DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3521
Title: Violência fator negativo que interfere no ensino-aprendizagem no 8º ano em uma Escola Estadual de Tefé-AM
Authors: Bruno, Poliana de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Monteiro , Rosineide Rodrigues
Keywords: Violência escolar. Prejuízos. Ensino-aprendizagem.;Violence school. Prejudice. Teaching-learning
Issue Date: 10-Nov-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A violência como fator que interfere no ensino-aprendizagem é uma temática de muita complexidade, pois se não for combatida, causará danos irreversíveis aos que já sofreram e sofrerão com essa espécie de mal, que permeia a maioria das escolas, todavia, existem políticas públicas voltadas para essa finalidade almejando combatê-la. Essa discussão também é fruto de uma pesquisa de campo que pretende refletir acerca dos múltiplos aspectos relacionados à violência, no contexto escolar, e nas ações das políticas públicas que abordam esse fenômeno visando minimizá-lo. O levantamento bibliográfico fundamentou-se em Cortella (2017), Libâneo (2012), Acúrcio (2002), PCN’s (2000) e LDB (2018), dentre outros. A metodologia norteou-se em Chizzotti (2010), Lakatos e Marconi (2010), Figueiredo (2008) e Prestes (2019), que serviram para embasar a pesquisa de campo e as técnicas e métodos do trabalho de investigação. A amostra constituiu-se por 08 alunos de ambos os sexos e 01 docente formada na área de língua portuguesa. Os dados coletados foram expostos de forma descritiva e interpretativa e através de gráficos. Os resultados apontam que na escola Estadual localizada em Tefé-AM existe tanto a violência micro e quanto a macro, o que causa dor e choro à alma de quem é insultado e acarreta prejuízos à moral dos discentes desrespeitados. Portanto, é nítido que a educação familiar adquiriu novos formatos, nada apreciáveis, quando isso se refere às atitudes impróprias praticadas pelos alunos, por isso é necessário a escola rever suas atividades pedagógicas e incrementar ao seu programa de ensino os temas transversais acerca da temática.
Abstract: Violence as a factor that interferes with teaching and learning is a very complex issue, because if it is not tackled, it will cause irreversible damage to those who have already suffered from this type of evil, which permeates most schools, however, there are public policies aimed at for that purpose aiming to fight it. This discussion is also the result of field research that aims to reflect on the multiple aspects related to violence, in the school context, and in the actions of public policies that address this phenomenon in order to minimize it. The bibliographic survey was based on Cortella (2017), Libâneo (2012), Acúrcio (2002), PCN’s (2000) and LDB (2018), among others. The methodology was guided by Chizzotti (2010), Lakatos and Marconi (2010), Figueiredo (2008) and Prestes (2019), which served to support the field research and the techniques and methods of the research work. The sample consisted of 08 students of both sexes and 01 teacher trained in the Portuguese language area. The collected data were exposed in a descriptive and interpretative way and through graphics. The results show that in the State school located in Tefé-AM there is both micro and macro violence, which causes pain and crying to the soul of those who are insulted and causes damage to the morals of disrespected students. Therefore, it is clear that family education has acquired new formats, which are not appreciable, when it refers to inappropriate attitudes practiced by students, so it is necessary for the school to review its pedagogical activities and increase the transversal themes on the theme to its teaching program.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3521
Appears in Collections:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.