DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3857
Title: Horta escolar como ferramenta para a promoção da educação ambiental na escola municipal Padre Sebastião Assis de Carvalho em Manicoré-AM
Other Titles: School garden as a tool for the promotion of environmental education in the Padre Sebastião Assis de Carvalho municipal school in Manicoré-AM
Authors: Gomes, Francinara de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Rayane Delmondes do Nascimento
Keywords: Horta escolar;Educação ambiental;Nutrição alimentar
Issue Date: 30-Aug-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: GOMES, Francinara de Souza. Horta escolar como ferramenta para a promoção da educação ambiental na escola municipal Padre Sebastião Assis de Carvalho em Manicoré-AM. 2019. 36 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré
metadata.dc.description.resumo: O ambiente escolar como um todo deve permitir ao aluno a compreensão de vida e mundo como eles são. Tanto dentro da sala como fora dela, a escola serve para promoção do conhecimento em diversos níveis. Dentro dessas opções, encontra-se a horta, que serve como fonte de alimentação, local de atividade didática pedagógica multidisciplinar, onde os alunos unirão a teoria com a prática, focando na sustentabilidade e Educação Ambiental. O presente trabalho teve por objetivo principal desenvolver a prática da Educação Ambiental por meio da horta escolar na Escola Municipal Padre Sebastião Assis de Carvalho em Manicoré - AM. O método da pesquisa de campo foi qualitativa, foram realizadas palestras sobre alimentação e nutrição e foi utilizada a horta escolar para a promoção de conteúdos de educação ambiental. Os resultados deste trabalho demonstram o desenvolvimento e crescimento dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no decorrer da execução do mesmo evidenciando a importância e utilidade da horta para o ensino de Educação ambiental.
Abstract: The school environment as a whole must allow us to understand life and the world as they are. In and out of the classroom, a school serves to promote knowledge on many levels. Within these options is a vegetable garden, which serves as a food source, a place for multidisciplinary pedagogical didactic activity, where students learn a theory with practice, focusing on sustainability and environmental education. The present work had as main objective to develop the practice of Environmental Education through the school garden at Padre Sebastião Assis de Carvalho Municipal School in Manicoré - AM. The field research method was qualitative, lectures on food and nutrition were held and a school garden was used to promote environmental education content. The results of this work demonstrate the development and growth of the knowledge acquired by students during its execution, highlighting the importance and usefulness of the garden for the teaching of environmental education. Keywords: School garden; Environmental education; food nutrition
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3857
Appears in Collections:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.