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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marinalva Castro-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-01-11T13:05:58Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.identifier.citationSILVA, Marinalva Castro. O Uso de laboratórios no ensino de ciências para o ensino fundamental II: um estudo bibliográfico sobre limitações e possibilidades. 2021. 41 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3653-
dc.description.abstractLaboratory classes can represent an important tool for learning of the student, as they allow the visualization of theoretical knowledge in practice, enabling, through observation and experimentation, asking questions, building concepts, formulate hypotheses, interpret and understand what you visualized. there is, in the However, barriers that limit the performance of this practice. Therefore, this study sought to analyze possibilities and limitations regarding the use of the laboratory of Natural Sciences in Elementary School II. For this, a survey was carried out. bibliographical, through which ten works were selected and analyzed published in the last ten years referring to this theme. The results demonstrated that science laboratories have been little used in most Brazilian schools and the main limiting factors are: the lack of adequate physical space, availability of materials and lack of time on the part of the teachers, both to elaborate and to carry out practical classes. Like possibility of solving the difficulties identified in the last decade, the use of virtual and remote labs, along with digital tools for being able to contribute to learning in Science. It is up to the educational bodies give priority and make investments aimed at implementation of methodologies that include practical activities in schools, in this way, it will be possible to minimize this unsatisfactory reality demonstrated. in this study. Keywords: Laboratory use, practical classes, Science Teaching, limitations and possibilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUso do laboratóriopt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectLimitações e possibilidadespt_BR
dc.subjectLaboratory usept_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleO Uso de laboratórios no ensino de ciências para o ensino fundamental II: um estudo bibliográfico sobre limitações e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeThe use of laboratories in science teaching for elementary school II: a bibliographical study about limitations and possibilitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-11T13:05:58Z-
dc.contributor.advisor1Batista, Ieda Hortêncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290529604475961pt_BR
dc.contributor.referee1Liberato, Maria Astrid Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718324408807560pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Francisca da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723440880004223pt_BR
dc.description.resumoA aulas laboratoriais podem representar importante ferramenta para a aprendizagem do aluno, pois permitem visualizar na prática o conhecimento teórico, possibilitando, por meio da observação e experimentação, fazer questionamentos, construir conceitos, formular hipóteses, interpretar e entender aquilo que visualizou. Há, no entanto, entraves que limitam a realização dessa prática. Sendo assim, este estudo procurou analisar possibilidades e limitações quanto ao uso do laboratório de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram selecionados e analisados dez trabalhos publicados nos últimos dez anos referentes a essa temática. Os resultados demonstraram que os laboratórios de Ciências vêm sendo pouco utilizados na maioria das escolas brasileiras e os principais fatores limitantes são: a falta de espaço físico adequado, disponibilidade de materiais e falta de tempo por parte dos docentes, tanto para elaborar, quanto para realizar as aulas práticas. Como possibilidade de sanar as dificuldades identificadas na última década, reforça-se a utilização de laboratórios virtuais e remotos, juntamente com as ferramentas digitais por serem capazes de contribuir para a aprendizagem em Ciências. Compete aos órgãos educacionais dar prioridade e realizar investimentos visando a implementação de metodologias que contemplem atividades práticas nas escolas, desse modo, será possível minimizar essa realidade nada satisfatória demonstrada neste estudo. Palavras-chave: Uso do laboratório, aulas práticas, Ensino de Ciências, limitações e possibilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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