DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4131
Titel: O uso da história da matemática: inquietações e dificuldades de professores do 6º ano do Ensino Fundamental
Sonstige Titel: The use of the history of mathematics: concerns and difficulties of teachers of the 6th year of Elementary School
Autor(en): Silva, Pedro Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Stichwörter: História da Matemática;Tendências de Ensino de Matemática;Livros Didáticos
Erscheinungsdatum: 16-Mai-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SILVA, Pedro Gomes da. O uso da história da matemática: inquietações e dificuldades de professores do 6º ano do Ensino Fundamental. 2022. 16f. TCC (Graduação de Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: A História da Matemática ainda é pouco usada como tendência de ensino escolar. Partindo dessa premissa realizamos uma pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender as inquietações dos professores de matemática em relação ao uso da História da Matemática como metodologia de ensino de matemática, no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como técnicas de construção de dados a análise dos livros didáticos usados pelos professores, a análise dos documentos que regem a educação brasileira e o documento que guia a formação do professor e a aplicação de questionário para os professores. A base teórica da pesquisa se fundamenta em autores como Mendes e Chaquiam (2016), D’Ambrosio (2008, 1999) e Silveira (2018). Os resultados indicam que, na realidade investigada, ainda temos um longo caminho a percorrer para que a História da Matemática seja entendida e usada efetivamente como uma metodologia de ensino de matemática.
Zusammenfassung: The History of Mathematics is still little used as a school teaching trend. Based on this premise we conducted a qualitative research in order to understand the concerns of mathematics teachers in relation to the use of the History of Mathematics as mathematics teaching methodology in the 6th year of Elementary School. The research had as data construction techniques the analysis of textbooks used by teachers, the analysis of documents governing Brazilian education and the document that guides teacher training and the application of a questionnaire for teachers. The theoretical basis of the research is based on authors such as Mendes and Chaquiam (2016), D'Ambrosio (2008, 1999) and Silveira (2018). The results indicate that, in reality investigated, we still have a long way to go for the History of Mathematics to be understood and used effectively as a methodology for teaching mathematics.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4131
Enthalten in den Sammlungen:TMP-2022



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.