DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3653
Título: O Uso de laboratórios no ensino de ciências para o ensino fundamental II: um estudo bibliográfico sobre limitações e possibilidades
Título(s) alternativo(s): The use of laboratories in science teaching for elementary school II: a bibliographical study about limitations and possibilities
Autor(es): Silva, Marinalva Castro
Orientador(es): Batista, Ieda Hortêncio
Palavras-chave: Uso do laboratório;Aulas práticas;Ensino de Ciências;Limitações e possibilidades;Laboratory use;Science teaching
Data do documento: 3-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Marinalva Castro. O Uso de laboratórios no ensino de ciências para o ensino fundamental II: um estudo bibliográfico sobre limitações e possibilidades. 2021. 41 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A aulas laboratoriais podem representar importante ferramenta para a aprendizagem do aluno, pois permitem visualizar na prática o conhecimento teórico, possibilitando, por meio da observação e experimentação, fazer questionamentos, construir conceitos, formular hipóteses, interpretar e entender aquilo que visualizou. Há, no entanto, entraves que limitam a realização dessa prática. Sendo assim, este estudo procurou analisar possibilidades e limitações quanto ao uso do laboratório de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram selecionados e analisados dez trabalhos publicados nos últimos dez anos referentes a essa temática. Os resultados demonstraram que os laboratórios de Ciências vêm sendo pouco utilizados na maioria das escolas brasileiras e os principais fatores limitantes são: a falta de espaço físico adequado, disponibilidade de materiais e falta de tempo por parte dos docentes, tanto para elaborar, quanto para realizar as aulas práticas. Como possibilidade de sanar as dificuldades identificadas na última década, reforça-se a utilização de laboratórios virtuais e remotos, juntamente com as ferramentas digitais por serem capazes de contribuir para a aprendizagem em Ciências. Compete aos órgãos educacionais dar prioridade e realizar investimentos visando a implementação de metodologias que contemplem atividades práticas nas escolas, desse modo, será possível minimizar essa realidade nada satisfatória demonstrada neste estudo. Palavras-chave: Uso do laboratório, aulas práticas, Ensino de Ciências, limitações e possibilidades.
Abstract: Laboratory classes can represent an important tool for learning of the student, as they allow the visualization of theoretical knowledge in practice, enabling, through observation and experimentation, asking questions, building concepts, formulate hypotheses, interpret and understand what you visualized. there is, in the However, barriers that limit the performance of this practice. Therefore, this study sought to analyze possibilities and limitations regarding the use of the laboratory of Natural Sciences in Elementary School II. For this, a survey was carried out. bibliographical, through which ten works were selected and analyzed published in the last ten years referring to this theme. The results demonstrated that science laboratories have been little used in most Brazilian schools and the main limiting factors are: the lack of adequate physical space, availability of materials and lack of time on the part of the teachers, both to elaborate and to carry out practical classes. Like possibility of solving the difficulties identified in the last decade, the use of virtual and remote labs, along with digital tools for being able to contribute to learning in Science. It is up to the educational bodies give priority and make investments aimed at implementation of methodologies that include practical activities in schools, in this way, it will be possible to minimize this unsatisfactory reality demonstrated. in this study. Keywords: Laboratory use, practical classes, Science Teaching, limitations and possibilities.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3653
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.