DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4354
Titel: Resolução de problemas de equação do 1º grau utilizando dominó no EJA 3ª etapa
Sonstige Titel: Solving 1st degree equation problems using dominoes in EJA 3rd stage.
Autor(en): Duarte, Liliane Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, Nadime Mustafa
Stichwörter: Matemática;Equação do 1º grau;EJA;Ensino de matemática;Mathematics;Mathematics teaching;1st degree equation
Erscheinungsdatum: 4-Jun-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: DUARTE, Liliane Almeida. Resolução de problemas de equação do 1º grau utilizando dominó no EJA 3ª etapa. 2019. 57 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
metadata.dc.description.resumo: A matemática evolui para novos campos de pesquisas, na qual o ser humano contribui com seu raciocínio, porém de forma geral o aluno considera essa teoria complexa sem sentido. Este trabalho foi instigado por uma experiência vivenciada no âmbito escolar, que se tornou um desafio para o desenvolvimento de umas das etapas para acadêmica. Como transmitir o conhecimento da matemática para o EJA da 3ª Etapa na Escola Hugo Castelo Branco através de um jogo? Pois trata-se de uma modalidade de ensino que requer muita atenção no que tange ao planejamento articulado e desenvolvido da sala de aula com os alunos no seu cotidiano, na qual há uma enorme defasagem de ensino. Durante o estágio percebeu-se que a matemática não foi vivenciada e explorada em nenhum momento no seu cotidiano frente à resolução de problemas por meio do uso de equação do 1º grau por exemplo. O desafio foi associar tais resoluções envolvendo equações do 1º grau em um jogo de dominó com os alunos do EJA relacionando a matemática. A finalidade foi propor um raciocínio prático na resolução de exercício, neste dominó para o público EJA em sala de aula, obtendo um resultado satisfatório com este material concreto. Este método adotado da pesquisa foi qualitativo onde responde através de variáveis, com interesse de observar, registrar, analisar e interpretar buscando aprofundar no material concretizado em resolução de problemas de equação do 1º grau.
Zusammenfassung: Mathematics is evolving into new fields of research, in which the human being human being contributes with his reasoning, but in general the student considers this complex theory without meaning. This work was instigated by an experience lived at school, which school, which became a challenge for the development of one of the stages of the for the academic. How to transmit the knowledge of mathematics to EJA of the 3rd Stage at Hugo Castelo Branco School through a game? Because it is teaching modality that requires a lot of attention regarding the articulated and developed planning of the classroom with students in their daily life, in which there is a huge gap in teaching. During the internship it was realized that mathematics was not experienced and explored at any time in their daily lives against the resolution of problems through the use of 1st degree equation for example. The challenge was associate such resolutions involving equations of 1st degree in a game of dominoes with EJA students relating mathematics. The purpose was to propose a practical reasoning in the resolution of exercise, in this dominoes for the EJA public in the classroom, obtaining a satisfactory result with this concrete material. This method adopted of research was qualitative where it responds through variables, with interest to observe, record, analyze and interpret seeking to deepen in the material concrete in solving problems of 1st degree equation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4354
Enthalten in den Sammlungen:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Resolução de problemas de equação do 1º grau utilizando dominó no EJA 3ª etapa.pdf2,76 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.