DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/385
Title: Modelagem matemática – Um modelo matemático para o jogo Torre de Hanói com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Específica Mayara Redman Abdel Aziz – NAAH/S
Other Titles: Mathematical modeling - A mathematical model for the game Tower of Hanoi with high school students from State School Of Specific Education Mayara Redman Abdel Aziz - NAAH / S
Authors: Maia Filho, Francisco Ribeiro Alves
Amorim Neto, Alcides de Castro
Keywords: Modelagem Matemática;Torre de Hanói;Função;Progressão Geométrica
Issue Date: 17-Aug-2017
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Neste trabalho, sugere-se a Modelagem Matemática como estratégia no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir os conceitos de Função, Progressão Aritmética e Progressão Geométrica. Dessa forma, toma-se o jogo Torre de Hanói e desenvolve-se um modelo matemático que permite calcular-se o número mínimo de jogadas para resolver o jogo, de acordo com o número de discos estabelecidos, relacionando Função e Progressão Geométrica. O Principal objetivo é utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem, no combatem ao quadro de desinteresse pelo estudo da Matemática de grande parte dos alunos dos ensinos fundamental e médio. As análises qualitativas e quantitativas realizadas neste estudo sinalizaram de forma positiva para o uso da Modelagem Matemática em sala de aula.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/385
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagem Matemática Um Modelo Matemático Para O Jogo.pdf416,98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons