DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Liliane Almeida-
dc.date.available2022-10-07T12:48:29Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.citationDUARTE, Liliane Almeida. Resolução de problemas de equação do 1º grau utilizando dominó no EJA 3ª etapa. 2019. 57 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4354-
dc.description.abstractMathematics is evolving into new fields of research, in which the human being human being contributes with his reasoning, but in general the student considers this complex theory without meaning. This work was instigated by an experience lived at school, which school, which became a challenge for the development of one of the stages of the for the academic. How to transmit the knowledge of mathematics to EJA of the 3rd Stage at Hugo Castelo Branco School through a game? Because it is teaching modality that requires a lot of attention regarding the articulated and developed planning of the classroom with students in their daily life, in which there is a huge gap in teaching. During the internship it was realized that mathematics was not experienced and explored at any time in their daily lives against the resolution of problems through the use of 1st degree equation for example. The challenge was associate such resolutions involving equations of 1st degree in a game of dominoes with EJA students relating mathematics. The purpose was to propose a practical reasoning in the resolution of exercise, in this dominoes for the EJA public in the classroom, obtaining a satisfactory result with this concrete material. This method adopted of research was qualitative where it responds through variables, with interest to observe, record, analyze and interpret seeking to deepen in the material concrete in solving problems of 1st degree equation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEquação do 1º graupt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subject1st degree equationpt_BR
dc.titleResolução de problemas de equação do 1º grau utilizando dominó no EJA 3ª etapapt_BR
dc.title.alternativeSolving 1st degree equation problems using dominoes in EJA 3rd stage.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T12:48:29Z-
dc.contributor.advisor1Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.description.resumoA matemática evolui para novos campos de pesquisas, na qual o ser humano contribui com seu raciocínio, porém de forma geral o aluno considera essa teoria complexa sem sentido. Este trabalho foi instigado por uma experiência vivenciada no âmbito escolar, que se tornou um desafio para o desenvolvimento de umas das etapas para acadêmica. Como transmitir o conhecimento da matemática para o EJA da 3ª Etapa na Escola Hugo Castelo Branco através de um jogo? Pois trata-se de uma modalidade de ensino que requer muita atenção no que tange ao planejamento articulado e desenvolvido da sala de aula com os alunos no seu cotidiano, na qual há uma enorme defasagem de ensino. Durante o estágio percebeu-se que a matemática não foi vivenciada e explorada em nenhum momento no seu cotidiano frente à resolução de problemas por meio do uso de equação do 1º grau por exemplo. O desafio foi associar tais resoluções envolvendo equações do 1º grau em um jogo de dominó com os alunos do EJA relacionando a matemática. A finalidade foi propor um raciocínio prático na resolução de exercício, neste dominó para o público EJA em sala de aula, obtendo um resultado satisfatório com este material concreto. Este método adotado da pesquisa foi qualitativo onde responde através de variáveis, com interesse de observar, registrar, analisar e interpretar buscando aprofundar no material concretizado em resolução de problemas de equação do 1º grau.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMORIM NETO, Alcides de Castro. Tópicos essenciais de matemática: conceito, manipulação e aplicação. Manaus: BK Editora, 2018. ANTUNES, CELSO. Inteligência múltipla e seus jogos: 2. Ed. Petrópolis, Rj: Vozes,2008. BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo, SP. Editora Contexto, 2011. BIEMBENGUT, Maria Sallet. Hein, Nelson. Modelagem matemática no ensino. São Paulo, SP. Editora Contexto, 2011. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 02 mar. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Legislação do Ensino Supletivo. Brasília: Departamento e Divulgação, 1978. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. CUNHA, Conceição Maria. Série de estudos: salto para o futuro, educação de jovens e adultos. Brasília, 1999.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resolução de problemas de equação do 1º grau utilizando dominó no EJA 3ª etapa.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.