DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5011
Titel: A importância dos blocos lógicos na construção da percepção matemática da criança da educação infantil
Sonstige Titel: The importance of logic blocks in building the mathematical perception of children in early childhood education
Autor(en): Zaltron, Fernanda Lise
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Selma Souza de
Stichwörter: Jogos matemáticos;Blocos lógicos;Percepção matemática;Ensino e aprendizagem;Mathematical games;Logic blocks;Mathematical perception;Teaching and learning
Erscheinungsdatum: 27-Okt-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: ZALTRON, Fernanda Lise. A importância dos blocos lógicos na construção da percepção matemática da criança da educação infantil. 2022. 61 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi organizado a partir de estudos teóricos relacionados à utilização do material blocos lógicos, enquanto recurso didático, no processoda construção da percepção matemática da criança da Educação Infantil. Optamos por investigar as possíveis contribuições dos blocos lógicos para uma aprendizagem significativa da percepção matemática. Utilizamos, desse modo, um referencial teórico que apresenta um estudo consistente dos autores Lorenzato (2018), Dienes (1975) e Simons (2011), os quais dialogam com a temática no trabalho com a matemática, via aplicação de jogos e de atividades. Para a realização desta pesquisa foramaplicados alguns jogos matemáticos, que favoreceram a compreensão dos conceitos matemáticos e o raciocínio lógico das crianças. Além disso, foram propostas algumas sugestões de jogos, com possibilidades de aplicação no ambiente escolar. Enquanto metodologia a abordagem foi qualitativa, método hipotético dedutivo, procedimento técnico pesquisa-ação e técnica observação. Por fim, realizamos a análise das observações das atividades aplicadas com as crianças da Educação Infantil. Os resultados desta intervenção mostraram que os jogos e as atividades com os blocos lógicos, nas aulas de matemática, foram eficientes para os alunos, visto que, além de proporcionarem uma aprendizagem significativa, esses recursos manipuláveis contribuíram para a socialização, a participação e a interação entre os alunos, propiciadas pelo trabalho em grupo. Palavras-chave: Jogos matemáticos, blocos lógicos, percepção matemática, ensino e aprendizagem.
Zusammenfassung: This end-of-course work was organized based on theoretical studies related to the use of logic blocks as a didactic resource in the process of building the mathematical perception of children in Early Childhood Education. We chose to investigate the possible contributions of logic blocks to meaningful learning of mathematical perception. In this way, we used a theoretical framework that presents a consistent study by the authors Lorenzato (2018), Dienes (1975) and Simons (2011), who dialog with the theme of working with mathematics, through the application of games and activities. To carry out this research, some mathematical games were applied, which favored the understanding of mathematical concepts and the children's logical reasoning. In addition, some suggestions for games were proposed, with possibilities for application in the school environment. The methodology was qualitative, using the hypothetical deductive method, the technical procedure of action research and the observation technique. Finally, we analyzed the observations of the activities carried out with the kindergarten children. The results of this intervention showed that the games and activities with logic blocks in math classes were effective for the students, since, as well as providing meaningful learning, these manipulable resources contributed to socialization, participation and interaction between the students, fostered by group work. Keywords: Mathematical games, logic blocks, mathematical perception, teaching and learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5011
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.