DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4353
Title: O uso de tecnologias no ensino de matemática e o geogebra na geometria no 2º ano do ensino médio
Other Titles: The use of technologies in mathematics teaching and geogebra in geometry in the 2nd year of high school.
Authors: Costa, Abraão Lima da
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, Nadime Mustafa
Keywords: Matemática;Ensino de matemática;Geogebra;Geometria;Tecnologia e Matemática;Mathematics;Mathematics teaching;Geometry;Technology and mathematics
Issue Date: 4-Jun-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: COSTA, Abraão Lima da. O uso de tecnologias no ensino de matemática e o geogebra na geometria no 2º ano do ensino médio. 2019. 101 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
metadata.dc.description.resumo: O ambiente computacional interativo dos softwares, permite a articulação dos conceitos matemáticos e pela sua maneira facilitada de manusear torna possível a construção de diversas propriedades algébricas e geométricas como pontos, retas, polígonos, circunferências, ângulos, janelas de visualização, entradas para expressões algébricas entre outros recursos, o que não seria uma tarefa simples utilizando somente métodos tradicionais de ensino. Desse modo a pesquisa tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem da matemática nas aulas do ensino básico, utilizando-se da interatividade entre aulas frente a utilização de softwares, além disso observar a realidade escolar, a importância da relação professor- aluno no processo ensino aprendizagem, elaborar planos de aula conforme tendências da educação matemática, aplicar as atividades em turma do ensino médio e por fim avaliar os resultados obtidos após a aplicação das atividades propostas na pesquisa verificando a contribuição do software geogebra para o estudo da geometria.
Abstract: The interactive computer software environment allows the articulation of mathematical concepts and its easy way of handling makes it possible to construct various algebraic and geometric as points, lines, polygons, circles, angles, windows of visualization, entries for algebraic expressions among other resources, which which would not be a simple task using only traditional methods of teaching methods. Thus, the research aims to contribute to the improvement of the teaching-learning of mathematics in basic education classes, using the interactivity between the interactivity between classes in front of the software use. observe the school reality, the importance of the teacher-student relationship in the learning process, elaborate lesson plans according to trends in mathematics education of mathematics education, apply the activities in high school class and to evaluate the results obtained after the application of the proposed activities in the research verifying the contribution of geogebra software to the study of geometry.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4353
Appears in Collections:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.