DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4163
Titel: A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos
Sonstige Titel: The importance of signwriting for the literacy of deaf students
Autor(en): Castro, Luana Freitas de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Marcos Roberto dos
Stichwörter: Libras;SignWriting;Escrita;Aluno surdo
Erscheinungsdatum: 11-Dez-2018
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: CASTRO, Luana Freitas de. A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos. 2018. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca refletir sobre a importância da aquisição do SignWriting para os surdos, bem como compreender a importância da leitura e escrita para o processo de letramento, entender o sistema de escrita SignWriting (SW) e analisar o impacto da aquisição dessa escrita para a aprendizagem da Libras e Língua Portuguesa pelos alunos surdos. Foram utilizados estudos que abordam sobre letramentos e escrita de sinais de autores como Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), entre outros. Para isso foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa e bibliográfica. Constatou-se que a aquisição do SW oportuniza novos conhecimentos aos indivíduos surdos, uma vez que, por meio da aquisição de sua primeira língua (L1) escrita, a Libras, possibilita a inclusão ao processo de letramento e uma aquisição da Língua Portuguesa escrita mais precocemente. Palavras-Chaves: Libras; SignWriting; Escrita; Aluno surdo.
Zusammenfassung: This paper seeks to reflect on the importance of the acquisition of SignWriting for the deaf, as well as understand the importance of reading and writing for the process of literacy, understand the SignWriting (SW) writing system and analyze the impact of the acquisition of this writing for learning Libras and Portuguese language by deaf students. deaf students. We used studies that address literacy and sign writing of authors such as Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), among others. For this conducted a qualitative and bibliographic research. It was found that the acquisition of SW provides opportunities for new knowledge to deaf individuals, since, through the acquisition of their first language (L1) written, Libras, enables the inclusion in the process of literacy process and an earlier acquisition of written Portuguese. Keywords: Libras; SignWriting; Writing; Deaf Student.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4163
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos.pdf417,46 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.