DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Nayara Cristina da Silva-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2022-01-04T20:07:53Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Nayara Cristina da Silva. Obstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteiros. 2019. 43 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3599-
dc.description.abstractIn this work, the topic Numbers and Operations was addressed, whose focus is the set of the relative integers, represented by the letter . Besides the fact that researchers two like Gaston Bachelard, revealed that many teachers are resistant to change their pedagogical method, and therefore they remain with the same teaching process throughout years, without making adaptations or making changes. In this pedagogical practice, the transmission of inappropriate concepts is usually included. that result, for students, in meaningless, confusing and flawed learning, which become obstacles to new learning. In this way, the student proceeds with their studies taking with them poorly prepared elements that serve as "stumbling blocks" for the compression and application of new topics in mathematics. Also, he often doesn't knows the origin of a given subject, the reason for its creation and what are its transformations over time. Thus, in the present work, the general objective of identifying how the teaching and learning process of the set of relative integers and which are the present obstacles, of this content, in math classes, that make learning difficult of that content, by the students. The focus of this work will be supported by the analysis of the concept of obstacles, and in this line of research we highlight the epistemological character.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectWhole numberspt_BR
dc.subjectObstáculos epistemológicospt_BR
dc.subjectEpistemological obstaclespt_BR
dc.titleObstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteirospt_BR
dc.title.alternativeEpistemological obstacles in teaching and learning mathematics about the set of whole numberspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-04T20:07:53Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Selma Souza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4208194987095888pt_BR
dc.contributor.referee1Alcântara Filho, José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286458435283357pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9174862830503994pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, foi abordado o tópico Números e Operações, cujo foco é o conjunto dos números inteiros relativos, representado pela letra . Além do fato de que pesquisadores 2 como Gaston Bachelard, revelaram que muitos professores apresentam resistência em mudar seu método pedagógico, e por isso permanecem com o mesmo processo de ensino ao longo dos anos, sem realizar adaptações ou efetuar mudanças. Nesse fazer pedagógico geralmente se insere a transmissão de conceitos inadequados que resultam, para os alunos, em um aprendizado sem significado, confuso e com falhas, que se tornam obstáculos para os novos aprendizados. Dessa forma, o discente prossegue em seus estudos levando consigo elementos mal elaborados que servem de “pedras de tropeços” para a compressão e aplicação de novos tópicos da matemática. Além disso, muitas vezes ele não conhece a origem de determinado assunto, qual o motivo da sua criação e quais as suas transformações com o passar do tempo. Assim nasce, no presente trabalho, o objetivo geral de identificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem do conjunto dos números inteiros relativos e quais os obstáculos presentes, deste conteúdo, nas aulas de matemática, que dificultam a aprendizagem desse conteúdo, pelos alunos. O foco deste trabalho terá suporte na análise sobre o conceito de obstáculos, e nessa linha de pesquisa destacamos o caráter epistemológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Alda Judith. O Planejamento de Pesquisas Qualitativas em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 77, maio/1997 BACHELARD, G.: A formação do espírito científico. São Paulo: Contraponto, 1996. BICUDO, M. A.V. & GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Tendências em Educação Matemática). BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática /Secretaria de Educação Fundamental. –. Brasília: MEC /SEF, 1998. BROUSSEAU, Guy. Les obstacles épistémologiques et les problèmes en mathématiques - Barreiras epistemológicas e problemas em matemática. 1976, pp.101-117. Anais da XXVIII reunião organizada pela Comissão Internacional para o Estudo e a Melhoria do Ensino da Matemática , Louvain-la-neuve, 1976, FOGAÇA, Jennifer. Obstáculos Epistemológicos Segundo Bachelard. Disponível em:http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/obstaculos-epistemologicossegundo bachelard.htm. Acesso em: 15 abril. 2019. GLAESER, G. Epistemologia dos números negativos. Tradução de Lauro Tinoco.Boletim do GEPEM, n. 17. 1985 pp. 29-124.Rio de Janeiro. GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 20-29, mai. 1995. ISSN 2178-938X. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38200>. Acesso em: 18 Nov. 2019. JAHN, A. P. Números relativos: “Construção e estudo do funcionamento de um processo de ensino sobre o caso aditivo”. 1994, p.27 – 31.Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994. JAPIASSÚ, H. Para ler Bachelard. Rio de Janeiro, RJ: Livraria Francisco Alves Editora, 1976. MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Santos, SP: Comunnicar, 2006. PERRIN GLORIAN, Marie Jeanne. Utilização da noção de obstáculo na didática da matemática. Trad. Vicenzo Bongiovanni e Saddo Ag Almouloud. Caderno de Educação Matemática. v.2. Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática. PUC-SP, 1995.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Obstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteiros.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.