. Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Revista Psicopedagogia, São Paulo, vol33, n.100, 2016. Circuito Motor Infantil. Instituto Mood, 2022. Disponível em:<https://www.institutomood.com.br/treinamento-fisico/circuito-motor-infantil/ Dança das cadeiras desenvolve habilidades motoras. Colégio Brasilis Ensino Forte, 2021. Disponível em:<https://colegiobrasilis.com.br> Acesso em: 14 de fevereiro de 2023. ÉVORA, Cátia. De que forma os jogos de labirinto podem contribuir para a aprendizagem?. Apexa, 2020. Disponível em: <https:apexa.org> Acesso em 10 de fevereiro de 2023. FELIPO. Atividades com tesoura para Educação Infantil. Minhas Atividades, 2021. Disponível em:<https://minhasatividades.com> Acesso em: 13 de fevereiro de 2023. FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade. 4. Ed. São Paulo: Martins Fonte, 1996, p. 142. FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 1ª ed. São Paulo: Editora Seipione: 1989. GAIO, Evelise. Contribuição do labirinto para a prendizagem!. Parque da Ciência. Disponível em:<https:www.parquedaciencia.blogspot.com> Acesso em: 10 de fevereiro de 2023. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas 2008. https://jardimdeinfancia304norte.com.br/coordenacao-motora-fina/ https://www.espacohabilitar.com.br/blog/o-que-e-coordenacao-motora-fina/ Ideias incríveis para brincar de labirinto. Tempo Junto, 2017. Disponível em:<https//:www.tempojunto.com> Acesso em: 10 de fevereiro de 2023. Jogar futebol: um guia completo sobre o esporte preferido do Brasil. Modo Brincar. Hihappy, 2020. Disponível em: <https//:modobrincar.rihappy.com.br/> Acesso em: 02 de fevereiro de 2023. JOSÉ, Elizabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1997. JUNIOR, Lino Azevedo. Como associar futebol e psicomotricidade. Psicomotricidade Positiva. Disponível em: <https//:www.psicomotricidadepositiva.com.br/> Acesso em: 02 de fevereiro de 2023 KISHIMOTO, Tisuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psicogenética na idade escolar. Porto Alegre. Artes Médicas, 1983. LUSSAC, Ricardo Martins Porto. Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional.Mestrado.Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro, 2008. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 226 p. MARINHO, P. CAMARGO, P. Como fazer um autorretrato com as crianças. Tempo Junto, 2018. Disponível em:<https://www.tempojunto.com> Acesso em:12 de fevereiro de 2023. MEDEIROS, Ana Cláudia Costa. A importância da psicomotricidade para o processo de alfabetização. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) – Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. MEDINA, Vilma. Pula Corda: uma brincadeira saudável para crianças. Guia Infantil, 2017. MEUR, A. de, STAES, L, Psicomotricidade: educação e reeducação, níveis: maternal e infantil. São Paulo: Manole, 1991. MOLINARI, Ângela Maria da Paz; SENS, Solange Mari. A educação física e sua relação com a psicomotricidade. Revista PEC, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 85-93, jul. 2002jul. 2003. Motivos para utilizar quebra-cabeça na educação infantil. Ideiaria brinquedos, 2021. Disponível em:<https://www.blogideiariabrinquedos.com.br>Acesso em: 12 de fevereiro de 2023. NEGRINE, Airton. Educação psicomotora: lateralidade e a orientação espacial. Porto Alegre: Pallotti, 1986. NOGUEIRA, Liliana Azevedo;CARVALHO, Luzia Alves de;PESSANHA, Fernanda Campos Lima. A Psicomotricidade na Prevenção das dificuldades no Processo de Alfabetização e Letramento. Perspectivas On Line, Campos dos Goytacazes, V.1, Nº 2, p. 9-28, 2007 OLIVEIRA, G.C. Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 5ªed. Petrópolis: Vozes 2001. OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, pp. 10, 35 – 77, 80, 87. OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 13ª ed., Petrópolis – RJ: Vozes, 2008. OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num Enfoque Psicopedagógico. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. ORBEN, Mari. A importância da Massinha de Modelar na educação Infantil. Blog da Mari, 2016. Disponível em:<https://www.mariorben.com.br> Acesso em: 13 de fevereiro de 2023. Os benefícios do jogo da memória. DEDOBRINQUEDO.Dicas Educativas, 2020. Disponível em:<https://blog.dedobrinquedo.com.br/2020/11/06/os-beneficios-do-jogoda-memoria/> Acesso em: 02 de fevereiro de 2023. PEREIRA, Claudia. Jogo da mímica. Jogos Educativos. Educa Mais, 2020. Disponível em:<https://www.educamais.com/jogo-da-mimica/ PEREIRA, V.A; JESUS, D.S DE; CATARINO, E.M; PEREIRA, T. C. B. Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: possibilidades e desafios. Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais, Luziânia, v. n. 2021. PIMENTA, Ricardo de Almeida. Dispraxias na educação infantil. Tese – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 201, p.60. PIREZ, Thais Simeoni. Contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Recorte e Colagem. Projeto Escola, 2021. Disponível em:<https://www.escolaprojeto.g12.br/g4-recorte-e-colagem/>. Acesso em: 14 de fevereiro de 2023. REZENDE, E. de. 11 motivospara as crianças brincarem de AMARELINHA. PsicoEdu, 2023. ROTTA, Newra Tellechea. Transtornos de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2006. SABAGH, Marcus Vinícius de Melo. A psicomotricidade e a vida intra-uterina. Monografia – Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, 2011, p.34. SANTOS, Luiz Carlos dos. A OBSERVAÇÃO: uma técnica ou instrumento de coleta de daos numa investigação científica. Resumo, 2023. SBP. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. Disponível em: www.psicomotricidade.com.br>Acesso em: 20 de março de 2023. SOUZA, Aniuzo Magalhães P. de. Disgrafia: Causas E Estratégias De Correção No Ensino/Aprendizagem. Monografia – Universidade de Brasília. Buritis, 2015, p.25. SOUZA, Edilania Lopes de;MONTEIRO, Shirley R.A. F. A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. Disponível em: < https://monografias.brasilescola.uol. TEIXEIRA, S. Amarelinha: uma brincadeira educativa e bem legal. Centro de Produção Técnicas e Editora Ltda. Viçosa – MG, 2000 – 2003. WALLON, Henry. As Origens do Caráter na Criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2023



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.