DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4790
Title: Reflexões sobre o cotidiano de professores de ciências biológicas da rede básica durante a pandemia de covid-19 em Manaus-AM
Other Titles: Reflections on the daily lives of basic biological science teachers during the covid-19 pandemic in Manaus-AM
Authors: Santos, Vanessa Sabino dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Battaini, Vivian
Keywords: COVID-19;Ensino remoto;Professores de ciências biológicas;Remote teaching;Biological sciences teachers
Issue Date: 3-Mar-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SANTOS, Vanessa Sabino dos. Reflexões sobre o cotidiano de professores de ciências biológicas da rede básica durante a pandemia de covid-19 em Manaus-AM. 2023. 54 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: O avanço do novo coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, resultou em diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade, seja ela econômica, social e, até mesmo, a educacional. Nesse contexto, o interesse em conhecer melhor as realidades vivenciadas por professores de Ciências e Biologia manauara motivou o desenvolvimento de um Documentário intitulado “O cotidiano de professores manauaras na pandemia: retratos poucos poéticos”. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender sobre o cotidiano de professores de Ciências Biológicas na pandemia em Manaus-AM a partir deste Documentário. Nos objetivos específico, buscou-se: (i) identificar as principais dificuldades e potencialidades de professores manauaras com o uso das tecnologias digitais no ensino; (ii) conhecer os impactos na saúde mental vivenciados na pandemia por professores manauaras; e (iii) analisar as principais potencialidades e desafios do ensino de Ciências e Biologia durante a pandemia. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e o tipo de metodologia selecionada foi o estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio do Documentário e para realizar a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados encontrados revelam que o ensino remoto causou impactos em diferentes setores da vida dos entrevistados. Dentre as experiências narradas pelos docentes foi possível identificar, dificuldade para usar as tecnologias digitais, falta de recurso tecnológico por parte dos estudantes, implicações na saúde mental dos professores e a importância do Ensino de Ciências e Biologia em tempos de fake news. PALAVRAS-CHAVE: COVID-19, ensino remoto, professores de Ciências Biológicas.
Abstract: The outbreak of the new coronavirus, which causes the disease called COVID-19, has resulted in several changes, affecting various areas of society, be it economic, social and even educational. In this context, the interest in getting to know better the realities experienced by Science and Biology teachers from Manaus motivated the development of a Documentary entitled “The daily life of Manaus teachers in the pandemic: portraits that are not very poetic”. Thus, the present work has the general objective of reflecting on the daily life of Biological Sciences teachers durig the pandemic in Manaus-AM. In the specific objectives, we sought to: (i) Identify the main difficulties and potentials of Manaus teachers with the use of digital technologies in teaching; (ii) Know the impacts on mental health experienced by Manaus teachers in the pandemic; and (III) Analyze the main potentialities and challenges of teaching Science and Biology during the pandemic. This research presents a qualitative approach and the type of methodology selected was the case study. Data were obtained through a documentary and Bardin's content analysis was used to perform the data analysis. The results found reveal that remote teaching caused impacts in different sectors of the interviewees' lives. Among the experiences narrated by the teachers, it was possible to identify difficulties in using digital technologies, lack of technological resources on the part of students, implications for the mental health of teachers and the importance of teaching Science and Biology in the times of fake news. Keywords: COVID-19, remote teaching, Biological Sciences teachers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4790
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.