DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Erlânia Maria Prestes da-
dc.date.available2022-08-25-
dc.date.available2022-08-29T13:28:35Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.citationSILVA, Erlânia Maria Prestes da. O uso de recursos didáticos adaptados para o ensino de matemática para alunos cegos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2022. 20f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4133-
dc.description.abstractThe presence of visually impaired students in regular schools is increasing and requires changes to meet the particularities of students, especially when it comes to teaching and learning Mathematics. The present work deals with the use of didactic resources adapted with blind students, thus aiming to discuss the difficulties faced by students in Mathematics classes. This study has a qualitative approach, carried out through field research, having as subjects, 1 (one) Mathematics teacher and 1 (one) blind person from the 6th year of Elementary School. The research pointed out that the main difficulties of blind students in relation to Mathematics are related to inadequate training of teachers, lack of adaptation of the physical environment of the school and in the use of didactic resources, as well as with contents such as Numerical Expressions, Root Square, Equations, Cartesian Plane and Statistics and others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAlunos Cegospt_BR
dc.titleO uso de recursos didáticos adaptados para o ensino de matemática para alunos cegos do 6º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of didactic resources adapted for teaching mathematics to blind students in the 6th year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T13:28:35Z-
dc.creator.ID63361884268pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Clodoaldo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3126481878049946pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Clodoaldo Pires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3126481878049946pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee3Mourão, Elenice Marias Farias-
dc.description.resumoA presença de alunos com deficiência visual nas escolas regulares é cada vez maior e requer mudanças para atender as particularidades dos alunos, principalmente quando se trata do ensino-aprendizagem da Matemática. O presente trabalho trata sobre o uso dos recursos didáticos adaptados com alunos cegos, assim objetiva-se discutir sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos nas aulas de Matemática. Este estudo é de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo, a qual teve como sujeitos de pesquisa, 1 (uma) professora de Matemática e 1 (um) cego do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apontou que as principais dificuldades dos alunos cegos em relação a Matemática, se relacionam com uma formação inadequada dos professores, falta de adaptação do ambiente físico da escola e no uso dos recursos didáticos, bem como também com os conteúdos como Expressões Numéricas, Raiz Quadrada, Equações, Plano Cartesiano e Estatística e outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABREU, Thaís Elisa Barcelos. O ensino de Matemática para alunos com deficiência visual. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ, 2013. ANJOS, Teresinha Antônio Silva dos. As dificuldades enfrentadas por alunos com deficiência visual e professores no ensino e aprendizagem da Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba, 2016. ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo acesso e permanência de todos os alunos os alunos na escola. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2005. BARBOSA, Francisco Cleiton Soares; Medeiros, Elthon John Rodrigues de, Medeiros, Stella Regina Rodrigues de, Medeiros Júnior, Raimundo Nonato de. Propostas de ensino de Matemática para deficientes visuais: revisão sistemática exploratória da literatura. Holos, n. 36, v.8, 2020. BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Especial, 2008. BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. BRUNO, Marilda Moraes Garcia; MOTA, Maria Glória Batista da. Deficiência Visual. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2001. CERQUEIRA, Joni Bechara; FERREIRA, Elise Melo Borba. Os recursos didáticos da educação especial. 2016. Disponível em: www.ibc.gov.br. Acesso: 16 nov 2021. DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. 3.ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. DISCHINGER, Marta; ELY, Vera Helena Moro Bins; BORGES, Monna Michele Faleiros da Cunha. Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível. Brasília: Ministério da Educação, 2009. GRANDI, Carla Silveira. O uso de recursos didáticos como ferramenta no ensino da matemática para deficientes visuais: a sua importância. Revista da Graduação, n. 2, v. 5, 2012.KALEFF, A. M. M. R. (Org.). Vendo com as mãos, olhos e mente: Recursos didáticos para laboratório e museu de educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual. Niterói: CEAD / UFF, 2016. KOEPSELL, Ana Paula Poffo. Materiais Didáticos no ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, 2016, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR: Universidade Regional de Blumenau, 2016, p. 1-12. LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MONTEIRO, Carlos Medeiros; SALES, Jussara Jane Araújo; SALES, Rosa Janisara Araújo; NAKAZAKI, Takeche Gomes. Pessoa com deficiência: a história do passado ao presente. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad, Universidad de Jaén, n. 3, v.2, 2016,.p. 221-233. PRANE, Bruna Zution Dalle; LEITE, Hellen Castro Almeida; PALMEIRA, Cátia Aparecida. Matemática para deficientes visuais no ensino médio regular: desafios, possibilidades e perspectivas. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2011, Recife. Anais... Recife: UFES, 2011, p. 2-11. SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myrian Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. SANTOS, Wenderson Cardoso dos. Materiais manipuláveis para o ensino de matemática para alunos cegos: um estudo na perspectiva da aprendizagem significativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Centros de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas, Parintins, 2021. SARTORETTO, Maria Lúcia; BERSCH, Rita de Cássia Rickziegel. Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. vol. 6. Brasília, DF: Ministério da Educação/Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2010. SOARES, João Paulo Vasconcelos; SILVA, Paulo Vilhena da. Discos de frações: um material manipulativo para o ensino de frações na Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 8; SEMINÁRIO DO PIBID, 6; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, I, 2018, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza, CE: UFPA, 2018. ULIANA, Márcia Rosa. A inclusão de alunos cegos nas aulas de Matemáticas das escolas públicas de Rondônia. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR: SBEM, 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2022



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.