DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Luana Freitas de-
dc.date.available2022-09-14T13:21:19Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationCASTRO, Luana Freitas de. A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos. 2018. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4163-
dc.description.abstractThis paper seeks to reflect on the importance of the acquisition of SignWriting for the deaf, as well as understand the importance of reading and writing for the process of literacy, understand the SignWriting (SW) writing system and analyze the impact of the acquisition of this writing for learning Libras and Portuguese language by deaf students. deaf students. We used studies that address literacy and sign writing of authors such as Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), among others. For this conducted a qualitative and bibliographic research. It was found that the acquisition of SW provides opportunities for new knowledge to deaf individuals, since, through the acquisition of their first language (L1) written, Libras, enables the inclusion in the process of literacy process and an earlier acquisition of written Portuguese. Keywords: Libras; SignWriting; Writing; Deaf Student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSignWritingpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.titleA importância do signwriting para o letramento de alunos surdospt_BR
dc.title.alternativeThe importance of signwriting for the literacy of deaf studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T13:21:19Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Marcos Roberto dos-
dc.contributor.referee1Lima, Augusto José Savedra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518265839960630pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Jackson da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5693091053012125pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir sobre a importância da aquisição do SignWriting para os surdos, bem como compreender a importância da leitura e escrita para o processo de letramento, entender o sistema de escrita SignWriting (SW) e analisar o impacto da aquisição dessa escrita para a aprendizagem da Libras e Língua Portuguesa pelos alunos surdos. Foram utilizados estudos que abordam sobre letramentos e escrita de sinais de autores como Rojo (2015), Soares (2012), Stumpf (2002), entre outros. Para isso foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa e bibliográfica. Constatou-se que a aquisição do SW oportuniza novos conhecimentos aos indivíduos surdos, uma vez que, por meio da aquisição de sua primeira língua (L1) escrita, a Libras, possibilita a inclusão ao processo de letramento e uma aquisição da Língua Portuguesa escrita mais precocemente. Palavras-Chaves: Libras; SignWriting; Escrita; Aluno surdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAKER, Mona (1993). Corpus Linguistics and Translation Studies: Implications and Applications. In: Text and Technology: Honour of John Sinclair. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1993, pág. 33 – 49. CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999. (1ª reimpressão da edição de 1998), pág. 160 QUADROS, Ronice Müller de. Didática da Libras. In.: FARIA, Evangelina Mª B. de e ASSIS, Mª Cristina de (orgs). Língua Portuguesa e Libras: teorias e práticas. Vol. 5. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2012, pág. 61 – 110. QUADROS, Ronice Muller; STUMPF, Marianne Rossi. Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais: Formação e Pesquisa. In: Ronice M. de Quadros. (Org.). Cadernos de Tradução. 26 Ed. Florianópolis: PGET, 2010, v. 1 (pág. 166-205). LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1987, pág. 284. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2015. RIBEIRO, Sérgio. Ouvinte, Analista de Negócio – PUC/Campinas, Didática – IPEC/SP e Especialista Educação Especial Auditiva/Mental, Fac. São Luiz/SP, atua como Diretor e Professor no Centro Educacional Cultura Surda. Livros publicados em Libras: “O Menino, o pastor e o lobo” e “Davi”. ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, Escola e Inclusão Social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, pág. 128. SAUSSURE, Ferdinand de, 1857-1913. Curso de Linguistica Geral. BALIY, Charles; SECHEHAYE, Albert (orgs); com a colaboração de RIEDLINGER, Albert; prefácio da Edição Brasileira SALUM, Isaac Nicoiau; tradução de CHELINI, Antônio; PAES, José Paulo; BLIKSTEIN, Izidoro. 27. Ed. São Paulo: Cultrix, 2006, pág. 298. STUMPF, Marianne Rossi. Transcrição de Língua de Sinais Brasileira em Signwriting. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L.; TESKE, O. Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002, pág. 62-70. SUTTON, Valerie. Lições sobre o SignWriting: um sistema de escrita para língua de sinais. Tradução: Marianne Rossi Stumpf - Tradução Parcial e Adaptação do Inglês/ASL para Português Libras do livro “Lessons in SignWriting”, de Valerie Sutton, publicado originalmente pelo DAC – Deaf Action Committe for SignWriting, pág. 210. Disponível em: <http://www.signwriting.org/archive/docs5/sw0472-BR-Licoes-SignWriting.pdf> Acesso em 08 de dezembro de 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLibraspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do signwriting para o letramento de alunos surdos.pdf417,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.