DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPicanço, Valdira Melo-
dc.date.available2022-05-13-
dc.date.available2022-05-13T20:20:16Z-
dc.date.issued2022-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3926-
dc.description.abstractSchool practice during the academic life is an important contribution to the professional life of the teacher. The purpose of this article was to discuss the importance of teaching practice in the classroom in the initial formation of the History teacher, taking into account the technical competence based on the training period to act as a teacher. For the scientific basis, we opted for a bibliographic research of an exploratory nature, since it considered a relevant topic of questioning in other works already published. The article consists of three chapters, the first chapter brings a brief approach on the importance of teaching History in the classroom as an important factor for the formation of student identity, the second, addresses the importance of teaching practice in initial training of the History teacher bringing to the discussion the importance of classroom practice for the student-teacher and the third, describes the practice of internship in the academic classroom during the initial formation of the history teacher, addressing methodological aspects of teaching- learning of the local reality. Final considerations: The practice of teaching history is not easy, there are a number of factors that contribute to both its improvement and its difficulty, the lack of technological resources, uncreative teaching methods, and even local festivities may contribute for a deficiency in teaching-learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do Professorpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPrática Escolarpt_BR
dc.titleA importância da prática de ensino em sala de aula na formação inicial do professor de Históriapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of teaching practice in the classroom in the initial formation of the History teacherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T20:20:16Z-
dc.creator.ID445.480.662-87pt_BR
dc.contributor.advisor1Bianchezzi, Clarice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3976946815719032pt_BR
dc.contributor.referee1Bianchezzi, Clarice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3976946815719032pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Mônica Xavier de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Diego Omar da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2646291847306206pt_BR
dc.description.resumoA prática escolar durante a vida acadêmica é de importante contribuição para a vida profissional do professor. O objetivo deste artigo foi discorrer sobre a importância da prática de ensino em sala de aula na formação inicial do professor de História, levando em consideração a competência técnica alicerçada no período de formação para atuação como docente. Para o embasamento científico, optou-se por pesquisa bibliográfica de cunho exploratória, por considerar um tema relevante de questionamentos em outras obras já publicadas. O artigo é constituído por três capítulos, o primeiro capítulo traz uma breve abordagem sobre a importância do ensino de História em sala de aula como fator importante para a formação da identidade do aluno, o segundo, aborda a importância da prática de ensino na formação inicial do professor de História trazendo para discussão a importância da prática em sala de aula para o aluno-professor e o terceiro, descreve a prática de estágio na sala de aula do acadêmico durante a formação inicial do professor de História, abordando aspectos metodológicos de ensino-aprendizagem da realidade local. Considerações finais: a prática do ensino de história não é fácil, existem uma série de fatores que contribuem tanto para a sua melhoria quanto para a sua dificuldade, a falta de recursos tecnológicos, métodos de ensino pouco criativos, e até mesmo festividades locais podem contribuir para uma deficiência no ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2022

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da prática de ensino em sala de aula na formação inicial do professor de História.pdf442,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.