DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Sabino dos-
dc.date.available2023-07-18T14:56:35Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Vanessa Sabino dos. Reflexões sobre o cotidiano de professores de ciências biológicas da rede básica durante a pandemia de covid-19 em Manaus-AM. 2023. 54 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4790-
dc.description.abstractThe outbreak of the new coronavirus, which causes the disease called COVID-19, has resulted in several changes, affecting various areas of society, be it economic, social and even educational. In this context, the interest in getting to know better the realities experienced by Science and Biology teachers from Manaus motivated the development of a Documentary entitled “The daily life of Manaus teachers in the pandemic: portraits that are not very poetic”. Thus, the present work has the general objective of reflecting on the daily life of Biological Sciences teachers durig the pandemic in Manaus-AM. In the specific objectives, we sought to: (i) Identify the main difficulties and potentials of Manaus teachers with the use of digital technologies in teaching; (ii) Know the impacts on mental health experienced by Manaus teachers in the pandemic; and (III) Analyze the main potentialities and challenges of teaching Science and Biology during the pandemic. This research presents a qualitative approach and the type of methodology selected was the case study. Data were obtained through a documentary and Bardin's content analysis was used to perform the data analysis. The results found reveal that remote teaching caused impacts in different sectors of the interviewees' lives. Among the experiences narrated by the teachers, it was possible to identify difficulties in using digital technologies, lack of technological resources on the part of students, implications for the mental health of teachers and the importance of teaching Science and Biology in the times of fake news. Keywords: COVID-19, remote teaching, Biological Sciences teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectProfessores de ciências biológicaspt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectBiological sciences teacherspt_BR
dc.titleReflexões sobre o cotidiano de professores de ciências biológicas da rede básica durante a pandemia de covid-19 em Manaus-AMpt_BR
dc.title.alternativeReflections on the daily lives of basic biological science teachers during the covid-19 pandemic in Manaus-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T14:56:35Z-
dc.contributor.advisor1Battaini, Vivian-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9777009533043971pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosilene Gomes Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376667127204752pt_BR
dc.contributor.referee2Cabral, Hileia Monteiro Maciel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809503718860401pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1668208666099566pt_BR
dc.description.resumoO avanço do novo coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, resultou em diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade, seja ela econômica, social e, até mesmo, a educacional. Nesse contexto, o interesse em conhecer melhor as realidades vivenciadas por professores de Ciências e Biologia manauara motivou o desenvolvimento de um Documentário intitulado “O cotidiano de professores manauaras na pandemia: retratos poucos poéticos”. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender sobre o cotidiano de professores de Ciências Biológicas na pandemia em Manaus-AM a partir deste Documentário. Nos objetivos específico, buscou-se: (i) identificar as principais dificuldades e potencialidades de professores manauaras com o uso das tecnologias digitais no ensino; (ii) conhecer os impactos na saúde mental vivenciados na pandemia por professores manauaras; e (iii) analisar as principais potencialidades e desafios do ensino de Ciências e Biologia durante a pandemia. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e o tipo de metodologia selecionada foi o estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio do Documentário e para realizar a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados encontrados revelam que o ensino remoto causou impactos em diferentes setores da vida dos entrevistados. Dentre as experiências narradas pelos docentes foi possível identificar, dificuldade para usar as tecnologias digitais, falta de recurso tecnológico por parte dos estudantes, implicações na saúde mental dos professores e a importância do Ensino de Ciências e Biologia em tempos de fake news. PALAVRAS-CHAVE: COVID-19, ensino remoto, professores de Ciências Biológicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, M. E. B., VALENTE, J. A. Integração Currículo e Tecnologias e a Produção de Narrativas Digitais. Currículo Sem Fronteiras, n. 3, p. 57-82, 2012. ASSIS, Ana. Educação e pandemia: outras ou refinadas formas de exclusão. Palavra aberta, São Paulo, n.35, p.1-17, 2021. ANJOS, Alexandre; SILVA, Glaucia. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação. Secretaria de Tecnologia Educacional, Mato Grosso, p. 3-28, 2018. AMORIM, Daniel. COSTA, Cássio. Aprendizagem baseada em jogos digitais RPG no ensino superior: o desenvolvimento de um jogo na disciplina de Ecologia. Revista Cocar, João Pessoa, v.16 n.34 p.1-21, 2022. ALVES, Ana; RODRIGUES, Nuno. Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Revista Portuguesa de Saúde Pública, São Paulo, n.2, p. 1-5, 2010. ASMUNDSON, Garami; TAYLOR, Souza. Coronaphobia: fear and the 2019-nCoV outbreak. Journal of Anxiety Disorders, n. 70, p. 102-196, 2020 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Ed. 4 Lisboa: Edições 70, 2010. BARDIN L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016. BATISTA, Taíse; PAGANINI, Martanézia. O uso das tecnologias digitais no ensino: uma pesquisa sobre o ensino remoto. 2021. Tese (Graduação em Educação) – Licenciatura em Letras- Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. BARRETO, Ivana et al. Colapso na saúde em Manaus: o fardo de não aderir às medidas não farmacológicas de redução da transmissão da Covid-19. Saúde debate, Rio de janeiro, v. 45, n. 131, p. 1126-1139, 2021. BATISTA, Suzana; ANJOS, Caio. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, São Paulo, v. 19, p. 1-61, 2021 BELLONI, João. Docência em tempos de Covid 19: concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto. Nova era, João Pessoa, n.5,p.1- 34, 2021. BEZERRA, Maria. Afetividade: interação entre professores e estudantes nos novos ambientes de aprendizagem em tempos de pandemia. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, p. 13, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19207> Acesso em: 11 mai. 2022. BEZERRA, Andreia. Prevalência e fatores de ansiedade durante a epidemia de doença coronavírus 2021 (COVID-19) entre os professores. Jornal de transtornos afetivos, Bethesda, MD, n. 277, p. 153-158, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016 /j.jad.2020.08.017. Acesso em: 02 out. 2021. BONIN, Andressa Corrêa Barcellos. A vivência dos moradores de rua frente as garantias e valores constitucionais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso -Bacharelado em Direito – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. CARRAMASCHI, Isabel et al. Jogos didáticos digitais como uma estratégia de ensino de conceitos relacionados à pandemia causada pelo coronavírus (sars-cov2). Humanidades e Inovação, Palmas, v. 9, n. 14, p. 1-34 ,2022. CALEJON, Laura Marisa; BRITO, Alan. Entre a Pandemia e o Pandemônio: uma reflexão no campo da educação. Educamazônia: educação, sociedade e meio ambiente, Humaitá, v. 25, n. 2, p. 291-311, 2020. CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de Conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia. Minas Gerais, v.6, n.2, p. 179-191, 2013. CLEMENTE, Sergio. Estudo de Caso x Casos para Estudo: Esclarecimentos acerca de suas características e utilização. Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, n. 7, 2012. São Paulo. Artigo. São Paulo, 2012 p. 1-12. COUTINHO, Alcindo; VILLALBA, Osvaldineide. ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão. São Carlos, p. 1-13, 2013. COSTA, Francisco. Docência e docentes: a luta contra a precarização da profissão que forma outras profissões, a partir da [na] pandemia de covid-19. Revista Conexão Comciência, Crateús, n.1, v.3, p. 1-20, 2023. DOS SANTOS, Matheus. Intensificação do trabalho docente e suas implicações na saúde de professores de uma escola municipal. Brazilian Journal of Developement, outubro,2020. Disponível em: https://10.34117/bjdv6n11-509. Acesso em: 28/09/2022. DURÉ, Ravi; ANDRADE, Maria; ABÍLIO, Francisco. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Revista experiências em ensino de ciências, Paraíba, v. 13, n. 1, p. 1-14, 2018. ECHALAR, Adda; LIMA, Daniela; PEIXOTO, Joana. Programa Um Computador Por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégias para a redução das desigualdades sociais. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 393-413, 2020. EISMA, Martayla. Prolonged grief disorder following the Coronavirus (COVID-19) pandemic. Psychiatry Research, p.1-2, 2020. FARO, A. et al. COVID-19 e saúde mental: A emergência do cuidado. Estudos de Psicologia, Campinas, n. 37 p. 1-14. 2020. FERREIRA-COSTA, Rodney; PEDRO-SILVA, Nelson. Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental. Pro-Posições, n. 30, p. 1-42, 2019. FRONZA, Alberto. Possibilidades de ensino no contexto da Pandemia. Encontro Nacional de Educação, n.21, 2020. Artigo. Florianópolis, 2020, p. 1-9.GOUVÊA, Leda. As condições de trabalho e o adoecimento de professores na agenda de uma entidade sindical. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 40, n. 111, p. 206-219, 2016. GONÇALVES, Tiago. Ensinando Biologia em tempos de pandemia: um laboratório caseiro com materiais simples e de baixo custo para a simulação da digestão de proteínas. Revista Educação Pública, v. 21, nº 5, 9 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/5/ensinando-biologia-em-tempos-de pandemia-um-laboratorio-caseiro-com-materiais-simples-e-de-baixo-custo-para-a-simulacao da-digestao-de-proteinas. Acesso em: 08/11/2022. GONÇALVES, Jéssica; BALADELI, Ana. Reflexões sobre o sistema educacional dos colégios militares e o discurso da educação de excelência. Revista UNIABEU, Paraná, n.11, n. 28, p.1- 14, 2018. IMSTITUTO PENÍNSULA. Contexto da educação diante da pandemia de covid-19. São Paulo, 2020. JÚNIOR, Augusto; KELLES, Ludmilla; FRANCO, Luiz. Jogos digitais no ensino remoto: uma experiência com uma turma do 9° ano do ensino fundamental. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, n. 8, 2022. Minas Gerais. Artigo. Minas Gerais, 2022, p. 1-16. KRASILCHIK, Myriam Professor e o Currículo das Ciências. EPU, São Paulo, 1987. LANA, Raquel et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.3, p.1- 36, 2020. LEITÃO, Keila; CAPUZZO, Denise. Impactos do burnout em professores universitários no contexto da pandemia de covid 19. Revista Humanidades e Inovação, Campus de palmas v.8, n.40, p. 1-13, 2021. LEITE, Lígia. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Vozes, Petrópolis, n.5, 2010. LEAL, Paulo Célio de Souza. A educação diante de um novo paradigma: ensino a distância (EAD) veio para ficar! Gestão & Tecnologia, n. 1. ed. 30, 2020. LESNOVSKI, Ana Flávia. Para dentro e para fora da imagem: a presença do poético no cinema documental. 2007. Tese de mestrado- Curso em Jornalismo- Universidade Tuiutí do Paraná, Paraná, 2007. LINSINGEN, Irlan. Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I curso de extensão Saberes e resistências em tempos de pandemia. Revista Sergipanade Educação Ambienta, São Crostóvão, n. 7, p. 1-13, 2020. LIMA, Maria; Moreira, Érika. A pesquisa qualitativa em geografia. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n.37, v.2, p.27-55, 2015. LIMA, Ana Paula. Uso das tecnologias na educação na pandemia: computador e internet. Tese (Graduação em Educação) - Licenciatura em Matemática- Universidade Estadual de Goiás. Brasília, 2021. LIZANA, Pablo; VEGA-FERNADEZ, Gustavo, Gomez-Bruton, Alejandro. Impact of the COVID-19 Pandemic on Teacher Quality of Life: A Longitudinal Study from before and during the Health Crisis. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, n 7, p. 3764, 2021. MACIEL, Hiléia. O potencial pedagógico dos espaços não formais da cidade de Manaus.2013. Tese de Mestrado – Educação em Ciências - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013. MACEDO, Renata. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.34, nº 73, p.262-280, 202. MATTOS, E. A. As professoras de ciências naturais e o ensino remoto na pandemia de COVID 19. Caderno de Estágio, São Paulo, n.2, p. 1-14, 2020. MINAYO, Cecília; DESLANDES, Otavio; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2007. NEGRÃO, Felipe; MORHY, Priscila; ANDRADE, Alexandra. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. Revista da rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá n. 10, p. 1-23, 2022. NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 3ª Ed. Campinas: Papirus, 2007. NÓVOA, Antônio. O uso de Tecnologias digitais no processo de ensino durante a pandemia da Covid-19. Universidade Federal e Tecnológica do Paraná, Paraná, p. 1-36, 2020. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. A condição dos professores: recomendação Internacional de 1966, um instrumento para a melhoria da condição dos professores. Genebra: OIT/ Unesco, 1984. OLIVEIRA, D.C., Análise de Conteúdo Temático Categorial: Uma proposta de sistematização. Revista Enferm, Rio de Janeiro, v. 4, n.16, p.1-42, 2008. OLIVEIRA, Dalila. Trabalho docente em tempos de pandemia. Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG), Belo Horizonte, p. 1-24, 2020. PALACIOS, R. A.; FLECK, C. F. DOCENTE OU DOENTE: COMO FICA A ROTINA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COM O CRESCENTE ADOECIMENTO EMOCIONAL? Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 36, p. 365- 391, 22 maio 2020. PEREIRA, M. D. et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, São Paulo, n.9, p. 1-35, 2020. PEREIRA, Hortência.; SANTOS, Fábio.; MANENTI, Mariana. A. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, n. 3, p. 26-32, 2020. PRETTO, Nelson; BONILLA, Maria; SENA, Ivânia Paula. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador, p. 1- 20, 2020. PITOMBEIRA, Cátia; NASCIMENTO, Ana. tecnologias digitais no PIBID em tempos de pandemia: diálogo sobre prática. Fólio, São Paulo, n.14, p.1-14, 2022. PIRES, Clara. Saúde mental e trabalho do(c)ente: os(as) professores(as) e a pandemia de covid 19.2021. Tese (Graduação em Educação) - Pedagogia-Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2021. PONTES, Guilherme et al. Desafios enfrentados com o uso de novas tecnologias: ensino e aprendizagem em período de pandemia covid-19. In: Congresso Internacional de gestão e tecnologias, n.4, 2020, Recife. Artigo. p.1-14, 2020. QUEIROZ, Danilo. Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspectivas dos docentes. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-22, 2020. RAMÍREZ-ORTIZ, J. et al. Consecuencias de la pandemia COVID-19 enla Salud Mental asociadas al aislamiento social. SciELO Preprints, Colombia, p. 1–21, 2021. REZENDE, Márcia. O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas. Texto livre: Linguagem e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 94-107, 2016. RONDINI, Pedro; SANTANA, Lucas; DUARTE, João. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, p. 7-12, 2020. SANTANA, Rita; ALMEIDA, Paula; JATOBÁ, Ana. A relação professora aluno e o processo ensino aprendizagem na pandemia. São Paulo, 2020. SANTOS, Vanessa et al. Formação de professores e Educomunicação: uma experiência de produção audiovisual no Curso de Ciências Biológicas da UEA. In: Jornada Pan Amazônia de Folkcomunicação, 3., 2022, Parintins. SANTOS, José; ZABOROSKI, Carlos. Docência em tempos de Covid 19: concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto. Educação todo dia, outubro, 2020. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/416/228 Acesso em 12 de outubro de 2022. SANTOS, Raul; MONTEIRO, Tiago. Educação remota em tempos de pandemia: ensinar, aprender e ressignificar a educação. Curitiba, p. 1-89, 2020. SAMPAIO, Rafael; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021. SANTANDES, Rauana. COVID-19 em tempos de isolamento: educação não formal e jogos para informar e sensibilizar. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 24, n. 2, p. 127-139,ano 2020. SARAIVA, Karla. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. SEIXAS, Ramon; CALABRÓ, Lucas; SOUSA, Denilson. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, Rio Grande do Sul, n. 14, p.289–303, 2017. SILVA, Iolete; SILVA, Camila. O projeto ‘Aulas em Casa’ e a educação remota durante a pandemia do COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas. Educar mais, Manaus, n.5, 1-10, 2021. SILVA, Daniel.; CARVALHO, Fernando; MACHADO, Lucas; OLIVEIRA, Luzia. Princípios da Educação Online: Percepção dos professores. SBC Horizontes, p. 1-28, 2020. SILVA, A. F., FERREIRA, J. H., VIEIRA, C.A. O ensino de ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, Santarém, v.7. n° 2, p. 283- 304, 2017. SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, p. 27-37, 2020. SILVA, Ana et al. A importância da disciplina de biologia e a pandemia de COVID-19 no ensino médio de uma escola pública em alfenas-mg. In: Encontro Nacional das Licenciaturas n. 8, 2020, Alfenas. Artigo. Alfena: ENALIC, 2020, p. 1-12. SIMÕES, E.A.; SEIBEL, M.K.; GRILLO, V.G.; OLIVEIRA, M.G.. Formação de professores para o ensino híbrido: análise da percepção docente sobre o uso de metodologias ativas. Brazilian Journal of Development, n. 7, p. 1-162, 2021. SOARES, Mônica; SANTOS, Antônia; FARIAS, Francielly; LIMA, Filipi. Ensino de biologia em tempos de pandemia: criatividade, eficiência, aspectos emocionais e significados, Revista ibero-americana de humanidades, Ciências E Educação, n.7, p. 1-32, 2021. SOBRINHO, Raimundo. A importância do ensino da biologia para o cotidiano. 2009. Tese (Graduação em Educação) – Licenciatura em Biologia - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, Fortaleza, 2009. SOARES. Antônio et al. Ensino de biologia em tempos de pandemia: criatividade, eficiência, aspectos emocionais e significados. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7.n.2, fev. 2021. ISSN - 2675 – 3375. SOUZA, Icaro et al. O WhatsApp no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio tecnológico. Brazilian Journal of Development, v.7, p. 3762-3774, 2021. STELLA, Paulo. Formação de professores de línguas estrangeiras no contexto de isolamento social: diálogos, propostas e desafios. Edufal, Maceió, n.1, p. 10-12, 2021. TRINDADE, Marcel; MORCEFY, Cely; OLIVEIRA, Marinalva. Saúde mental do professor: uma revisão de literatura com relato de experiência. Revista Interdisciplinar de Extensão. n. 2, p. 1-18, 2018. TORMES, Jiane; MONTEIRO, Luana; MOURA, Luiza. Estudo de caso: uma metodologia para pesquisas educacionais. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, vol.2, n.1, p.18-25, 2018. VERGANI, Kelly; MORAES, Cineri. Tecnologias digitais e a constituição docente em tempos de pandemia. 2020. Orientador: Tese (Graduação em Educação) -Pedagogia- Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 2020. VIEIRA, Letícia.; RICCI, Maike. C. C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC, Santa Catarina, p.1-5, abril, 2020. Disponível: em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___ Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em: 23/06/2022. VIEIRA, Carlos; SOUZA, Joana. Ensino de ciências por investigação em tempos de pandemia. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, Goiás. Artigo: Realize, 2021, p. 1-8. VIANA, A.V. R. et al. Elaboração de um Jogo de Perguntas e Respostas para os Processos e Ensino e Aprendizagem da COVID-19: Avaliação de Professores. EaD em Foco, Minas Gerais, v. 11, n. 2, e1354, 2021. VENTURA, Magda. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista SOCERJ, Rio de Janeiro, v.5, n.5, p. 383-386, 2007.WARTHA, Edson; SILVA, Erivanildo; BEJARANO, Nelson. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova Escola, vol. 35, nº 2, pág. 84-91, 2013. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, 2005pt_BR
dc.subject.cnpqBiologiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqSaúde mentalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.