DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4345
Title: Resolução de problemas contextualizados envolvendo funções do 1º grau no 1º ano do ensino médio
Other Titles: Resolution of contextualized problems involving 1st degree functions in the 1st year of high school
Authors: Oliveira, Odair Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Geraldine Silveira
Keywords: Matemática;Funções do primeiro grau;Ensino de matemática;Mathematics;Mathematics teaching;First degree functions
Issue Date: 4-Jun-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: OLIVEIRA, Odair Silva de. Resolução de problemas contextualizados envolvendo funções do 1º grau no 1º ano do ensino médio. 2019. 56 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
metadata.dc.description.resumo: A maior parte dos conteúdos de matemática possui aplicabilidade direta no dia-dia, sendo de extrema relevância o compartilhamento de ideias na sala de aula que possam traduzir o uso da matemática nesse contexto. Fazer com que o aluno enxergue a matemática com suas definições, propriedades e etc., não é uma tarefa fácil, sobretudo é um desafio que o professor encontra no contexto educativo atual, dessa forma a utilização de problemas contextualizados no ensino da matemática é de primordial importância. Nessa perspectiva, este trabalho em com a proposta “Resolução de problemas contextualizados envolvendo funções do 1º grau no 1º ano do ensino médio”, a fim de contribuir com etapas que possam provocar a interpretação, logica, relacionando o conteúdo com a realidade vivenciada pelo aluno por meio de uma metodologia que indicará uma forma diferenciada de ensino. O principal objetivo é mostrar aos alunos que a matemática esta presente no cotidiano e que faz parte de suas vidas, pois através da função afim podemos resolver problemas diretamente ligados a vida de todos. Assim, esse trabalho aborda essa problemática através de uma pesquisa qualitativa utilizando a modalidade de estudo de caso com o intuito de verificar o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos abordados frente às ações pedagógicas que levem os alunos a trabalhar e desenvolver melhor o raciocínio lógico, incentivando-os à resolução de problemas contextualizados, além de também mostrar a interdisciplinaridade, pois essa temática está presente em outras áreas do conhecimento, cuja exploração em sala de aula pode designar alunos mais interessados e satisfeitos com aulas mais dinâmicas.
Abstract: Most of the mathematics content has direct applicability in everyday life. day-to-day life, making it extremely important to share ideas in the classroom that can translate the use of mathematics in this context. To make students see mathematics with its definitions, properties, etc., is not an easy task. It is not an easy task and, above all, it is a challenge faced by the teacher in the current educational context, Thus, the use of contextualized problems in mathematics teaching is of of prime importance. In this perspective, this work with the proposal "Resolution of contextualized problems involving 1st degree functions in the 1st year of high school high school", in order to contribute with steps that can provoke the interpretation, logic relating the content with the reality experienced by the student through a methodology that will indicate a different way of teaching. The main objective is show students that mathematics is present in everyday life and is part of their lives, because through the affine function we can solve problems directly connected to everyone's life. Thus, this work addresses this issue through a qualitative research using the case study modality in order to verify the knowledge of students about the knowledge of students about the content addressed in the face of pedagogical pedagogical actions that lead students to work and develop better logical reasoning logical reasoning, encouraging them to solve contextualized problems, and also show the interdisciplinary, because this theme is present in other areas of knowledge, whose exploration in the classroom can designate students more interested and satisfied with more dynamic classes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4345
Appears in Collections:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.