DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4133
Título: O uso de recursos didáticos adaptados para o ensino de matemática para alunos cegos do 6º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): The use of didactic resources adapted for teaching mathematics to blind students in the 6th year of Elementary School
Autor(es): Silva, Erlânia Maria Prestes da
Orientador(es): Araújo, Clodoaldo Pires
Palavras-chave: Recursos Didáticos;Matemática;Alunos Cegos
Data do documento: 24-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Erlânia Maria Prestes da. O uso de recursos didáticos adaptados para o ensino de matemática para alunos cegos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2022. 20f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: A presença de alunos com deficiência visual nas escolas regulares é cada vez maior e requer mudanças para atender as particularidades dos alunos, principalmente quando se trata do ensino-aprendizagem da Matemática. O presente trabalho trata sobre o uso dos recursos didáticos adaptados com alunos cegos, assim objetiva-se discutir sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos nas aulas de Matemática. Este estudo é de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo, a qual teve como sujeitos de pesquisa, 1 (uma) professora de Matemática e 1 (um) cego do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apontou que as principais dificuldades dos alunos cegos em relação a Matemática, se relacionam com uma formação inadequada dos professores, falta de adaptação do ambiente físico da escola e no uso dos recursos didáticos, bem como também com os conteúdos como Expressões Numéricas, Raiz Quadrada, Equações, Plano Cartesiano e Estatística e outros.
Abstract: The presence of visually impaired students in regular schools is increasing and requires changes to meet the particularities of students, especially when it comes to teaching and learning Mathematics. The present work deals with the use of didactic resources adapted with blind students, thus aiming to discuss the difficulties faced by students in Mathematics classes. This study has a qualitative approach, carried out through field research, having as subjects, 1 (one) Mathematics teacher and 1 (one) blind person from the 6th year of Elementary School. The research pointed out that the main difficulties of blind students in relation to Mathematics are related to inadequate training of teachers, lack of adaptation of the physical environment of the school and in the use of didactic resources, as well as with contents such as Numerical Expressions, Root Square, Equations, Cartesian Plane and Statistics and others.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4133
Aparece nas coleções:TMP-2022



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.