DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4167
Título: Transtorno do espectro autista (TEA): Papel do pedagogo no processo de inclusão na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Autism Spectrum Disorder (ASD): Role of the pedagogue in the process of inclusion in Early Childhood Education
Autor(es): Carvalho, Rhayssa Moreira
Orientador(es): Rodrigues, Darcimar Souza
Palavras-chave: inclusão. Pedagogia. TEA. Afetividade.;Inclusion. Pedagogy. TEA Affectivity
Data do documento: 28-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: RESUMO O presente trabalho tem como tema: “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Papel do Pedagogo no Processo de Inclusão na Educação Infantil” que objetivou discutir o trabalho do pedagogo diante de alunos autistas, pautando a importância de suas ações. Almeja auxiliar as instituições educacionais, construindo um olhar mais completo, solidário e respeitoso do aluno e das suas condições para aprender. Assim, acreditamos que o pedagogo pode contribuir de maneira efetiva, procurando entender melhor o seu aluno e assim promover a aprendizagem, no atendimento ao aluno, uma vez que é um especialista em aprendizagem e pode reconhecer, prevenir e tratar as dificuldades, promovendo a inclusão do aluno autista.
Abstract: ABSTRACT The present work has as general objective to discuss the work of the pedagogue before autistic students, guiding the importance of their actions. It aims to help the framework of educational institutions, building a more complete, supportive view of the student and their conditions for learning. The specific objectives include scoring school inclusion; discuss the TEA; to verify the contributions of affective actions in early childhood education towards autistic students; and talk about the development of learning of autistic students in the school environment and the family with affection. Thus, we believe that the psychopedagogue can contribute effectively, both in helping the teacher to better understand his student and thus promoting learning, and in serving the student, since he is an expert in learning and can recognize, prevent and to treat the difficulties, promoting the inclusion of the autistic student.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4167
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transtorno do espectro autista (TEA) papel do pedagogo no processo de inclusão na educação infantil.pdf852,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.