DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZaltron, Fernanda Lise-
dc.date.available2023-08-24T13:44:18Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.citationZALTRON, Fernanda Lise. A importância dos blocos lógicos na construção da percepção matemática da criança da educação infantil. 2022. 61 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5011-
dc.description.abstractThis end-of-course work was organized based on theoretical studies related to the use of logic blocks as a didactic resource in the process of building the mathematical perception of children in Early Childhood Education. We chose to investigate the possible contributions of logic blocks to meaningful learning of mathematical perception. In this way, we used a theoretical framework that presents a consistent study by the authors Lorenzato (2018), Dienes (1975) and Simons (2011), who dialog with the theme of working with mathematics, through the application of games and activities. To carry out this research, some mathematical games were applied, which favored the understanding of mathematical concepts and the children's logical reasoning. In addition, some suggestions for games were proposed, with possibilities for application in the school environment. The methodology was qualitative, using the hypothetical deductive method, the technical procedure of action research and the observation technique. Finally, we analyzed the observations of the activities carried out with the kindergarten children. The results of this intervention showed that the games and activities with logic blocks in math classes were effective for the students, since, as well as providing meaningful learning, these manipulable resources contributed to socialization, participation and interaction between the students, fostered by group work. Keywords: Mathematical games, logic blocks, mathematical perception, teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectBlocos lógicospt_BR
dc.subjectPercepção matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematical gamespt_BR
dc.subjectLogic blockspt_BR
dc.subjectMathematical perceptionpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.titleA importância dos blocos lógicos na construção da percepção matemática da criança da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of logic blocks in building the mathematical perception of children in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-24T13:44:18Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Selma Souza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4208194987095888pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Maria Quitéria Afonso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722394507636507pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6476243938124948pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso foi organizado a partir de estudos teóricos relacionados à utilização do material blocos lógicos, enquanto recurso didático, no processoda construção da percepção matemática da criança da Educação Infantil. Optamos por investigar as possíveis contribuições dos blocos lógicos para uma aprendizagem significativa da percepção matemática. Utilizamos, desse modo, um referencial teórico que apresenta um estudo consistente dos autores Lorenzato (2018), Dienes (1975) e Simons (2011), os quais dialogam com a temática no trabalho com a matemática, via aplicação de jogos e de atividades. Para a realização desta pesquisa foramaplicados alguns jogos matemáticos, que favoreceram a compreensão dos conceitos matemáticos e o raciocínio lógico das crianças. Além disso, foram propostas algumas sugestões de jogos, com possibilidades de aplicação no ambiente escolar. Enquanto metodologia a abordagem foi qualitativa, método hipotético dedutivo, procedimento técnico pesquisa-ação e técnica observação. Por fim, realizamos a análise das observações das atividades aplicadas com as crianças da Educação Infantil. Os resultados desta intervenção mostraram que os jogos e as atividades com os blocos lógicos, nas aulas de matemática, foram eficientes para os alunos, visto que, além de proporcionarem uma aprendizagem significativa, esses recursos manipuláveis contribuíram para a socialização, a participação e a interação entre os alunos, propiciadas pelo trabalho em grupo. Palavras-chave: Jogos matemáticos, blocos lógicos, percepção matemática, ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL, Referencial Curricular Para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEI, 1998.v.1 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 01 Mar. 2021. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2009. DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de pré-escola. Série Educação. São Paulo: Àtica, 1996. DIENES, Zoltan Paul. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1975. KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 39ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. LAKATOS, Eva Maria. Fundamento de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 3. ed. Campinas. SP: Autores Associados, 2018. PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. SIMONS, Úrsula Marianne. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocínio. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.