DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3926
Titel: A importância da prática de ensino em sala de aula na formação inicial do professor de História
Sonstige Titel: The importance of teaching practice in the classroom in the initial formation of the History teacher
Autor(en): Picanço, Valdira Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Bianchezzi, Clarice
Stichwörter: Formação do Professor;Ensino de História;Prática Escolar
Erscheinungsdatum: 10-Dez-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A prática escolar durante a vida acadêmica é de importante contribuição para a vida profissional do professor. O objetivo deste artigo foi discorrer sobre a importância da prática de ensino em sala de aula na formação inicial do professor de História, levando em consideração a competência técnica alicerçada no período de formação para atuação como docente. Para o embasamento científico, optou-se por pesquisa bibliográfica de cunho exploratória, por considerar um tema relevante de questionamentos em outras obras já publicadas. O artigo é constituído por três capítulos, o primeiro capítulo traz uma breve abordagem sobre a importância do ensino de História em sala de aula como fator importante para a formação da identidade do aluno, o segundo, aborda a importância da prática de ensino na formação inicial do professor de História trazendo para discussão a importância da prática em sala de aula para o aluno-professor e o terceiro, descreve a prática de estágio na sala de aula do acadêmico durante a formação inicial do professor de História, abordando aspectos metodológicos de ensino-aprendizagem da realidade local. Considerações finais: a prática do ensino de história não é fácil, existem uma série de fatores que contribuem tanto para a sua melhoria quanto para a sua dificuldade, a falta de recursos tecnológicos, métodos de ensino pouco criativos, e até mesmo festividades locais podem contribuir para uma deficiência no ensino-aprendizagem.
Zusammenfassung: School practice during the academic life is an important contribution to the professional life of the teacher. The purpose of this article was to discuss the importance of teaching practice in the classroom in the initial formation of the History teacher, taking into account the technical competence based on the training period to act as a teacher. For the scientific basis, we opted for a bibliographic research of an exploratory nature, since it considered a relevant topic of questioning in other works already published. The article consists of three chapters, the first chapter brings a brief approach on the importance of teaching History in the classroom as an important factor for the formation of student identity, the second, addresses the importance of teaching practice in initial training of the History teacher bringing to the discussion the importance of classroom practice for the student-teacher and the third, describes the practice of internship in the academic classroom during the initial formation of the history teacher, addressing methodological aspects of teaching- learning of the local reality. Final considerations: The practice of teaching history is not easy, there are a number of factors that contribute to both its improvement and its difficulty, the lack of technological resources, uncreative teaching methods, and even local festivities may contribute for a deficiency in teaching-learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3926
Enthalten in den Sammlungen:TMP-2022

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A importância da prática de ensino em sala de aula na formação inicial do professor de História.pdf442,06 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.