DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Michele Monteiro-
dc.date.available2023-03-02-
dc.date.available2023-03-06T14:46:54Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4574-
dc.description.abstractThis research Rural Education: Motivations and Challenges of Teachers at Bom Jesus Rural Municipal School of Bacuri (2021 - 2022) aims to show the reality of the Rural Educator, in which it intends to demonstrate that rural education also plays an important role in formation of individuals in the rural area of Tefé, Amazonas. Since Rural Education can be planned at all levels, from early childhood education to higher education, this research intends to show that rural educators are considered fundamental subjects of pedagogical formulation and school transformations, they are essential for the process. transforming education, seeking to change a precarious reality that does not happen without the movement of those involved. In this way, a qualitative methodology was used focused on the application of a questionnaire to the Educators of the Bom Jesus Municipal School of Bacuri, which made possible the discussions to reach the proposed results, such as the profile of the educator of the Bacuri community, to which it was possible to understand that rural education is so complex, that for each reality of a specific school there is a profile of a Rural Teacher, that each school, each community shapes and defines this profile. Based on the methodological procedures, a brief literature review was carried out, which worked on the concept of Rural Education, using authors such as Caldart (2012); Santos (2018); Tavares (2018), among others. This work will contribute to the record of the experiences of those who are far from urban centers, and thus will be able to instigate others to know the reality of teachers and students in rural areaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campo, Professor, Desafios.pt_BR
dc.subjectField Education, Teacher, Challenges.pt_BR
dc.titleEducação do campo: motivações e desafios dos professores da escola municipal rural Bom Jesus do Bacuri (2021-2022)pt_BR
dc.title.alternativeField education-motivations and challenges of teachers of the rural municipal school Bom Jesus do Bacuri (2021-2022)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T14:46:54Z-
dc.contributor.advisor1Abreu, Tenner Inauhiny de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1888620322695165pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Tenner Inauhiy de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1888620322695165pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jubrael Mesquita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051876148464703pt_BR
dc.contributor.referee3Aguiar, Sidney Barata de-
dc.description.resumoEsta pesquisa Educação do Campo: Motivações e Desafios dos Professores da Escola Municipal Rural Bom Jesus do Bacuri (2021 - 2022) tem como objetivo mostrar a realidade do Educador do Campo, em que pretende demostrar que a educação do campo também tem um papel importante na formação dos indivíduos da zona rural de Tefé, Amazonas. Visto que a Educação do Campo pode ser planejada em todos os níveis, desde a educação infantil até o ensino superior, essa pesquisa pretende apresentar que os educadores do campo são considerados sujeitos fundamentais da formulação pedagógica e das transformações da escola, são essenciais para o processo transformador da educação, em busca de modificar uma realidade precária que não acontece sem que haja movimentação dos envolvidos. Dessa forma, utilizou se uma metodologia qualitativa centrada na aplicação de questionário aos Educadores da Escola Municipal Bom Jesus do Bacuri, ao qual possibilitou as discussões para chegarmos aos resultados propostos, como o perfil do educador da comunidade do Bacuri, ao qual foi possível compreender que a educação do campo é tão complexa, que a cada realidade de uma escola especifica há um perfil de Professor do Campo, que a cada escola, cada comunidade molda e define esse perfil. Baseada nos procedimentos metodológicos procedeu-se uma revisão sucinta da literatura, que trabalhou o conceito de Educação do Campo, com uso dos autores como Caldart (2012); Santos (2018); Tavares (2018), entre outros. Este trabalho irá contribuir no registro das experiências daqueles que se encontram distantes dos centros urbanos, e assim poderá instigar outros a conhecer a realidade dos docentes e discentes das zonas rurais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.