DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Pedro Gomes da-
dc.date.available2022-08-24-
dc.date.available2022-08-29T13:23:16Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Gomes da. O uso da história da matemática: inquietações e dificuldades de professores do 6º ano do Ensino Fundamental. 2022. 16f. TCC (Graduação de Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4131-
dc.description.abstractThe History of Mathematics is still little used as a school teaching trend. Based on this premise we conducted a qualitative research in order to understand the concerns of mathematics teachers in relation to the use of the History of Mathematics as mathematics teaching methodology in the 6th year of Elementary School. The research had as data construction techniques the analysis of textbooks used by teachers, the analysis of documents governing Brazilian education and the document that guides teacher training and the application of a questionnaire for teachers. The theoretical basis of the research is based on authors such as Mendes and Chaquiam (2016), D'Ambrosio (2008, 1999) and Silveira (2018). The results indicate that, in reality investigated, we still have a long way to go for the History of Mathematics to be understood and used effectively as a methodology for teaching mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectTendências de Ensino de Matemáticapt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.titleO uso da história da matemática: inquietações e dificuldades de professores do 6º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the history of mathematics: concerns and difficulties of teachers of the 6th year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T13:23:16Z-
dc.creator.ID011.973.272-66pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.referee2Vitor, Claudio Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737407468919075pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Rhuann Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1310268206295670pt_BR
dc.description.resumoA História da Matemática ainda é pouco usada como tendência de ensino escolar. Partindo dessa premissa realizamos uma pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender as inquietações dos professores de matemática em relação ao uso da História da Matemática como metodologia de ensino de matemática, no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como técnicas de construção de dados a análise dos livros didáticos usados pelos professores, a análise dos documentos que regem a educação brasileira e o documento que guia a formação do professor e a aplicação de questionário para os professores. A base teórica da pesquisa se fundamenta em autores como Mendes e Chaquiam (2016), D’Ambrosio (2008, 1999) e Silveira (2018). Os resultados indicam que, na realidade investigada, ainda temos um longo caminho a percorrer para que a História da Matemática seja entendida e usada efetivamente como uma metodologia de ensino de matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa. São Paulo: Moraes, 1982. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Parintins: UEA, 2013. D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões metodológicas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. D’AMBROSIO, U. Uma história concisa da matemática no Brasil. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008. FACULDADEPLAY. A Matemática no Egito. Bookplay, 2021. FACULDADEPLAY. História da Matemática. Bookplay, 2021. FAUVEL, John. Using history in mathematics education. For the learning of mathematics, v. 11, n. 2, p. 3-6, 1991. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIOVANNI JÚNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da matemática. 4. ed. 6º ano, ensino fundamental. São Paulo: FTD, 2018. MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016. MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006. MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: Propostas e Desafios. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. MOREIRA, M. A. Pesquisa em educação em ciências: métodos qualitativos. Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias. Universidad de Burgos, Espanha; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Texto de Apoio n° 14. Publicado em Actas del PIDEC, 4:25-55, 2002. SILVEIRA, Ê. Matemática: compreensão e prática. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2018. VIANA, M. C. V. História da Matemática e Educação Matemática: uma relação estável implícita e explicitamente. Anais. 17° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. De 23 a 27 de novembro de 2020. UNIRIO. Disponível em: https://www.17snhct.sbhc.br . Acesso em 19/01/2022.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2022

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da história da matemática - inquietações e dificuldades de professores do 6º ano do Ensino Fundamental.pdf598,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.