DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Abraão Lima da-
dc.date.available2022-10-07T12:46:09Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.citationCOSTA, Abraão Lima da. O uso de tecnologias no ensino de matemática e o geogebra na geometria no 2º ano do ensino médio. 2019. 101 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4353-
dc.description.abstractThe interactive computer software environment allows the articulation of mathematical concepts and its easy way of handling makes it possible to construct various algebraic and geometric as points, lines, polygons, circles, angles, windows of visualization, entries for algebraic expressions among other resources, which which would not be a simple task using only traditional methods of teaching methods. Thus, the research aims to contribute to the improvement of the teaching-learning of mathematics in basic education classes, using the interactivity between the interactivity between classes in front of the software use. observe the school reality, the importance of the teacher-student relationship in the learning process, elaborate lesson plans according to trends in mathematics education of mathematics education, apply the activities in high school class and to evaluate the results obtained after the application of the proposed activities in the research verifying the contribution of geogebra software to the study of geometry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTecnologia e Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectTechnology and mathematicspt_BR
dc.titleO uso de tecnologias no ensino de matemática e o geogebra na geometria no 2º ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of technologies in mathematics teaching and geogebra in geometry in the 2nd year of high school.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T12:46:09Z-
dc.contributor.advisor1Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.description.resumoO ambiente computacional interativo dos softwares, permite a articulação dos conceitos matemáticos e pela sua maneira facilitada de manusear torna possível a construção de diversas propriedades algébricas e geométricas como pontos, retas, polígonos, circunferências, ângulos, janelas de visualização, entradas para expressões algébricas entre outros recursos, o que não seria uma tarefa simples utilizando somente métodos tradicionais de ensino. Desse modo a pesquisa tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem da matemática nas aulas do ensino básico, utilizando-se da interatividade entre aulas frente a utilização de softwares, além disso observar a realidade escolar, a importância da relação professor- aluno no processo ensino aprendizagem, elaborar planos de aula conforme tendências da educação matemática, aplicar as atividades em turma do ensino médio e por fim avaliar os resultados obtidos após a aplicação das atividades propostas na pesquisa verificando a contribuição do software geogebra para o estudo da geometria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBORBA, 2010, pg.3. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: Ministério da Educação, 2001, pg.47. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ministério da Educação, 2006, Pg.88. PARÂMETROS Curriculares Nacionais do ensino médio (PCNEM). LORENZATO (2006, PG 195). BICUDO (1985). (GRAVINA, 1996, P. 6). STENVERSON (2009, PG. 6). VYGOTSKY (1998). MINAYO (1994, p.21). FERRAZ (2010, p.15). NEIRA, (2016 p. 04). FAGUNDES, (1999, p. 25). MASETTO, (2000, p.142). FERREIRA, (2014, P. 15). SESNAM, (2003). (BRASIL, 1998, p. 93). (SMITH, 2007). (D’ AMBROSIO, 1989). (SOUZA, 2015, p. 8).pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de tecnologias no ensino de matemática e o geogebra na geometria no 2º ano do ensino médio.pdf5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.